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Petrópolis - Cabine da Leopoldina
Moderador: Caco
Petrópolis - Cabine da Leopoldina
Depois de conhecer Vila Inhomirim, eu decidi dar um pulo em Petrópolis, subindo a serra em um ônibus urbano. Chegando ao centro da cidade, eu passei por uma construção que me era familiar e lembrei que a mesma já foi uma cabine da antiga linha de Petrópolis e Três Rios. Desci na rodoviária, local onde ficava a estação de trem de Petrópolis, e voltei para tirar fotos. Primeiro, algumas informações sobre ela:
De Rio Hoje:
A cabine mantém-se milagrosamente no mesmo local (pelo menos estava lá no ano passado) mesmo após o fim da ferrovia em 1964. Ostenta na lateral a inscrição "L.R." (Leopoldina Railway), antigo nome da empresa, que passou a se chamar Estrada de Ferro Leopoldina em 1950. O estilo art-déco da construção indica que deve ter sido construída por volta de 1930.
A estação ficava no lugar da hoje antiga rodoviária, num "rabicho" da linha, e a cabine fica exatamente no ponto onde o trem desviava para entrar no "rabicho". A linha continuava pelo lado direito, rumo a Cascatinha (onde ainda existe a estação).
Fotos:
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De Rio Hoje:
A cabine mantém-se milagrosamente no mesmo local (pelo menos estava lá no ano passado) mesmo após o fim da ferrovia em 1964. Ostenta na lateral a inscrição "L.R." (Leopoldina Railway), antigo nome da empresa, que passou a se chamar Estrada de Ferro Leopoldina em 1950. O estilo art-déco da construção indica que deve ter sido construída por volta de 1930.
A estação ficava no lugar da hoje antiga rodoviária, num "rabicho" da linha, e a cabine fica exatamente no ponto onde o trem desviava para entrar no "rabicho". A linha continuava pelo lado direito, rumo a Cascatinha (onde ainda existe a estação).
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Ué... Eu não tinha visto ess thread ainda hehehe
Belas fotos Vinicius. Impressionante a conservação da cabine. Ela deve ficar no trecho entre as antigas estações Cascatinha e Nogueira, não é isso ?
Muito bom ! Excelente contribuição.
Belas fotos Vinicius. Impressionante a conservação da cabine. Ela deve ficar no trecho entre as antigas estações Cascatinha e Nogueira, não é isso ?
Muito bom ! Excelente contribuição.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Muito obrigado Renan e Caco.
De Estações Ferroviárias do Brasil:
Como devem saber, os trens procedentes do Rio, ao chegarem em Vila Inhomirim (km 49,37 e alt. 31m), eram secionados e subiam a serra pelo belo sistema de cremalheiras até o Alto da Serra (km 55,46 - alt. 841m), hoje um Conjunto do BNH. Deste ponto, a linha vinha descendo em rampa suave até o centro da cidade (km 58,19 - alt. 813m). Esta estação, vista na foto, ficava num "rabicho" de linha, onde os trens bifurcavam para a esquerda, e o ponto final dos trilhos era a Av. Quinze de Novembro, hoje Rua do Imperador, tal como se chamava nos bons tempos do Império, e é a principal de nossa cidade. Ali deixavam os carros com passageiros para Petrópolis, e os trens procedentes do interior, recebiam carros para os passageiros com destino ao Rio de Janeiro. Para dar prosseguimento as viagens rumo ao interior, cujo ponto final era Caratinga, MG (km 628,72 - 574m), os trens partiam em marcha a ré até uns poucos metros de onde foi tirada essa foto, e ao passar pela cabine até hoje milagrosamente conservada, entravam num desvio a direita, cruzavam o Rio Palatinado, visto na foto, e seguiam rumo a Cascatinha, Itaipava e etc." (Leonardo Bloomfield, 03/2005)
Renan, essa cabine ficava entre as estações Alto da Serra e Petrópolis.renanfsouza escreveu:Ela deve ficar no trecho entre as antigas estações Cascatinha e Nogueira, não é isso ?
De Estações Ferroviárias do Brasil:
Como devem saber, os trens procedentes do Rio, ao chegarem em Vila Inhomirim (km 49,37 e alt. 31m), eram secionados e subiam a serra pelo belo sistema de cremalheiras até o Alto da Serra (km 55,46 - alt. 841m), hoje um Conjunto do BNH. Deste ponto, a linha vinha descendo em rampa suave até o centro da cidade (km 58,19 - alt. 813m). Esta estação, vista na foto, ficava num "rabicho" de linha, onde os trens bifurcavam para a esquerda, e o ponto final dos trilhos era a Av. Quinze de Novembro, hoje Rua do Imperador, tal como se chamava nos bons tempos do Império, e é a principal de nossa cidade. Ali deixavam os carros com passageiros para Petrópolis, e os trens procedentes do interior, recebiam carros para os passageiros com destino ao Rio de Janeiro. Para dar prosseguimento as viagens rumo ao interior, cujo ponto final era Caratinga, MG (km 628,72 - 574m), os trens partiam em marcha a ré até uns poucos metros de onde foi tirada essa foto, e ao passar pela cabine até hoje milagrosamente conservada, entravam num desvio a direita, cruzavam o Rio Palatinado, visto na foto, e seguiam rumo a Cascatinha, Itaipava e etc." (Leonardo Bloomfield, 03/2005)
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A RFFSA considerava os sistemas Cremalheira e Fell muito onerosos e decidiu desativá-los após encapar as ferrovias que os operavam. Primeiro foi o da serra de Teresóplis, em 1957, depois o da de Nova friburgo, que era Fell, em 1964 e o da de Petrópolis, também em 1964. Só restou no Rio o da E.F. Corcovado.
Editado pela última vez por Vinicius em 05 Abr 2011, 11:53, em um total de 1 vez.
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