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Metrô de Sobral
Metrô de Sobral
Segundo o site da Metofor www.metrofor.ce.gov.br há em seus projetos futuros o Metrô de Sobral, uma especie de VLT semelhante ao Trem Do Cariri.
Há mapas mas eu não sei como postar, alguém tem informações mais contundentes sobre o projeto ?
Há mapas mas eu não sei como postar, alguém tem informações mais contundentes sobre o projeto ?
Re: Metrô de Sobral -Sobral implantará metrô de superfície
Sobral implantará metrô de superfície
A idéia é implantar em Sobral o mesmo projeto criado para a região do Cariri com o metrô de superfície. Na última semana, o governador Cid Gomes testou o sistema operacional do trem em Juazeiro do Norte
A tecnologia utilizada no trem do Cariri é fabricada pela Bom Sinal, sediada em Barbalha (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS)
A exemplo do que aconteceu no Cariri, a Prefeitura de Sobral já estuda a criação de um trem na cidade
Sobral. A população deste município na região norte do Estado vê por mais uma vez adiado o projeto de implantação do sistema de transporte coletivo urbano. O projeto que se encontrava em fase de conclusão deverá sofrer várias modificações e mais uma vez adiado. O motivo, de acordo com o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, é que o governador do Estado, Cid Gomes, em parceria com o Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), estuda a implantação, neste município, de um tipo de transporte urbano sobre trilhos, a exemplo do que foi criado no Cariri.
Na última semana, o secretário executivo da Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (Semob), João Alencar e Fernando Antônio Carneiro, do Ministério das Cidades, acompanhados de técnicos do Metrofor, estiveram no município para estudar a idéia da implantação do metrô de superfície, que também é conhecido como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O VLT também pode ser descrito como um pequeno trem urbano, uma espécie de bonde moderno, cuja estrutura de trilhos possa se encaixar no meio urbano já existente. Antes da idéia, o município já havia traçado o novo sistema de transportes sobre rodas que deveria atender à população. Utilizando ônibus modernos e vans, os bairros da cidade seriam interligados ao Centro. O novo sistema de transporte tinha como data prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2009. Antes da tomada desta decisão de implantar o VLT, o prefeito de Sobral já havia contratado uma empresa para executar o projeto urbano de linhas, itinerários, idéias tarifarias e demandas. “Tudo feito cientificamente e com pesquisas, identificando os pontos de paradas de ônibus e terminais. Tudo de acordo com as normais nacionais neste setor”, esclareceu o prefeito Leônidas.
Ele adiantou que o projeto para implantação do VLT está orçado em R$ 15 milhões. Inicialmente será utilizado os trilhos já existentes, pertencente a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), que corta a cidade ligando os bairros Sinhá Sabóia - Sumaré, numa extensão de 7 quilômetros.
“Para atender à demanda, uma outra linha terá que ser construída ligando o Conjunto Novo Recanto (Grendene) até a Cohab 3, passando pelos bairros Coração de Jesus, Campo dos Velhos e Junco. Serão mais 4 quilômetros de implantação”, adiantou Cristino.
O espaço a ser utilizado para a construção dessa nova via férrea serão as ciclovias construídas ao longo das principais avenidas que ligam esses bairros ao Centro da cidade.
Inicialmente, a implantação deste tipo de transporte urbano ficará a cargo do Metrofor, que também é responsável pela execução do sistema entre Crato e Juazeiro do Norte. A frota será formada por quatro composições, do tipo VLT, com capacidade para transportar até 180 passageiros por composição, adaptado para atender um município do tamanho de Sobral, com 26 metros de largura. Serão dois carros com cabine dupla, nos moldes dos que estão sendo implantados na região do Cariri. A velocidade operacional será de 60km/h e a tração será a diesel hidráulica mecânica. Ao longo de toda a ferrovia serão construídas 11 estações (paradas).
