Avaliação de TUES da Supervia
Enviado: 24 Jan 2009, 15:46
Olá amigos, conforme deixei registrado aprontei minha humilde avaliação dos TUES da RFFSA, quando eu os utilizava, assim que chegaram...
Estou colocando aqui o da Série 700, logo mais vou preparar as demais do Série 800 e 900, obs, vou colar do word pa não sei como anexar o arquivo aqui...( ainda estou aprendendo a mexer no site,por isso só foi o texto sem a tabela que fiz... , desculpa os erros de portugues ).
Abraços para todos e excelente final de semana...
Quadro sinóptico para análise de itens
MATERIAL RODANTE EMU’S (TUES) S 700, S 800, S 900 ÉPOCA RFFSA SR3 RJ
SÉRIE 700 ENCOMENDA 30 UNIDADES 4 CARROS M1+R1+R2+M2 (MAFERSA – HITACH
- BLOCOS - CAIXA ESTRUTURA: Excelente, sem possibilidades de trincas empenos e selamentos, contribuição de infiltração de água
por intempérie climática, nula. Material de alta qualidade adequado para estrutura dos ramais do RJ e a insalubridade de seu clima. - TRAÇÃO: Excelente desempenho, eixo de cames equipamento igual ao S.500, resposta rápida sistema robusto e adequado para as condições de alimentação de energia, excelentes motores de tração, baixo índice de quedas de fases (saltos).
- FRENAGEM: Deixou a desejar, resposta não eficiente em casos de emergência e paradas após emprego de alta velocidade, mesmo com atuação do freio dinâmico. Em algumas ocasiões era necessário aplicar o freio de estacionamento para auxiliar a aparada do trem.
- TRUQUES: De boa qualidade MAF 201 e MAF 202 respectivos para carros motrizes e carros reboque, robustos, baixo índice de eventos de selamentos e empenos.
- ARRANJO CROMÁTICO SALÃO DE PASSAGEIROS: Combinações de cores não muito harmoniosas, assentos não muito ergonômicos, causam certo desconforto para a coluna. Excesso de frisos e acabamentos, encarecendo o projeto emprego de material caro duralumínio alto índice de vandalismo e reposição dificultosa pelo alto custo dos itens.
- TORQUE: Excelente, resposta rápida de aceleração e desaceleração e desempenho
- DESEMPENHO UNIHORÁRIO: Excelente, resposta de comandos sem problemas para a operação.
- DESEMPENHO COMPOSIÇÃO: Excelente, resposta de comandos perfeitamente sincronizada na formação de composição no caso do RJ oito carros.
- CABINE DE COMANDO ERGONOMIA DE CONDUÇÃO: Arranjo de comandos satisfatório, a disposição das alavancas proporcional ao alcance dos braços sem causar fadiga excessiva, deixou a desejar somente o comando de portas e a buzina que poderia ter sido colocada com pedal ao invés de válvula ao lado do comando de freio. Cabine com espaço normal, dentro das regras estabelecidas pela ferrovia. Outro ponto a desejar excesso de ruído para frenagem e disparo de homem morto liberação de ar dentro do recinto muito estridente. (característica dos Tues que utilizam sistema de frenagem com válvulas 26b1) Instrumentação de indicação sonora e visual aceitável. Tanto para a cabine de condução como para as indicações externas dos carros. Sistema de quebra sol, deficiente, sistema de ventilação refrigeração (época tues novos), satisfatório.
- ILUMINAÇÃO SALÃO: Satisfatória atendendo as especificações para o tue.
- VENTILAÇÃO E EXAUSTÃO: Insuflamento de ar, renovação e exaustão normais, aceitáveis para o nível de lotação para Seis pass. M.², atingindo Oito pass. M.² Já começava a se tornar ruim.
- ISOLAMENTO TÉRMICO: Paredes de espessura mediana, isolamento térmico, mediano (suportável), em conformidade com as intempéries climáticas do RJ, (naquela época)
- ISOLAMENTO ACÚSTICO: Dentro das condições de suportabilidade do ouvido humano. Excetuando o caso de fadiga de peças, situação que causavam excessivo ruído incomodativo, poderia ter sido mais bem estruturado, vista a qualidade do acabamento dos blocos (carros) dos tues.
- INDICE DE SOLAVANCO PARTIDA / PARADA: Suportável para o conforto dos passageiros. Sem provocar incidentes de quedas ou desequilíbrios, exceto em situações atípicas da operação normal.
- ÍNDICE DE ATRITO / VIBRAÇÃO: Embora as suspensões fossem robustas, os impactos eram demasiados repercutidos nos blocos e incomodativos para os passageiros, sistema deixou a desejar.
- PORTAS AUTOMÁTICAS: Sistema ruim, pouco robusto, excesso de avarias, empeno de chapeamento, empeno de cursos, pressão deficiente, fácil abertura de portas com tue em movimento, desgaste de eletroválvulas.
- BUZINA FARÓIS, VISTAS SINALEIRAS DE FALAHAS LIMPADOR DE PARABRISA E SINAL COMPLETO: Adequados para o design do Tue, funcionamento satisfatório, buzina faróis sinaleiras e sinal completo, a desejar somente o limpador de pára-brisas.
- OUTRAS OBS: Problemas para acesso de cabine fechaduras e trancas com muitas avarias, poderiam ser de melhor qualidade.