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TREM INTERURBANO SÃO PAULO/SANTOS

Enviado: 19 Jan 2009, 16:15
por AGV
Senhores, quem aqui não pensou nesta importantíssima ligação ferroviária entre duas RM´s com volume tão alto de tráfego e negócios?

Havia cogitado a existência desta linha em outro fórum, ao que teria algumas características:

- Trem rápido: 90/120km/h
- Em nova via, dupla, a ser construída.
- Traçado moderno, utilizando-se da construção em superfície e/ou túneis via TBM/Shield para vencer a Serra do Mar, e sem causar impacto ambiental, aliás dimimuí-lo em função da tração elétrica da composição, evitando o tráfego de um sem número de veículos, ao mesmo tempo em que facilita a obtenção do traçado/ rampa mais ideal para o tráfego dos trens.

Enviado: 19 Jan 2009, 17:04
por Vicente
Seria legal, Athos. Qual o traçado proposto? Algo paralelo à "nova Imigrantes?? Pararia onde aqui? Integração ao metrô- JAB ou à CPTM - L9? Subir paralelo à chemalheira de cargas e ligar com a L10?
Temos alternativas de traçados?? (Não manjo de topografia...)

(Olha um bom destino pros shields depois do fim das obras do metrô! Enterrar milhões pra quê?)


(Putz, só quem mora colado e usa a Anchieta e Imigrantes todo dia sabe como é desesperador voltar pra casa numa véspera de feriado prolongado... Que falta faz o funicular! :( )

Enviado: 19 Jan 2009, 17:18
por AGV
Imagino duas alternativas: Ou saindo do Terminal Jabaquara, em subterrâneo até acompanhar a Imigrantes, em elevado, ao que encontra, kms depois a embocadura do túnel sentido Litoral, aonde seria feita a "descida da serra", e por alguns grosseiros cálculos que fiz, para se ter de 3 a 4% de rampa, esta embocadura poderia iniciar ao equivalente a antes do pedágio da Imigrantes, permitindo não somente o direcionamento correto da via, com o traçado mais ''reto" possível, saindo depois já nos baixos da serra, rumo a cidade de Santos, ou também poderia partindo da Estação Varginha da CPTM, utilizando o leito existente, e poucos quilômetros a frente (aproximadamente na altura do rodoanel) o início do túnel rumo ao litoral.

Utiizando-se o shield, faria-se já este túnel para as 2 vias do trem.

Ou seja, um trem rápido, e funcional.

Enviado: 19 Jan 2009, 18:41
por Gustavodc
A idéia é boa. Mas se for sair de Varginha, já usa a Mairinque-Santos.
Aí poderia ser feito algum tipo de acordo com a ALL ou fazer uma nova via (ou duas) do lado da Mairinque.

Enviado: 19 Jan 2009, 18:52
por Lopes
Olha...
Não fiquei muito animado....
Se não contribuia.

Prefiro uma espécie de Monotrilho, aerotrem que acompanhe de fato a imigrantes

Enviado: 19 Jan 2009, 19:00
por AGV
gustavodc escreveu:A idéia é boa. Mas se for sair de Varginha, já usa a Mairinque-Santos.
Aí poderia ser feito algum tipo de acordo com a ALL ou fazer uma nova via (ou duas) do lado da Mairinque.
Gustavo, se saisse de Varginha, a via teria de ser exclusiva e dupla, nada de term a "5 por hora" não.

E ali, acho que não roda mais trem de carga não..... <_<

A não ser que houvesse algum HUB logístico RodoFerroviário junto da Estação Varginha aproveitando a faixa de domínio existente, refazendo as vias até
o entroncamento com a Mairinque-Santos em Evangelista de Souza.

Enviado: 19 Jan 2009, 19:27
por Gustavodc
AGV.

Sim, não quero dizer que tem que ser necessariamente uma loco da ALL.
Digo no sentido da Mairinque- Santos ser dela, entende?

Nesse caso o trem teria tração própria, que eu acho que seria o mais certo, o invés de uma loco da ALL vir buscar o trem.

Enviado: 19 Jan 2009, 20:33
por Vicente
AGV escreveu:
gustavodc escreveu:A idéia é boa. Mas se for sair de Varginha, já usa a Mairinque-Santos.
Aí poderia ser feito algum tipo de acordo com a ALL ou fazer uma nova via (ou duas) do lado da Mairinque.
Gustavo, se saisse de Varginha, a via teria de ser exclusiva e dupla, nada de term a "5 por hora" não.

