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[EFVM] trem de passageiros, parte I, saindo de BH..

Enviado: 08 Fev 2009, 21:02
por Tiago Costa
Pessoal, eu e o forista metropolitano fizemos um passeio na EFVM, no início de 2009. Aqui vão as fotos (foram muitas, eheheh). Os relatos e as legendas foram feitas pelo metroplitano. As fotos foram tiradas por mim.


No dia 07/01/2009, eu, metropolitano e Tiago Costa embarcamos para a viagem no único trem de passageiros diário do Brasil, o trem de passageiros da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas).
Partimos de Belo Horizonte para (Intendente Câmara) Ipatinga, e as fotos (mais de 240 fotos) foram divididas em vários tópicos para melhor visualização e não ficar pesado.


Vamos às fotos:


1 - A ferrovia é paralela a linha 1 do metrô de Belo Horizonte, nesta foto a estação Santa Tereza.
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2 - Cruzando com um TUE do metrô-BH
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3 - O mesmo TUE ,porém, mais póximo
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4 - Trecho entre EBH (Estação Central) e EHF (Pátio da estação Horto Florestal)
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5 - Trecho entre EBH (Estação Central) e EHF (Pátio da estação Horto Florestal)
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6 - Trecho entre EBH (Estação Central) e EHF (Pátio da estação Horto Florestal)
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7 - O mezanino da Estação Horto do Metrô
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8 - ( Operações compartilhadas em Belo Horizonte) um trem da MRS aguardando a passagem do trem de passageiros
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9 - Idem
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10 - Manobrador da MRS e vagões prancha (PES) da MRS
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11 - Estação Horto, do metrô
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12 - Idem
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13 - Idem
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14 - Idem
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15 - Destaque para o mezanino
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16 - Estação Horto Florestal da FCA
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17 - Idem
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18 - Idem
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19 - Oficinas da MRS Logística
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20 - Pátio do Horto
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21 - Idem
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22 - Algumas locomotivas e carros de passageiros abandonados na oficina da MRS
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23 - Parece que é (ou era) uma U-23C da MRS
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24 - Final do pátio de EHF (Horto Florestal)
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25 - Veículos na passagem de nível no bairro Nova Vista, região leste de BH
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26 - Carro lanchonete e carro restaurante
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27 - Serra do Curral(BH)
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28 - Zona Leste, periferia de Belo Horizonte
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29 - Serra do Curral
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30 - Carros da classe econômica (Romenos e o Budd)
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31 - Carros budd´s da classe Econômica
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32 - Outra passagem de nível, agora, no bairro Caetano Furquim(BH)
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33 - Pilares que seriam da Ferrovia do aço que não foi comcluída até BH. wll
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34 - Idem
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35 - A locomotiva BB-45-2 e o carro do Grupo gerador e chefe do tem
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36 - Os carros da classe Executiva (já nas novas cores da VALE)
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37 - Os carros executivos, (o restaurante e o lanchonete estão com nas cores marrom e laranja)
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38 - Os carros executivos, restaurante,lanchonete e ecconomicos respectivamente
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39 - Os Budd´s novamente
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40 - Os mesmos pilares das fotos 33 e 34(ferrovia do aço)
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41 - Idem
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Continua....

Enviado: 08 Fev 2009, 21:42
por Lopes
Da foto 35 à 39 mostra o trem...

Por acaso esse trem tem quantos carros?
Caramba!
Fiquei assustado ao ver a loco lá do outro lado, indo praticamente no sentido contrário dos carros! :D

As novas cores da vale estão bonitas, mas prefiro a antiga...

Enviado: 08 Fev 2009, 21:48
por Lopes
Aliás, uma sugestão, depois q vocês postarem todas as fotos, criem um tópico específico para o Trem Vitória à Minas...
Com Threads separados por "partes" e/ ou trechos...

Esqueci de comentar uma coisa...

QUERO ANDAR NESSE TREM!!!!!!!!!!!!!!!

Enviado: 08 Fev 2009, 21:54
por Tiago Costa
Uai, foi isso que eu fiz! Criei um tópico sobre o trem de Vitória a Minas, separado por partes, sendo essa a primeira delas, kkkkkkkkkk. As outras partes vão vir ainda. Esse é o trecho urbano de Belo Horizonte e um pouco da área rural do início da viagem.

Enviado: 08 Fev 2009, 22:03
por Vicente
Muito legais as fotos, Tiago!!!
Se tudo correr bem, quero fazer essa viagem esse ano... Tomara que dê certo!

Enviado: 08 Fev 2009, 22:05
por Tiago Costa
Lopes escreveu:Da foto 35 à 39 mostra o trem...

Por acaso esse trem tem quantos carros?
Caramba!
Fiquei assustado ao ver a loco lá do outro lado, indo praticamente no sentido contrário dos carros! :D

As novas cores da vale estão bonitas, mas prefiro a antiga...
Cara, bem no início, a gente via direto a locomotiva lá longe, pois na malha da FCA (que vai de Belo Horizonte até Capitão Eduardo) o trecho é bem sinuoso, nem parecia que estava tracionando nosso carro, eheheheh. Acho que naquele dia, foram 14 carros, mas se não me engano, são 9 normalmente, ou seja, aumentaram bastante a oferta, com 5 carros extras. A demanda estava bem alta, a gente não conseguiu comprar para o dia que queríamos (queríamos ir um dia antes, mas não havia mais lugares). Sobre as cores, eu gostava mais das cores antigas nas locomotivas, mas acho que essas cores eu acho que caíram muito bem nos carros, ehehehe.

Enviado: 08 Fev 2009, 22:16
por Lopes
Tiago Costa! :lol: :lol: :lol:

Digo assim...

Tipo, estações da CPTM
daí dentro desse tópico você colocaria algumas imagens threads, combinando com o número de partes...
Ou seja, juntando todos em um tópico com itens...

Thread 1 - Parte 1...

Era isso, pq se ficar assim, separando por tópicos "simples", alguns serão mais comentados, ou mais "esquecidos" ficando um tanto complicado achá - los, perdidos em meio a outros tópicos...

Entendeu?


Parabéns pelas fotos!

Enviado: 08 Fev 2009, 22:29
por Tiago Costa
Aaaah, entendi. Vou fazer isso, eheheeh. Aguarde, são muuuuitas fotos, não economizei, eheheheh. O metropolitano vai escolher mais e fazer legendas (pra não dizer que eu não fiz nada, eu tive que upar centenas de fotos, além de ter que redimensionar e colocar assinatura antes. Ok, é um processo automatizado, mas demora, ehehehe).

Enviado: 09 Fev 2009, 12:59
por Landrail
Tiago Costa escreveu:Aaaah, entendi. Vou fazer isso, eheheeh. Aguarde, são muuuuitas fotos, não economizei, eheheheh. O metropolitano vai escolher mais e fazer legendas (pra não dizer que eu não fiz nada, eu tive que upar centenas de fotos, além de ter que redimensionar e colocar assinatura antes. Ok, é um processo automatizado, mas demora, ehehehe).
Você é modesto hein!!!
O Tiago tirou as fotos, upou, organizou...

eu só tive o trabalho de legendar as fotos. :beer:

Enviado: 09 Fev 2009, 13:09
por Landrail
Lopes escreveu:
QUERO ANDAR NESSE TREM!!!!!!!!!!!!!!!

Vicente A.O.Junior escreveu:Muito legais as fotos, Tiago!!!
Se tudo correr bem, quero fazer essa viagem esse ano... Tomara que dê certo!

Vale apena viajar, eu fiz minha segunda viagem, mas só até Ipatinga, ainda quero viajar até vitória e no trem de Itabira (que faz conexão com esse).
Se quiser alguma dica, é só falar comigo, o trem é super confiável.

Enviado: 09 Fev 2009, 13:27
por Landrail
Tiago Costa escreveu:
Lopes escreveu:Da foto 35 à 39 mostra o trem...

Por acaso esse trem tem quantos carros?
Caramba!
Fiquei assustado ao ver a loco lá do outro lado, indo praticamente no sentido contrário dos carros! :D

As novas cores da vale estão bonitas, mas prefiro a antiga...
Cara, bem no início, a gente via direto a locomotiva lá longe, pois na malha da FCA (que vai de Belo Horizonte até Capitão Eduardo) o trecho é bem sinuoso, nem parecia que estava tracionando nosso carro,..
Verdade, mas existe um projeto de chamado "transposição de Belo Horizonte" onde querem remodelar aquele trecho do Horto até a variante (Cap. Eduardo)

Tiago Costa escreveu:[
eheheheh. Acho que naquele dia, foram 14 carros, mas se não me engano, são 9 normalmente, ou seja, aumentaram bastante a oferta, com 5 carros extras. A demanda estava bem alta, a gente não conseguiu comprar para o dia que queríamos (queríamos ir um dia antes, mas não havia mais lugares). Sobre as cores, eu gostava mais das cores antigas nas locomotivas, mas acho que essas cores eu acho que caíram muito bem nos carros, ehehehe.
Bom, só na classe econômica eram 12 carros, sendo 4 extras na classe econômica e mais 1 extra na classe executiva.
A formação do trem naquele dia era: 1 carro do grupo gerador/chefe do trem + 4 carros executivos + 2 restaurante + 1 lanchonete + 12 econômicos= 20 carros o0
No Carnaval, ano novo e natal pode chegar 'a 26 carros.

Enviado: 09 Fev 2009, 13:31
por Tiago Costa
Caramba, o trem estava gigantesco, hein o0! Aliás, lembro desse projeto de transposição, fazia parte do PNRF (Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias), mas achei que tinha sido cancelado, porque não falam dele faz um bom tempo. Sabe se este projeto está no "stand-by"?

Enviado: 09 Fev 2009, 13:47
por Landrail
Tiago Costa escreveu:Caramba, o trem estava gigantesco, hein o0! Aliás, lembro desse projeto de transposição, fazia parte do PNRF (Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias), mas achei que tinha sido cancelado, porque não falam dele faz um bom tempo. Sabe se este projeto está no "stand-by"?
Gigante, daqui uns dias vai operar com locotrol. :P

Quanto ao projeto, é antigo, permanece engavetado porque a demanda era baixa (na época da RFFSA) mas hoje em dia é mais que necessário e a pressão da FCA é grande para o governo tomar providências.
Os motivos nós já sabemos e comprovamos né, trecho sinuoso de baixa velocidade...etc...

Enviado: 09 Fev 2009, 13:58
por Tiago Costa
Com certeza, o trecho é um gargalo terrível. Espero que o governo resolva incluir a obra no PAC (tudo bem, ele não tem sido tudo o que esperávamos, mas entre estar no PAC e estar na gaveta, prefiro que esteja no PAC).

Enviado: 09 Fev 2009, 14:05
por Landrail
Até o governo de Minas pode entrar nessa, assim como está fazendo com o ramal de Pirapora.okk

Enviado: 09 Fev 2009, 14:10
por Tiago Costa
Espero que sim! Eu acho que o tempo de viagem do trem da EFVM pode demorar até 1h a menos, não?

Enviado: 09 Fev 2009, 14:30
por Landrail
Não sei se chega a tanto, mas vai ajudar bastante na segurança, velocidade e no tráfego mútuo entre FCA,MRS e EFVM.
Por incrível que pareça o grande vilão da FCA não é o trem de passageiros, mas sim a MRS. :ttn:

Enviado: 10 Fev 2009, 14:10
por Landrail
Esse trem da UP (Union Pacific) tem 11 carros, e olha a curva que faz:

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Mais curvas

Enviado: 10 Fev 2009, 23:01
por Pablo ITT
Seria este passeio mesmo no Brasil?
:D :D :D
Surpreendente. Assim que puder irei.
Quanto às curvas, veja o que tenho guardado, só sei que é na Rail Pictures Net, é da época que não guardava os nomes e nem endereços.


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Enviado: 10 Fev 2009, 23:06
por Tiago Costa
kkkkkkkkkkkkkkkk, essa aí parece que estavam brincando de fazer voltinhas :lol: :lol: :lol:! Já a do metropolitano, eu acho que enquanto que na FCA uma curva dessas teria um limite de velocidade de uns 30-40 km/h, nessa ferrovia aí, por ter bitola standard(?), poderia ter um limite maior, de uns 50-60 km/h, dependendo da superelevação (diferença de altura entre os dois trilhos de uma via, para aumentar a velocidade segura nas curvas), claro.