[EFCB - MG] Estação Horto Florestal
Enviado: 27 Jan 2009, 15:44
Os textos e as legendas são de autoria do forista metropolitano.
A estação do Horto Florestal é uma das mais tradicionais estações de Belo Horizonte. Foi inaugurada em 1925, mas só foi operar trens de passageiros em 1959, e mesmo assim trens de suburbio da EFCB. Com a privatização da RFFSA em 1996, a última linha de subúrbio da RMBH foi suprimida.
A ESTAÇÃO: A estação do Horto Florestal foi inaugurada em 1925. Segundo Max Vasconcellos, em 1928, "no amplo pátio da estação está montada notável oficina de reparação de carros pertencente à estrada". Ficava na linha de bitola métrica construída em 1895 para ligar a estação de General Carneiro à estação de Minas (hoje Belo Horizonte). Hoje a estação é atendida por bitola mista, o que permite receber trens da linha do Paraopeba vindos de Belo Horizonte. A linha mista pára no Horto. A estação, importante pátio de manobras e oficinas da MRS em Belo Horizonte, tem a seu lado uma outra mais moderna que atende aos passageiros do metrô da cidade. "Eu (vivia na estação de Pirapora, onde meu pai era chefe) ficava embevecido ouvindo meu pai falar das "Texas" - que eram chamadas, por todos, de "Techas", potentes máquinas que não trafegavam até Pirapora por falta de estrutura adequada. O trem era a única opção de transporte de Pirapora. Saíamos às 5,40 h e , durante todo o dia, fazíamos a longa viagem até Belo Horizonte, onde chegávamos por volta de 23 h. Numa dessas viagens, o trem atrasou e passamos pela estação do Horto já de madrugada. Ficou-me essa reminiscência felliniana: papai me acordou e me levou para ver uma "Techa", estacionada no pátio. Chovia fino, era frio e a estação estava às escuras, iluminada apenas pelos faróis das máquinas, quando eu a vi. Enorme, preta, luzidia, feericamente iluminada , resfolegando vapores pelos lados . O tender alto e o cheiro do carvão mineral molhado. Eu estava em êxtase. Mal me continha quando entramos na cabine da "Techa". Manômetros em profusão, metais muito polidos, o regulador, a caldeira enorme..." (Luciano Franco Rosa, a Hermes Hinuy, 12/07/2003) A estação foi recentemente reformada pela FCA (03/2005). (Fontes: Vias Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos, 1928; Guias Levi, 1909-1981; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Luciano Franco Rosa, 2003; Juliano Zambrota, 2001; Manoel Monachesi. 1990; Wilson de Santis Jr.; Hermes Y. Hinuy, 2003; Adriano Martins, 2004; Gutierrez L. Coelho, 2005)
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /horto.htm
1 - A estação, a oficina da MRS e duas locomotivas da EFVM ao fundo
2 - A estação funciona apenas para troca de equipe de maquinistas FCA e EFVM
3 - Ao fundo, à esquerda, podemos ver o mezanino da estação Horto do Metrô-BH
4 - A oficina da MRS
5 - O pátio da estação com a antiga e nova estação Horto
6 -Fim do pátio do Horto
7 - Pátio Horto Florestal
8 - Detalhe da Estação Horto Florestal (desativada para passageiros hoje, mas funcionando como posto de troca de maquinistas), ela está muito bem conservada, ao que parece
9 - A estação vista do mezanino do metrô
A estação do Horto Florestal é uma das mais tradicionais estações de Belo Horizonte. Foi inaugurada em 1925, mas só foi operar trens de passageiros em 1959, e mesmo assim trens de suburbio da EFCB. Com a privatização da RFFSA em 1996, a última linha de subúrbio da RMBH foi suprimida.
A ESTAÇÃO: A estação do Horto Florestal foi inaugurada em 1925. Segundo Max Vasconcellos, em 1928, "no amplo pátio da estação está montada notável oficina de reparação de carros pertencente à estrada". Ficava na linha de bitola métrica construída em 1895 para ligar a estação de General Carneiro à estação de Minas (hoje Belo Horizonte). Hoje a estação é atendida por bitola mista, o que permite receber trens da linha do Paraopeba vindos de Belo Horizonte. A linha mista pára no Horto. A estação, importante pátio de manobras e oficinas da MRS em Belo Horizonte, tem a seu lado uma outra mais moderna que atende aos passageiros do metrô da cidade. "Eu (vivia na estação de Pirapora, onde meu pai era chefe) ficava embevecido ouvindo meu pai falar das "Texas" - que eram chamadas, por todos, de "Techas", potentes máquinas que não trafegavam até Pirapora por falta de estrutura adequada. O trem era a única opção de transporte de Pirapora. Saíamos às 5,40 h e , durante todo o dia, fazíamos a longa viagem até Belo Horizonte, onde chegávamos por volta de 23 h. Numa dessas viagens, o trem atrasou e passamos pela estação do Horto já de madrugada. Ficou-me essa reminiscência felliniana: papai me acordou e me levou para ver uma "Techa", estacionada no pátio. Chovia fino, era frio e a estação estava às escuras, iluminada apenas pelos faróis das máquinas, quando eu a vi. Enorme, preta, luzidia, feericamente iluminada , resfolegando vapores pelos lados . O tender alto e o cheiro do carvão mineral molhado. Eu estava em êxtase. Mal me continha quando entramos na cabine da "Techa". Manômetros em profusão, metais muito polidos, o regulador, a caldeira enorme..." (Luciano Franco Rosa, a Hermes Hinuy, 12/07/2003) A estação foi recentemente reformada pela FCA (03/2005). (Fontes: Vias Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos, 1928; Guias Levi, 1909-1981; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Luciano Franco Rosa, 2003; Juliano Zambrota, 2001; Manoel Monachesi. 1990; Wilson de Santis Jr.; Hermes Y. Hinuy, 2003; Adriano Martins, 2004; Gutierrez L. Coelho, 2005)
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /horto.htm
1 - A estação, a oficina da MRS e duas locomotivas da EFVM ao fundo
2 - A estação funciona apenas para troca de equipe de maquinistas FCA e EFVM
3 - Ao fundo, à esquerda, podemos ver o mezanino da estação Horto do Metrô-BH
4 - A oficina da MRS
5 - O pátio da estação com a antiga e nova estação Horto
6 -Fim do pátio do Horto
7 - Pátio Horto Florestal
8 - Detalhe da Estação Horto Florestal (desativada para passageiros hoje, mas funcionando como posto de troca de maquinistas), ela está muito bem conservada, ao que parece
9 - A estação vista do mezanino do metrô