E ali, acho que não roda mais trem de carga não..... <_<
Do Varginha pra frente, há alguns trechos de via singela abandonados,e até invadidos por ocupações irregulares, do trecho que ia até colônia.
Tenho parentes na Vila Natal, e ao visitá-los, passo por uma passagem de nível abandonada.
Entendi o que você quis dizer, Athos: Por ali é só lançar os trilhos pela faixa de domínio existente (existe a necessidade de alargá-la??) até chegar a mais à frente, à altura do Rodoanel e daí pra frente, o shield faria o serviço.

Enviado: 20 Jan 2009, 09:14
por AGV
^^ Isso mesmo, tudo novo: Vias e trens, rodando em via exclusiva para eles.

Enviado: 20 Jan 2009, 12:34
por Landrail
Bom, com a duplicação da Mairink - Santos e a reconstrução do trecho até Varginha (em bitola larga) dá para colocar um trem de passageiros alí, e todo mundo ganha.

Enviado: 20 Jan 2009, 18:06
por AGV
Não Land. A idéia aqui não é fazer um trem que ande a "60 km/h".

Pensei em via nova, trens novos, totalmente independentes do que existe.

O que existe continua lá, e o proposto é algo que em 20/30 min possa alcançar o loutro extremo da linha. Nada para "contemplar a bela serra do mar", não.
Seria algo altamente utilitário aos passageiros, do jeito que precisa, um trem expresso.

Enviado: 20 Jan 2009, 18:12
por Gustavodc
Sobre o grande Tatu.

Pessoal, creio, com quase certeza, de que o shield da L4 do Metrô de SP não seria útil.
Ele foi feito pra determinado tipo de solo. Se ele fosse cavar a Serra do Mar, seria somente e apenas pedra, nada de terrinha.
Com a cabeça de corte atual dele, o prejuízo seria muito grande tendo que trocar toda.
O jeito é encomendar outra cabeça de corte pra poder se pensar.

Enviado: 21 Jan 2009, 09:58
por AGV
^^ que seja então...

Mas o Governo do Estado de São Paulo não pode deixar 2 RM´s isoladas, sem um transporte de passageiros eficaz.

Enviado: 21 Jan 2009, 10:18
por Vicente
Ô!
São Bernardo e Diadema agradecem junto... Seria um baita alívio pra região!

Ficaria Feliz

Enviado: 22 Fev 2009, 00:09
por André Aquino
Ficaria feliz se a cremalheira fosse duplicada e tivesse trens de passageiros, pelo menos, aos finais de semana.

Re: TREM INTERURBANO SÃO PAULO/SANTOS

Enviado: 21 Jun 2009, 18:04
por AGV
Ficaria feliz em ver este trem indo pra Santos:


Re:

Enviado: 21 Jun 2009, 23:45
por Fabrício Moretti
Gustavodc escreveu:Sobre o grande Tatu.

Pessoal, creio, com quase certeza, de que o shield da L4 do Metrô de SP não seria útil.
Ele foi feito pra determinado tipo de solo. Se ele fosse cavar a Serra do Mar, seria somente e apenas pedra, nada de terrinha.
Com a cabeça de corte atual dele, o prejuízo seria muito grande tendo que trocar toda.
O jeito é encomendar outra cabeça de corte pra poder se pensar.
Mas o resto da maquinária poderia ser aproveitado, não?!

Re: TREM INTERURBANO SÃO PAULO/SANTOS

Enviado: 22 Jun 2009, 10:38
por Vicente
^^
O que o Gustavo quis dizer é que a cabeça de corte é o componente mais caro, e tem um peso muito grande no preço da máquina. É possível não ser viável o aproveitamento do resto da máquina por isso, somando-se o custo de peças envolvidas e a mão de obra da reforma.

Numa comparação bem simples, é como um carro envolvido num acidente: se tiver que trocar muitas peças, o seguro dá perda total. Não compensa reaproveitar o que está bom e ainda a montagem das novas peças pode não ser dar um resultado legal.

Re: TREM INTERURBANO SÃO PAULO/SANTOS

Enviado: 27 Jun 2009, 16:42
por DNER
:X:

Pessoal, na minha opinião deveriam ser feitas as modernizações necessárias para a implantação deste projeto, no trecho da EF-364(o sistema de cremalheira da antiga EFSJ) - consultem no site do Ministério dos Transportes na internet e veja:
http://www.transportes.gov.br/Bit/mapas ... s-2007.pdf .

Até breve! - O DNER

Re: TREM INTERURBANO SÃO PAULO/SANTOS

Enviado: 28 Jun 2009, 20:03
por ArqPaulo
Inacreditavel nao termos trens sp-santos (praia)
gostei das idéias.

com certeza o consorcio ecovias ia ficar bravo e fazer um lobby
maldito amor dos politicos ao sistema rodoviario