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Placas de final de plataforma das estações do Metrô-SP
Enviado: 22 Fev 2009, 23:25
por Correia431M
Fiquei meio em duvida onde eu poderia postar algumas montagens que eu fiz dessas plaquetas do Metrô, mas como um colega me deu uma explicação sobre elas, postarei aqui por se tratar de uma explicação técnica. Acompanhem abaixo, para quem ainda não tem conhecimento do assunto.
Estação Carrão, via 2, 20 segundos de porta aberta, abrir porta lado esquerdo
Estação Sé, via 2, 30 segundos de porta aberta, abrir porta dos dois lados
Estação Santa Cecilia, via 1, 15 segundos de porta aberta, abrir porta do lado direito
Estação Barra Funda, via 1, 25 segundos de porta aberta, abrir porta dos dois lados
Estação Largo Treze, via 2, 20 segundos de porta aberta, abrir porta do lado direito
Bem, está aí a explicação técnica dessas placas para quem ainda não conhecia a definição.
Enviado: 23 Fev 2009, 16:11
por Francis
Excelente, Rodrigo. Só acrescentando: em operação normal, em ATO, esta sinalização não tem uso, pois o trem obedece o tempo de parada programada (PP), que é um intervalo dinâmico e não tem a ver com este.
Enviado: 26 Fev 2009, 09:55
por Erick_UT440R
Francis escreveu:Excelente, Rodrigo. Só acrescentando: em operação normal, em ATO, esta sinalização não tem uso, pois o trem obedece o tempo de parada programada (PP), que é um intervalo dinâmico e não tem a ver com este.
Mas Francis, no horário de pico o OT do Metrô não põe o trem em MCS???
Segundo conversei uma vez com um OT da 3 - Vermelha, no horário de pico é recomendação colocar o trem em MCS, para poder controlar melhor o fechamento das portas.
Outra coisa: Não é verdade que é recomendação do Metrô que o OT opere (de vez em quando, e no vale) o trem em MCS, para que ele não perca a sensibilidade no comando do trem? Se for assim, essas placas facilitam muito a vida dos OT...
Enviado: 26 Fev 2009, 13:39
por Francis
erick_UT440R escreveu:Mas Francis, no horário de pico o OT do Metrô não põe o trem em MCS???
Segundo conversei uma vez com um OT da 3 - Vermelha, no horário de pico é recomendação colocar o trem em MCS, para poder controlar melhor o fechamento das portas.
Este procedimento já existiu, mas não era para a volta inteira, era mais para as estações críticas. Muitos operadores ainda fazem isso, mas a recomendação do Metrô hoje é ao contrário. A operação tem de ser o mais automatizada possível. Há apenas algumas situações onde é necessária a intervenção do OT no fechamento de portas, onde aí ele tem de colocar em MCS, mas o primeiro ciclo de fechamento, mesmo em Sé, é sempre em ATO.
erick_UT440R escreveu:Outra coisa: Não é verdade que é recomendação do Metrô que o OT opere (de vez em quando, e no vale) o trem em MCS, para que ele não perca a sensibilidade no comando do trem? Se for assim, essas placas facilitam muito a vida dos OT...
Sim, às vezes o operador opera em MCS, mas estes tempos das placas não são os obedecidos, estes tempos são de outros tempos
(desculpe o trocadilho). A operação do sistema está saturada, não dá prá ficar com o trem parado 30 segundos na estação, pode reparar que isso só acontece quando há alguma coisa na linha ou com o trem, fora isso, um trem fica em média 7 segundos parado na estação.
Enviado: 26 Fev 2009, 13:41
por Lopes
Gosto muito dessas placas.
Em uma estação elevada, não lembro se é Carandirú ou Tietê ou até mesmo SAN, existe uma espécie de uma plaqueta dessa me parece que é pintada e está nas cores azul (gasto) e branco, que me faz crer que é do tempo da inauguração da linha...