“Não tem nada a ver a gente construir um sistema de transporte urbano sobre rodas para competir com o transporte sobre trilhos, tem que compartilhar. Como é para compartilhar, então, nós vamos reformular esse projeto, fazendo em conjunto com o Metrofor”, delineou Leônidas Cristino, afirmando que ainda este mês irá trabalhar no projeto junto com os técnicos do Metrofor.
Wilson Gomes
Colaborador
SAIBA MAIS
Vantagem do Veículo Leve sobre Trilhos
O VLT é um meio de transporte mais leve, que impacta menos a estrutura urbana e oferece mais segurança. O novo trem é uma adaptação dos modelos europeus. Entre outras vantagens, garante mais segurança e acessibilidade dos usuários, além de ser climatizado. Natal, Capital do Estado do Rio Grande do Norte, teve o transporte subterrâneo descartado, por conta dos altos custos e de demanda insuficiente para justificar um metrô.
Cariri
Já se sabe que a velocidade operacional do trem no Cariri será de 60 quilômetros por hora e a tração será a diesel hidráulica mecânica. Dois destes vagões já estão rodando, em fase experimental, na linha entre o município do Crato e o distrito de Muriti, onde será construída a oficina de manutenção. Os outros dois vagões se encontram em fase de acabamento na fábrica Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda., localizada no município de Barbalha.
Mais informações:
Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)
Rua 24 de maio, 60, Fortaleza
(85) 3101.7128
CARIRI
Inauguração de trem adiada mais uma vez
Crato. Mais uma vez foi adiada a inauguração do trem do Cariri. O governador Cid Gomes justificou que nenhuma firma compareceu ao processo de licitação para construção de nove estações de passageiros entre Crato e Juazeiro do Norte. “O edital será relançado com a modificação de alguns itens”, disse ele, garantindo que “o trem será inaugurado no final de 2009”.
Antes, a entrada em funcionamento do trem estava prevista para 2008. Foi adiada para o primeiro semestre de 2009 e agora foi anunciada para o fim do ano. Inicialmente, a frota será formada por duas composições, do tipo VLT com capacidade para transportar até 330 passageiros por composição, que serão formadas por dois carros climatizados com sistema de ar-condicionado.
O projeto original incluía Missão Velha, Juazeiro e Crato. O projeto de viabilidade demonstrou que a extensão até Missão Velha aumentaria os custos em mais de R$ 20 milhões. “No projeto de ampliação, Barbalha será incluído”, garantiu o diretor-presidente do Metrofor, Rômulo Fortes.
Comitiva
“Eu tenho orgulho de ser cearense”, disse o diretor da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Departamento de Regulação e Gestão, do Ministério das Cidades, Fernando Antônio Carneiro Barbosa, referindo-se à tecnologia empregada para a fabricação dos vagões do trem que será utilizado entre Crato e Juazeiro. Ele fez parte de uma comitiva formada por Cid Gomes; secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo; prefeitos eleito e atual de Juazeiro, Santana e Raimundo Macedo, e diretores do Metrofor. Mais uma vez foi testado o sistema operacional do chamado Metrô do Cariri.
Barbosa ficou entusiasmado com a qualidade técnica dos vagões fabricados na Bom Sinal, que foi instalada em Barbalha com o objetivo inicial de fabricar cadeiras para o Estádio Castelão que estava em reformas. Com a deteriorização dos vagões do Metrofor, a Bom Sinal foi contratada para reformá-los. Terminou construindo o trem do Cariri, que agora está sendo apresentado como modelo para o Brasil.
Movidos por motor à diesel, os trens da Bom Sinal possuem tração hidráulica e sistema de truques apropriados para bitola métrica (modelo de trilhos, com 1 metro de largura, utilizados em 90% do sistema ferroviário brasileiro). Climatizado com ar-condicionado, cada carro possui duas cabines de comando (uma em cada extremidade) e duas composições ligadas por um sistema de gangway (passagem sanfonada que liga um carro ao outro e permite o deslocamento dos passageiros entre os vagões de forma rápida e segura).
O trem, que saiu da velha estação de Juazeiro do Norte, com destino ao Crato, foi pilotado por Cid Gomes. Ao estacionar no Crato, o governador do Estado do Ceará assumiu o comando da outra cabine e conduziu o trem de volta até o bairro Muriti. “É muito simples. Só precisa mexer em duas alavancas”, disse Cid, afirmando que o percursos deve ser bem sinalizado, pois o trem não pára com facilidade. Está prevista para esta semana uma reunião entre Cid e os prefeitos eleito e atual de Juazeiro para discutir melhorias no trecho.
ANTÔNIO VICELMO
Repórter
CUSTOS
R$ 20 milhões a mais no orçamento do trem do Cariri seriam necessários caso o projeto deste transporte fosse estendido até Missão Velha, município que era incluído no projeto original.
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de http://diariodonordeste.globo.com/mater ... igo=588597
A idéia é implantar em Sobral o mesmo projeto criado para a região do Cariri com o metrô de superfície. Na última semana, o governador Cid Gomes testou o sistema operacional do trem em Juazeiro do Norte
A tecnologia utilizada no trem do Cariri é fabricada pela Bom Sinal, sediada em Barbalha (Foto: ELIZÂNGELA SANTOS)
A exemplo do que aconteceu no Cariri, a Prefeitura de Sobral já estuda a criação de um trem na cidade
Sobral. A população deste município na região norte do Estado vê por mais uma vez adiado o projeto de implantação do sistema de transporte coletivo urbano. O projeto que se encontrava em fase de conclusão deverá sofrer várias modificações e mais uma vez adiado. O motivo, de acordo com o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, é que o governador do Estado, Cid Gomes, em parceria com o Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), estuda a implantação, neste município, de um tipo de transporte urbano sobre trilhos, a exemplo do que foi criado no Cariri.
Na última semana, o secretário executivo da Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana (Semob), João Alencar e Fernando Antônio Carneiro, do Ministério das Cidades, acompanhados de técnicos do Metrofor, estiveram no município para estudar a idéia da implantação do metrô de superfície, que também é conhecido como Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O VLT também pode ser descrito como um pequeno trem urbano, uma espécie de bonde moderno, cuja estrutura de trilhos possa se encaixar no meio urbano já existente. Antes da idéia, o município já havia traçado o novo sistema de transportes sobre rodas que deveria atender à população. Utilizando ônibus modernos e vans, os bairros da cidade seriam interligados ao Centro. O novo sistema de transporte tinha como data prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2009. Antes da tomada desta decisão de implantar o VLT, o prefeito de Sobral já havia contratado uma empresa para executar o projeto urbano de linhas, itinerários, idéias tarifarias e demandas. “Tudo feito cientificamente e com pesquisas, identificando os pontos de paradas de ônibus e terminais. Tudo de acordo com as normais nacionais neste setor”, esclareceu o prefeito Leônidas.
Ele adiantou que o projeto para implantação do VLT está orçado em R$ 15 milhões. Inicialmente será utilizado os trilhos já existentes, pertencente a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), que corta a cidade ligando os bairros Sinhá Sabóia - Sumaré, numa extensão de 7 quilômetros.
“Para atender à demanda, uma outra linha terá que ser construída ligando o Conjunto Novo Recanto (Grendene) até a Cohab 3, passando pelos bairros Coração de Jesus, Campo dos Velhos e Junco. Serão mais 4 quilômetros de implantação”, adiantou Cristino.
O espaço a ser utilizado para a construção dessa nova via férrea serão as ciclovias construídas ao longo das principais avenidas que ligam esses bairros ao Centro da cidade.
Inicialmente, a implantação deste tipo de transporte urbano ficará a cargo do Metrofor, que também é responsável pela execução do sistema entre Crato e Juazeiro do Norte. A frota será formada por quatro composições, do tipo VLT, com capacidade para transportar até 180 passageiros por composição, adaptado para atender um município do tamanho de Sobral, com 26 metros de largura. Serão dois carros com cabine dupla, nos moldes dos que estão sendo implantados na região do Cariri. A velocidade operacional será de 60km/h e a tração será a diesel hidráulica mecânica. Ao longo de toda a ferrovia serão construídas 11 estações (paradas).
