Senhores, quem aqui não pensou nesta importantíssima ligação ferroviária entre duas RM´s com volume tão alto de tráfego e negócios?
Havia cogitado a existência desta linha em outro fórum, ao que teria algumas características:
- Trem rápido: 90/120km/h
- Em nova via, dupla, a ser construída.
- Traçado moderno, utilizando-se da construção em superfície e/ou túneis via TBM/Shield para vencer a Serra do Mar, e sem causar impacto ambiental, aliás dimimuí-lo em função da tração elétrica da composição, evitando o tráfego de um sem número de veículos, ao mesmo tempo em que facilita a obtenção do traçado/ rampa mais ideal para o tráfego dos trens.
Enviado: 19 Jan 2009, 17:04
por Vicente
Seria legal, Athos. Qual o traçado proposto? Algo paralelo à "nova Imigrantes?? Pararia onde aqui? Integração ao metrô- JAB ou à CPTM - L9? Subir paralelo à chemalheira de cargas e ligar com a L10?
Temos alternativas de traçados?? (Não manjo de topografia...)
(Olha um bom destino pros shields depois do fim das obras do metrô! Enterrar milhões pra quê?)
(Putz, só quem mora colado e usa a Anchieta e Imigrantes todo dia sabe como é desesperador voltar pra casa numa véspera de feriado prolongado... Que falta faz o funicular! )
Enviado: 19 Jan 2009, 17:18
por AGV
Imagino duas alternativas: Ou saindo do Terminal Jabaquara, em subterrâneo até acompanhar a Imigrantes, em elevado, ao que encontra, kms depois a embocadura do túnel sentido Litoral, aonde seria feita a "descida da serra", e por alguns grosseiros cálculos que fiz, para se ter de 3 a 4% de rampa, esta embocadura poderia iniciar ao equivalente a antes do pedágio da Imigrantes, permitindo não somente o direcionamento correto da via, com o traçado mais ''reto" possível, saindo depois já nos baixos da serra, rumo a cidade de Santos, ou também poderia partindo da Estação Varginha da CPTM, utilizando o leito existente, e poucos quilômetros a frente (aproximadamente na altura do rodoanel) o início do túnel rumo ao litoral.
Utiizando-se o shield, faria-se já este túnel para as 2 vias do trem.
Ou seja, um trem rápido, e funcional.
Enviado: 19 Jan 2009, 18:41
por Gustavodc
A idéia é boa. Mas se for sair de Varginha, já usa a Mairinque-Santos.
Aí poderia ser feito algum tipo de acordo com a ALL ou fazer uma nova via (ou duas) do lado da Mairinque.
Enviado: 19 Jan 2009, 18:52
por Lopes
Olha...
Não fiquei muito animado....
Se não contribuia.
Prefiro uma espécie de Monotrilho, aerotrem que acompanhe de fato a imigrantes
Enviado: 19 Jan 2009, 19:00
por AGV
gustavodc escreveu:A idéia é boa. Mas se for sair de Varginha, já usa a Mairinque-Santos.
Aí poderia ser feito algum tipo de acordo com a ALL ou fazer uma nova via (ou duas) do lado da Mairinque.
Gustavo, se saisse de Varginha, a via teria de ser exclusiva e dupla, nada de term a "5 por hora" não.
E ali, acho que não roda mais trem de carga não.....
A não ser que houvesse algum HUB logístico RodoFerroviário junto da Estação Varginha aproveitando a faixa de domínio existente, refazendo as vias até
o entroncamento com a Mairinque-Santos em Evangelista de Souza.
Enviado: 19 Jan 2009, 19:27
por Gustavodc
AGV.
Sim, não quero dizer que tem que ser necessariamente uma loco da ALL.
Digo no sentido da Mairinque- Santos ser dela, entende?
Nesse caso o trem teria tração própria, que eu acho que seria o mais certo, o invés de uma loco da ALL vir buscar o trem.
Enviado: 19 Jan 2009, 20:33
por Vicente
AGV escreveu:
gustavodc escreveu:A idéia é boa. Mas se for sair de Varginha, já usa a Mairinque-Santos.
Aí poderia ser feito algum tipo de acordo com a ALL ou fazer uma nova via (ou duas) do lado da Mairinque.
Gustavo, se saisse de Varginha, a via teria de ser exclusiva e dupla, nada de term a "5 por hora" não.
E ali, acho que não roda mais trem de carga não.....
Do Varginha pra frente, há alguns trechos de via singela abandonados,e até invadidos por ocupações irregulares, do trecho que ia até colônia.
Tenho parentes na Vila Natal, e ao visitá-los, passo por uma passagem de nível abandonada.
Entendi o que você quis dizer, Athos: Por ali é só lançar os trilhos pela faixa de domínio existente (existe a necessidade de alargá-la??) até chegar a mais à frente, à altura do Rodoanel e daí pra frente, o shield faria o serviço.
Enviado: 20 Jan 2009, 09:14
por AGV
Isso mesmo, tudo novo: Vias e trens, rodando em via exclusiva para eles.
Enviado: 20 Jan 2009, 12:34
por Landrail
Bom, com a duplicação da Mairink - Santos e a reconstrução do trecho até Varginha (em bitola larga) dá para colocar um trem de passageiros alí, e todo mundo ganha.
Enviado: 20 Jan 2009, 18:06
por AGV
Não Land. A idéia aqui não é fazer um trem que ande a "60 km/h".
Pensei em via nova, trens novos, totalmente independentes do que existe.
O que existe continua lá, e o proposto é algo que em 20/30 min possa alcançar o loutro extremo da linha. Nada para "contemplar a bela serra do mar", não.
Seria algo altamente utilitário aos passageiros, do jeito que precisa, um trem expresso.
Enviado: 20 Jan 2009, 18:12
por Gustavodc
Sobre o grande Tatu.
Pessoal, creio, com quase certeza, de que o shield da L4 do Metrô de SP não seria útil.
Ele foi feito pra determinado tipo de solo. Se ele fosse cavar a Serra do Mar, seria somente e apenas pedra, nada de terrinha.
Com a cabeça de corte atual dele, o prejuízo seria muito grande tendo que trocar toda.
O jeito é encomendar outra cabeça de corte pra poder se pensar.
Enviado: 21 Jan 2009, 09:58
por AGV
que seja então...
Mas o Governo do Estado de São Paulo não pode deixar 2 RM´s isoladas, sem um transporte de passageiros eficaz.
Enviado: 21 Jan 2009, 10:18
por Vicente
Ô!
São Bernardo e Diadema agradecem junto... Seria um baita alívio pra região!
Ficaria Feliz
Enviado: 22 Fev 2009, 00:09
por André Aquino
Ficaria feliz se a cremalheira fosse duplicada e tivesse trens de passageiros, pelo menos, aos finais de semana.
Re: TREM INTERURBANO SÃO PAULO/SANTOS
Enviado: 21 Jun 2009, 18:04
por AGV
Ficaria feliz em ver este trem indo pra Santos:
Re:
Enviado: 21 Jun 2009, 23:45
por Fabrício Moretti
Gustavodc escreveu:Sobre o grande Tatu.
Pessoal, creio, com quase certeza, de que o shield da L4 do Metrô de SP não seria útil.
Ele foi feito pra determinado tipo de solo. Se ele fosse cavar a Serra do Mar, seria somente e apenas pedra, nada de terrinha.
Com a cabeça de corte atual dele, o prejuízo seria muito grande tendo que trocar toda.
O jeito é encomendar outra cabeça de corte pra poder se pensar.
Mas o resto da maquinária poderia ser aproveitado, não?!
Re: TREM INTERURBANO SÃO PAULO/SANTOS
Enviado: 22 Jun 2009, 10:38
por Vicente
O que o Gustavo quis dizer é que a cabeça de corte é o componente mais caro, e tem um peso muito grande no preço da máquina. É possível não ser viável o aproveitamento do resto da máquina por isso, somando-se o custo de peças envolvidas e a mão de obra da reforma.
Numa comparação bem simples, é como um carro envolvido num acidente: se tiver que trocar muitas peças, o seguro dá perda total. Não compensa reaproveitar o que está bom e ainda a montagem das novas peças pode não ser dar um resultado legal.
Re: TREM INTERURBANO SÃO PAULO/SANTOS
Enviado: 27 Jun 2009, 16:42
por DNER
Pessoal, na minha opinião deveriam ser feitas as modernizações necessárias para a implantação deste projeto, no trecho da EF-364(o sistema de cremalheira da antiga EFSJ) - consultem no site do Ministério dos Transportes na internet e veja: http://www.transportes.gov.br/Bit/mapas ... s-2007.pdf .
Até breve! - O DNER
Re: TREM INTERURBANO SÃO PAULO/SANTOS
Enviado: 28 Jun 2009, 20:03
por ArqPaulo
Inacreditavel nao termos trens sp-santos (praia)
gostei das idéias.
com certeza o consorcio ecovias ia ficar bravo e fazer um lobby
maldito amor dos politicos ao sistema rodoviario