Enviado: 26 Fev 2009, 14:49
por Haiser
Nossa, obrigado por tratarem deste assunto, tenho uma dúvida
Todas as vezes que andei na Cabine , seja em horario de pico ou vale, o OT botou em MCS pra controlar abertura e fechamento das portas.. em Sé
Mas em si , se não me engano , dá para ele fazer isso em ATO , quando o trem apita pra fechar a porta, ele anula o comando apertando o botão e fica segurando. Estou vendo coisas?
x-x
Enviado: 26 Fev 2009, 20:37
por Lopes
Haser, eu também já vi isso...
Acho que ele segura somente no necessário (óbivio), algo do tipo se alguém ficou preso na porta, se tem um grande fluxo de usuários entrando "quando cabe"...
Ou segura para alguma menina bonitinha que está subindo a escada na Armênia.
Enviado: 26 Fev 2009, 21:17
por Tiago Costa
Aliás, essas placas nas estações da Linha 2 têm informações a mais, relacionadas ao tempo de fechamento das portas nos picos da manhã e da tarde. Devem servir para os OTs que estão nos Budds.
Enviado: 26 Fev 2009, 21:30
por Vicente
Reparei hoje, na L1, sentido JAB. Não vi nenhuma informação de tempo, só a sigla e a seta de indicação do lado da porta...
Enviado: 26 Fev 2009, 23:41
por Lopes
Na estação Paraíso, L2, sentido AIP
Na estação Parada Inglesa, Sentido TUC
Provavelmente em Conceição também
Testar MCS (???) não me recordo se é MCS, porém tem uma informação a mais...
Fora que em Tietê, há uma plaquinha adcional que é sobre testes com redundância...
Alguém pode explicar melhor...
Enviado: 27 Fev 2009, 02:30
por Haiser
Lopes escreveu:Na estação Paraíso, L2, sentido AIP
Na estação Parada Inglesa, Sentido TUC
Provavelmente em Conceição também
Testar MCS (???) não me recordo se é MCS, porém tem uma informação a mais...
Fora que em Tietê, há uma plaquinha adcional que é sobre testes com redundância...
Alguém pode explicar melhor...
Em Tietê na Via 1 ( sentido TUC) , '' Testar MCS RED'' : o trem continua em ATO até Carandirú , mas ele testa o comando MCS Redundante ( MCS Da cabine oposta)
em Parada Inglesa na Via 1 , está escrito " Testar o DSF '' , que significa '' Testar o Dispositivo de Freio''. ele apenas aperta um botão e , soa um alarme de teste na composição '' tenho um video em que ele faz isso
.
Enviado: 27 Fev 2009, 13:51
por Lopes
Isso!
DSF!
Não estava me recordando...
A sirene que toca é um tanto alta...
Acende uma luz nas laterais do trem, agora qual, suspeito que seja a amarela... Os trens da Linha 3 tem isso? Esse comando?
Para que testar o Dispositivo se otrem já veio a linha inteira?
Enviado: 27 Fev 2009, 14:17
por Vicente
Segurança, Lopes.
Já imaginou um Budd sem freios??
Ao OT apertar o botão, o sistema faz um auto-diagnóstico. Se o trem não passar no teste, o trem precisa de manutenção.
Enviado: 27 Fev 2009, 15:22
por Gustavodc
Sobre o MCS em Sé.
Isso serve para agilizar a manobra de descarga e carga do gado no salão.
Mas ele faz em ATO mais do que tranquilo.
Aqui na gloriosa L3 de SP tem ATO e MCS RED, mas depende do horário se vai estar em ATO ou MCS, geralmente é depois das 11 da noite que roda em MCS.
Haiser, a sigla, literal é Dispositivo Supeviror de Freio.
Nos Cobrasmas/Mafersas da L3 (não são nos Milênios) ele faz isso automaticamente em cada estação. É só ouvir aquele "pi-pi" na cabine.
Abraços!