“Não tem nada a ver a gente construir um sistema de transporte urbano sobre rodas para competir com o transporte sobre trilhos, tem que compartilhar. Como é para compartilhar, então, nós vamos reformular esse projeto, fazendo em conjunto com o Metrofor”, delineou Leônidas Cristino, afirmando que ainda este mês irá trabalhar no projeto junto com os técnicos do Metrofor.
Wilson Gomes
Colaborador
SAIBA MAIS
Vantagem do Veículo Leve sobre Trilhos
O VLT é um meio de transporte mais leve, que impacta menos a estrutura urbana e oferece mais segurança. O novo trem é uma adaptação dos modelos europeus. Entre outras vantagens, garante mais segurança e acessibilidade dos usuários, além de ser climatizado. Natal, Capital do Estado do Rio Grande do Norte, teve o transporte subterrâneo descartado, por conta dos altos custos e de demanda insuficiente para justificar um metrô.
Cariri
Já se sabe que a velocidade operacional do trem no Cariri será de 60 quilômetros por hora e a tração será a diesel hidráulica mecânica. Dois destes vagões já estão rodando, em fase experimental, na linha entre o município do Crato e o distrito de Muriti, onde será construída a oficina de manutenção. Os outros dois vagões se encontram em fase de acabamento na fábrica Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda., localizada no município de Barbalha.
Mais informações:
Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)
Rua 24 de maio, 60, Fortaleza
(85) 3101.7128
CARIRI
Inauguração de trem adiada mais uma vez
Crato. Mais uma vez foi adiada a inauguração do trem do Cariri. O governador Cid Gomes justificou que nenhuma firma compareceu ao processo de licitação para construção de nove estações de passageiros entre Crato e Juazeiro do Norte. “O edital será relançado com a modificação de alguns itens”, disse ele, garantindo que “o trem será inaugurado no final de 2009”.
Antes, a entrada em funcionamento do trem estava prevista para 2008. Foi adiada para o primeiro semestre de 2009 e agora foi anunciada para o fim do ano. Inicialmente, a frota será formada por duas composições, do tipo VLT com capacidade para transportar até 330 passageiros por composição, que serão formadas por dois carros climatizados com sistema de ar-condicionado.
O projeto original incluía Missão Velha, Juazeiro e Crato. O projeto de viabilidade demonstrou que a extensão até Missão Velha aumentaria os custos em mais de R$ 20 milhões. “No projeto de ampliação, Barbalha será incluído”, garantiu o diretor-presidente do Metrofor, Rômulo Fortes.
Comitiva
“Eu tenho orgulho de ser cearense”, disse o diretor da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Departamento de Regulação e Gestão, do Ministério das Cidades, Fernando Antônio Carneiro Barbosa, referindo-se à tecnologia empregada para a fabricação dos vagões do trem que será utilizado entre Crato e Juazeiro. Ele fez parte de uma comitiva formada por Cid Gomes; secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo; prefeitos eleito e atual de Juazeiro, Santana e Raimundo Macedo, e diretores do Metrofor. Mais uma vez foi testado o sistema operacional do chamado Metrô do Cariri.
Barbosa ficou entusiasmado com a qualidade técnica dos vagões fabricados na Bom Sinal, que foi instalada em Barbalha com o objetivo inicial de fabricar cadeiras para o Estádio Castelão que estava em reformas. Com a deteriorização dos vagões do Metrofor, a Bom Sinal foi contratada para reformá-los. Terminou construindo o trem do Cariri, que agora está sendo apresentado como modelo para o Brasil.
Movidos por motor à diesel, os trens da Bom Sinal possuem tração hidráulica e sistema de truques apropriados para bitola métrica (modelo de trilhos, com 1 metro de largura, utilizados em 90% do sistema ferroviário brasileiro). Climatizado com ar-condicionado, cada carro possui duas cabines de comando (uma em cada extremidade) e duas composições ligadas por um sistema de gangway (passagem sanfonada que liga um carro ao outro e permite o deslocamento dos passageiros entre os vagões de forma rápida e segura).
O trem, que saiu da velha estação de Juazeiro do Norte, com destino ao Crato, foi pilotado por Cid Gomes. Ao estacionar no Crato, o governador do Estado do Ceará assumiu o comando da outra cabine e conduziu o trem de volta até o bairro Muriti. “É muito simples. Só precisa mexer em duas alavancas”, disse Cid, afirmando que o percursos deve ser bem sinalizado, pois o trem não pára com facilidade. Está prevista para esta semana uma reunião entre Cid e os prefeitos eleito e atual de Juazeiro para discutir melhorias no trecho.
ANTÔNIO VICELMO
Repórter
CUSTOS
R$ 20 milhões a mais no orçamento do trem do Cariri seriam necessários caso o projeto deste transporte fosse estendido até Missão Velha, município que era incluído no projeto original.
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de http://diariodonordeste.globo.com/mater ... igo=588597
Re: Metrô de Sobral
Se for para chamar de metrô, então vai ficar aqui por enquanto!!!!
-
- COORDENADOR
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- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Metrô de Sobral
Muito bom ! O Ceará está na vanguarda dos trilhos ! Metrô de Fortaleza, VLT do Cariri e agora VLT de Sobral ! app app app
“Não tem nada a ver a gente construir um sistema de transporte urbano sobre rodas para competir com o transporte sobre trilhos, tem que compartilhar. Como é para compartilhar, então, nós vamos reformular esse projeto, fazendo em conjunto com o Metrofor”
Perfeita essa frase do prefeito de Sobral. Vamos acompanhar as novidades sobre esse importante projeto do Metrofor.
Vocês não acham melhor eu migrar isso pro Metrô - Outros Estados ?
“Não tem nada a ver a gente construir um sistema de transporte urbano sobre rodas para competir com o transporte sobre trilhos, tem que compartilhar. Como é para compartilhar, então, nós vamos reformular esse projeto, fazendo em conjunto com o Metrofor”
Perfeita essa frase do prefeito de Sobral. Vamos acompanhar as novidades sobre esse importante projeto do Metrofor.
Vocês não acham melhor eu migrar isso pro Metrô - Outros Estados ?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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- COORDENADOR
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- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Metrô de Sobral
Opa ! Horácio rápido no gatilhoHGPFILHO escreveu:Se for para chamar de metrô, então vai ficar aqui por enquanto!!!!
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: Metrô de Sobral
Obra do metrô de Sobral terá licitação
09/07/2009 - Diário do Nordeste
O edital de licitação para o início da implantação do metrô de Sobral deverá ser publicado no próximo dia 14 e a entrega das propostas à Central de Licitações está marcada para o dia 24. Após a licitação, o prazo para a conclusão do metrô de Sobral será de 12 meses. O Caderno Regional publicou, em novembro do ano passado, a informação sobre o estudo para a implantação de um tipo de transporte urbano sobre trilhos, a exemplo do que foi criado no Cariri, um metrô de superfície. Com duas linhas principais, uma delas já existente, deverá ter aproximadamente 11 quilômetros de extensão.
Com um investimento previsto de R$ 54 milhões, o metrô de Sobral será composto por cinco Veículos Leves sobre os Trilhos (VLTs), com cabine dupla, nos moldes dos que estão sendo implantados na região do Cariri. As composições com capacidade para transportar até 180 passageiros é adaptado para atender um município do tamanho de Sobral. Com 26 metros de largura, a velocidade operacional será de 60km/h e a tração será a diesel hidráulica mecânica. Ao longo de toda a ferrovia serão construídas 11 estações (paradas).
Para a efetivação do projeto, um convênio com a União irá destinar à obra R$ 21,6 milhões. O restante dos recursos será do Tesouro do Estado. A operação e o gerenciamento do sistema de metrô de Sobral serão de responsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrô de Fortaleza).
Perímetro urbano
O metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano do município e terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe, pertencente a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN). A linha deverá ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações.
