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Trens Unidades Diesel e Outros Ramais

Enviado: 12 Fev 2009, 01:41
por André Aquino
Tudo bem?

Defendo que a CPTM tenha outros ramais em operação. Alguns, segundo me disseram, nao compensaria eletrificar. Nestes ramais, que tal ter TUD´s como estes ingleses operando? Mas, na minha opinião, deveriam ser movidos a biodiesel e/ou outro combustivel renovavel e não combustivel fossil. Claro que a prioridade

Além disso, também poderiamos ter trens de médios percursos expressos.





Sugestões de Ramais:

Central - Pompeia (VLT Campinas)
Campinas - Lagoa Branca (CMEF)
Francisco Morato - Campinas
Campinas - Rio Claro
Eng. Manoel Feio - São José dos Campos (Parateí)
Mogi das Cruzes - São José dos Campos (EFCB)
Jaú - Piratininga (CPEF)
Bauru - Presidente Alves (NOB)
Ana Costa - Mongaguá (Ramal de Juquiá)
Ana Costa - Paraitinga
Mairink - Campinas
Mairink - Evangelista de Souza
Sorocaba (ou Mairink) - Laranjal Paulista
Santos - Engenheiro Gladson
Araraquara - Tabatinga (EFA)
Araraquara - Ibitiúva (CPEF)
Rio Claro - Araraquara (CPEF)
Rio Grande da Serra - Suzano.

Claro que a prioridade para trens, tanto metropolitano quanto expressos de medio percurso seria a tração eletrica.

Que tal estes?









Com este sistema, poderiamos ter trens circulando em qualquer linha do Brasil:


b )

Enviado: 12 Fev 2009, 02:47
por Gustavodc
Francisco Morato - Campinas
O melhor seria Jundiaí - Campinas, tem eletrificação somente até Jundiaí. Dali poderiam sair os TUD's.
Rio Grande da Serra - Suzano.
Acho que esse seria inútil, não conheço o trecho que esse ramal percorre, mas acho que não teria muito demanda.
Fora que ali é da MRS e como sabemos, a MRS não gosta de trem de passageiro.

Sorocaba (ou Mairink) - Laranjal Paulista
Acho que valeria a pena sim. Mas o pessoal também vai para cidades vizinhas, como Tiête.

Enviado: 12 Fev 2009, 07:31
por Vicente
Olá, André!
Dê uma passada no tópico de apresentação!
Quanto aos ramais, acho que seia uma alternativa legal para reutilizar a malha ociosa, mas dois dos sugeridos seriam inviáveis de imediato:
- o de Suzano- RGS, pois a via passa por locais realmente vazios;
-Mogi-SJC teve trilhos arrancados em alguns trechos (Jacareí, com certeza, não sei se outras localidades). Mesmo sendo interessante (vide o número de ônibus na Dutra e Ayrton Senna), exigiria tempo, desapropriações, uma burocracia enorme. E com a velocidade das coisas públicas, iria emperrar fácil...

Enviado: 12 Fev 2009, 11:24
por Erick_UT440R
Bem, tenho algumas opiniões sobre a lista proposta pelo André. E aí vão elas:
André Aquino escreveu:Central - Pompeia (VLT Campinas)
Sinceramente falando, eu prefiro que o trecho seja restaurado, que fosse integrado ao transporte coletivo de Campinas. No que se refere à tração, poderiam ser utilziados VLT's elétricos (ou os originais reformados ou mesmo novos VLT's).
André Aquino escreveu:Francisco Morato - Campinas
Neste caso, acho que seria melhor reinstalar a rede aérea entre Jundiaí e Campinas, permitindo assim a operação com TUE's.

André Aquino escreveu:Eng. Manoel Feio - São José dos Campos (Parateí)
Rota complicada, pois todos conhecemos o quanto a MRS adora trens de passageiros.

André Aquino escreveu:Ana Costa - Paraitinga
Nesse caso,a cho que a maior demanda ocorra na baixada (trecho Santos - Samaritá). É o antigo TIM, que retornará como aprte do SIM. :rl:
André Aquino escreveu:Rio Grande da Serra - Suzano.
Trecho de baixa demanda, sem contar que atravessa uma região praticamente inóspita.

Enviado: 12 Fev 2009, 12:58
por Landrail
Bem, também tenho algumas opiniões sobre a lista proposta pelo André. E aí vão elas:


André Aquino escreveu:Francisco Morato - Campinas
Compensação, a MRS compensa o tempo perdido (CPTM) entre Jundiaí-Rio Grande da Serra no techo Jundiaí - Campinas

André Aquino escreveu:Eng. Manoel Feio - São José dos Campos (Parateí)
Tráfego saturado na malha da MRS.


André Aquino escreveu:Rio Grande da Serra - Suzano.
Trecho de tráfego saturado

Fotos dos TUD´s

Enviado: 26 Fev 2009, 23:28
por André Aquino
Estes TUD´s, acredito que são para transportes metropolitanos:

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E estes para médio percurso:

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Conforme ja disse antes: Deveriam ser movidos com biodiesel, que tem baixissimo indice de poluição e somente aonde não compensa ou não tem condições de eletrificação, que deve ser a prioridade.

<O>

Enviado: 26 Fev 2009, 23:59
por Lopes
Não gostei do da foto #2...


Os outros são muito lindos...


CPTM poderia ter uns 2 ou 3 de emergência, para que operem quando houver queda de energia ou algo parecido...

Enviado: 28 Fev 2009, 14:02
por 409
Campinas - Rio Claro

Viabilidade total para este trecho receber os trens da CPTM que irão sair de circulação.

Enviado: 02 Mar 2009, 04:52
por André Aquino
Lopes escreveu:Não gostei do da foto #2...


Os outros são muito lindos...


CPTM poderia ter uns 2 ou 3 de emergência, para que operem quando houver queda de energia ou algo parecido...
O da foto dois é mais antigo.

Re: Trens Unidades Diesel e Outros Ramais

Enviado: 26 Mar 2009, 20:01
por Lopes
Olha, estava pensando, se o objetivo principal da construção da E.F. Perus à Pirapora, hoje pode ser que poderia ter uma linha metropolitana. (Isso claro, com alargamento de "só" 1 metro de bitola)

Penso hoje, além do turístico que planejam implantar, para mim seria interessante implantar um sistema à Diesel (Não puxado a locos, apenas com poucos trens das fotos acima, à exemplo) até Cajamar...
Criando por lá uma rede integrada de transportes, inclusive ao Aeroporto Internacional e outras cidades limítrofes.

Re: Trens Unidades Diesel e Outros Ramais

Enviado: 26 Mar 2009, 20:57
por L Fernandes
Uma linha metropolitana lá é inviável, a demanda não justifica, e é muito dificil o terreno, a via é muuuuito inclinada!

Re: Trens Unidades Diesel e Outros Ramais

Enviado: 13 Abr 2009, 22:19
por André Aquino
L Fernandes escreveu:Uma linha metropolitana lá é inviável, a demanda não justifica, e é muito dificil o terreno, a via é muuuuito inclinada!
Deveria remodelar totalmente a linha. Talvez tenha demanda sim. Os onibus trafegam superlotados.

:X: