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[Notícia] Metro na República Dominicana

Enviado: 11 Fev 2009, 11:27
por Pablo ITT
Deu na Revista Ferroviária

Santo Domingo inaugura Linha 1 do Metrô

09/02/2009

A Linha 1 do Metrô de Santo Domingo foi inaugurada no último dia 29 de janeiro, com 15 quilômetros e 16 estações. A Linha atravessa a cidade, passando em viaduto pela metade norte e pelo subterrâneo na metade sul. Trata-se de um projeto que nasceu com o objetivo de melhorar as condições de mobilidade e desenvolvimento social dos seus habitantes.


O ato de inauguração foi presidido pelo Presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, acompanhado pelo Secretário de Estado e Diretor da OPRET (Oficina para el Reordenamiento del Transporte), Diandino Peña. Como representante da Alamys estiveram presentes o seu Presidente, Ildefonso de Matías, assim como o seu Secretário Geral, Aurélio Rojo.


A Alamys, sendo consciente do problema existente no transporte público em Santo Domingo, apoiou a realização desta primeira linha de metrô, organizando em conjunto com outras entidades o Fórum Internacional “O Transporte Público em Santo Domingo. Com vista ao futuro”, no mês de agosto de 2005. Neste fórum, foram analisadas as diferentes alternativas para solucionar o problema do transporte público na cidade, e entre as suas conclusões está a existência de uma rede integrada de transporte com eixos troncais suportados por linhas de Metrô, o que seria a melhor solução para Santo Domingo.


A realização da Linha 1 demonstra que é possível construir uma linha de metrô com custos ajustados, 48 milhões de dólares por quilômetro, incluindo o material rodante, em um prazo de três anos, representando um importante marco no desenvolvimento do transporte público na América Latina. Esta infraestrutura é a obra civil mais importante realizada na República Dominicana nos últimos anos e representa o primeiro passo para a existência, em Santo Domingo, de uma rede integrada de transporte público de metrô e ônibus.


Na realização do projeto e no seu desenvolvimento, participaram diferentes empresas membros da Alamys, correspondendo ao Metrô de Madri a assistência técnica integral, gestão do projeto e a coordenação do funcionamento da operação. O material rodante foi fornecido pela Alstom, os sistemas de bilhetagem e comunicações pela Thales e as instalações elétricas pela Siemens. Entre os construtores de obra civil está o grupo dominicano Modesto.

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