A segunda, chamada de Linha Norte, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Cidade Dr. José Euclides (Terrenos Novos e Vila União), ao Bairro Novo Vila Recanto passando pelos bairros Coração de Jesus, Campo dos Velhos e Junco. Serão mais quatro quilômetros de implantação. Desta forma, a Linha Norte deverá ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste da cidade de Sobral por meio de quatro estações.
Veículos leves
O VLT também pode ser descrito como um pequeno trem urbano, uma espécie de bonde moderno, cuja estrutura de trilhos possa se encaixar no meio urbano já existente. Antes da idéia, o município já havia traçado o novo sistema de transportes sobre rodas que deveria atender à população.
Utilizando ônibus modernos e vans, os bairros da cidade seriam interligados ao Centro. Antes da tomada desta decisão de implantar o VLT, o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, já havia contratado uma empresa para executar o projeto urbano de linhas, itinerários, idéias tarifarias e demandas.
Parece que é mais um VLT a caminho
09/07/2009 - Diário do Nordeste
O edital de licitação para o início da implantação do metrô de Sobral deverá ser publicado no próximo dia 14 e a entrega das propostas à Central de Licitações está marcada para o dia 24. Após a licitação, o prazo para a conclusão do metrô de Sobral será de 12 meses. O Caderno Regional publicou, em novembro do ano passado, a informação sobre o estudo para a implantação de um tipo de transporte urbano sobre trilhos, a exemplo do que foi criado no Cariri, um metrô de superfície. Com duas linhas principais, uma delas já existente, deverá ter aproximadamente 11 quilômetros de extensão.
Com um investimento previsto de R$ 54 milhões, o metrô de Sobral será composto por cinco Veículos Leves sobre os Trilhos (VLTs), com cabine dupla, nos moldes dos que estão sendo implantados na região do Cariri. As composições com capacidade para transportar até 180 passageiros é adaptado para atender um município do tamanho de Sobral. Com 26 metros de largura, a velocidade operacional será de 60km/h e a tração será a diesel hidráulica mecânica. Ao longo de toda a ferrovia serão construídas 11 estações (paradas).
Para a efetivação do projeto, um convênio com a União irá destinar à obra R$ 21,6 milhões. O restante dos recursos será do Tesouro do Estado. A operação e o gerenciamento do sistema de metrô de Sobral serão de responsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrô de Fortaleza).
Perímetro urbano
O metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano do município e terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe, pertencente a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN). A linha deverá ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão ao todo sete estações.
A segunda, chamada de Linha Norte, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Cidade Dr. José Euclides (Terrenos Novos e Vila União), ao Bairro Novo Vila Recanto passando pelos bairros Coração de Jesus, Campo dos Velhos e Junco. Serão mais quatro quilômetros de implantação. Desta forma, a Linha Norte deverá ligar o extremo nordeste ao extremo noroeste da cidade de Sobral por meio de quatro estações.
Veículos leves
O VLT também pode ser descrito como um pequeno trem urbano, uma espécie de bonde moderno, cuja estrutura de trilhos possa se encaixar no meio urbano já existente. Antes da idéia, o município já havia traçado o novo sistema de transportes sobre rodas que deveria atender à população.
Utilizando ônibus modernos e vans, os bairros da cidade seriam interligados ao Centro. Antes da tomada desta decisão de implantar o VLT, o prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, já havia contratado uma empresa para executar o projeto urbano de linhas, itinerários, idéias tarifarias e demandas.
Parece que é mais um VLT a caminho
Re: Metrô de Sobral
Esses VLT's,
Cariri e agora, Sobral...
São movidos à diesel?
Não seria mais vantajoso ser elétrico?
Cariri e agora, Sobral...
São movidos à diesel?
Não seria mais vantajoso ser elétrico?
Rodrigo Lopes
Re: Metrô de Sobral
Lopes escreveu:Esses VLT's,
Cariri e agora, Sobral...
São movidos à diesel?
Não seria mais vantajoso ser elétrico?
A Questão é , o que é mais barato e fácil de implantar?
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