Em
29/03/2001
Manifestação do Presidente da CPTM na solenidade de inauguração da Estação Vila Olímpia, em 23 de março de 2001
Senhoras e Senhores,
A entrega ao público da Estação Vila Olímpia, na ligação Osasco-Santo Amaro-Jurubatuba, é um dos marcos no processo de renovação do sistema de transporte urbano sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo, inserido no grande Plano Integrado de Transportes Urbanos - PITU, conduzido pela Secretaria de Transportes Metropolitanos. A presente inauguração encerra uma primeira fase do trabalho que tem como objetivo básico dinamizar a chamada Linha C, que corre ao longo do rio Pinheiros, e abrir à população da zona sul da cidade a oportunidade de uso de serviços metroferroviários modernos e eficientes.
Mais do que uma obra de engenharia, contudo, o projeto de dinamização desta Linha C - Sul da CPTM é a expressão de uma vontade política, de profundo cunho social, e que foi firmada, em 1995, pelo saudoso governador Mário Covas. Vislumbrou ele, como ninguém, a necessidade de colocar São Paulo nos trilhos, em todos os sentidos. E, aqui, na esfera do transporte urbano de passageiros, fez a opção acertada pelo meio mais eficiente, seguro e econômico: o trem que, além de assegurar economias sensíveis ao bolso popular, contribui decisivamente para a melhoria dos níveis de qualidade de vida na já congestionada Região Metropolitana.
Dessa ousada decisão política de Mário Covas, surgiram, além deste projeto de recuperação de uma antiga linha ferroviária, outros empreendimentos que vêm favorecendo os segmentos mais carentes de nossa população: o Expresso Leste, com a introdução dos novos trens espanhóis na rede da CPTM; a aquisição de outros tantos modernos trens da Alemanha; e a próxima implantação da Linha Integração Centro, que dará acesso, a partir dos diversos quadrantes, às estações centrais de Brás, Luz e Barra Funda, todas em correspondência direta com a rede do Metrô de São Paulo.
Nessa primeira etapa do Projeto de Dinamização da Linha C já foram investidos, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e do Tesouro do Estado, R$ 273 milhões, que garantiram a construção de 7 novas e modernas estações, a melhoria da via permanente e da rede aérea e a readequação do pátio de manutenção e estacionamento em Presidente Altino.
Numa segunda etapa, de implementação já iniciada, serão aplicados outros R$ 177 milhões que, até abril de 2002, irão permitir uma circulação de novos trens em intervalos de até 3 minutos entre as viagens. Essa etapa contemplará também a reforma e modernização das antigas 8 estações da linha, dotando-as inclusive de recursos para integração com o transporte rodoviário. Inclui a incorporação de 10 novos trens alemães, já entregues e em fase de testes de aceitação e também a introdução de um moderno sistema de sinalização e de telecomunicações, essenciais para dar à linha a eficiência que a futura demanda exigirá.
Esta linha, a par de seu interesse em atender ao usuário local, tem a grande missão de integrar a futura linha 5 de metrô, que interliga Capão Redondo a Santo Amaro, em fase acelerada de construção, com a futura linha 4 do Metrô, de Luz a Vila Sônia, passando por Pinheiros. Nessa ocasião, esta Linha C, de que é marco emblemático a Estação Vila Olímpia hoje colocada em serviço, estará atendendo, por dia, mais de 450 mil passageiros.
Trata-se de uma visão de futuro, mas que bem espelha, com a arrojada arquitetura destas novas estações, a força de um ideal e de um programa de governo formado por homens que, como Mário Covas, e seu dedicado companheiro de jornadas - o nosso Governador Geraldo Alckmin - foram sempre buscar, nas aspirações populares, a inspiração para as suas grandes obras.
Manifestação do Presidente da CPTM, Engº Oliver Hossepian Salles de Lima, na solenidade de inauguração da Estação Vila Olímpia, em 23 de março de 2001
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