Página 1 de 2
Estação Águas Claras - Comum Verde e Laranja
Enviado: 25 Fev 2009, 15:21
por Espartano_bsb
Olá pessoal!
Estou estreiando no TGVBR com este tópico. Espero que apreciem um pouquinho do nosso querido METRÔ-DF. Vamos lá...
A Estação Águas Claras fica localizada no coração do bairro residencial Águas Claras - um dos maiores vetores do crescimento imobiliário da Capital Federal. É justamente nesta estação que a linha principal divide-se em dois ramais: o Verde e o Laranja.
Curiosidade: O bairro de Águas Claras foi planejado em função da linha do metrô. Havia um grande espaço vazio por onde a linha deveria passar. A solução encontrada foi desapropriar a região e planejar e implementar um novo bairro com grande densidade populacional. Parte dos recursos obtidos com a venda das projeções imobiliárias ajudou no financiamento do Metrô-DF. Em Águas Claras fica também o Centro Administrativo e o principal Pátio do sistema.
Vamos ao que interessa...
1 - Vista externa da Estação Águas Claras. Os trilhos em evidência são da linha laranja.
2 - Chegando mais perto
3 - Outro ângulo
4 - Tótem
5 - Tótem outro ângulo
6 - Desça da bicicleta
7 - Entrada da estação
8 - Outro ângulo
9 - Detalhe do teto... Concretão!
10 - Olhando para a rua
11 - Linha de bloqueios
12 - Outra...
13 - Bilheteria
14 - Projeto leitura na estação. Pegue um livro e entregue depois...
15 - Placa embarque
16 - Outra
17 - Subindo as escadas
18 - Olhando para baixo
19 - Cheguei
20 - Vista geral da estação. Esta plataforma é para o embarque destino Central
21 - Olhando a outra plataforma. Ela abriga os usuários com destino Ceilância (Linha Verde) e Samambaia (linha laranja).
22 - Mais uma da estação
23 - Sinalização
24 - Mais uma... Detalhe: olha quem está chegando...
25 - Elevador
26 - Escada rolante descendo
27 - Outra escada descendo. Embaixo a escada rolante e o elevador.
28 - Os trilhos..
29 - Olha quem está chegando...
30 - Seguindo o seu caminho... Reparem a divisão das duas linhas... A linha do meio é a verde... As duas da ponta é a laranja...
Apreciem com moderação!!!
Todas as fotos foram tiradas por mim em dias diferentes...
Grande contribuição Espartano!!
Enviado: 25 Fev 2009, 15:30
por HGP
Quanto estive aí tive a impressão que Águas Claras comparativamente seria a segunda maior estação em importância do Sistema. Pelo Visto no futuro será a campeã de movimento com os novos empreendimentos no entorno... Valeu
Vou aproveitar do tópico do tour virtual que fiz quando estive ai e colocar finalmente no devido lugar essas 2 fotos de Aguas Claras, tiradas dentro do trem
Enviado: 25 Fev 2009, 15:47
por HGP
Espartano, já vamos catalogar Águas Claras. Se quiser trocar a foto escolhida por outra, pode falar com o Lipe!
Re: Grande contribuição Espartano!!
Enviado: 25 Fev 2009, 16:19
por Espartano_bsb
HGPFILHO escreveu:Quanto estive aí tive a impressão que Águas Claras comparativamente seria a segunda maior estação em importância do Sistema. Pelo Visto no futuro será a campeã de movimento com os novos empreendimentos no entorno... Valeu
HGP,
Ela é uma das mais importantes sim.... Principalmente por ser a estação de transferência do sistema. Com a intensa verticalização do seu entorno, fatalmente será uma das estações mais movimentadas e importantes ao lado da Estação da Praça do Relógio (Centro de Taguatinga) e das estações que ficam na parte central de Brasília (Galeria, Central e a futura estação da Asa Norte).
Abraço!
Enviado: 25 Fev 2009, 16:26
por Espartano_bsb
HGPFILHO escreveu:Espartano, já vamos catalogar Águas Claras. Se quiser trocar a foto escolhida por outra, pode falar com o Lipe!
Fique à vontade!
Enviado: 25 Fev 2009, 17:30
por Lopes
Que estação Bonita!
Um verdadeiro complexo, gostei principalmente da divisão das linhas...
Algo me diz que os trens do Metrô de Brasília são bons em rampas...
Enviado: 25 Fev 2009, 17:46
por Tiago Costa
Os trens do Metrô-DF seguem o padrão dos trens do Metrô-SP e Metrô-RJ: são feitos para rampas de até 4%. O desempenho deles por causa disso é excelente, nas rampas.
Enviado: 25 Fev 2009, 17:47
por David!bsb
Enviado: 25 Fev 2009, 18:05
por Eduardo GJF
Confesso que pela primeira vez estou com vontade de conhecer Brasília o_o
Uma pergunta: os trens ficam muito lotados no pico? Ou a demanda não é tão grande pra isso?
Nas fotos as estações parecem tão desertas .-.
Enviado: 25 Fev 2009, 18:08
por HGP
Tive oportunidade de conhecer o sistema no pico e é realmente bem ocupado... Já no vale é igual aos demais sistemas....
Enviado: 25 Fev 2009, 19:02
por Espartano_bsb
Eduardo GJF escreveu:Confesso que pela primeira vez estou com vontade de conhecer Brasília o_o
Uma pergunta: os trens ficam muito lotados no pico? Ou a demanda não é tão grande pra isso?
Nas fotos as estações parecem tão desertas .-.
Eduardo GJF,
Como o HGP disse acima, o sistema fica bem ocupado nos horários de pico. Fora isso é super tranquilo... As fotos foram tiradas no domingo de manhã, por isso tanto a estação quanto o bairro parecem pouco movimentados...
Enviado: 25 Fev 2009, 19:15
por Lopes
Esqueci de citar...
Prefiro bancos laterais à Bancos solitários...
Enviado: 25 Fev 2009, 20:48
por Eduardo GJF
Espartano_Brasília escreveu:Eduardo GJF escreveu:Confesso que pela primeira vez estou com vontade de conhecer Brasília o_o
Uma pergunta: os trens ficam muito lotados no pico? Ou a demanda não é tão grande pra isso?
Nas fotos as estações parecem tão desertas .-.
Eduardo GJF,
Como o HGP disse acima, o sistema fica bem ocupado nos horários de pico. Fora isso é super tranquilo... As fotos foram tiradas no domingo de manhã, por isso tanto a estação quanto o bairro parecem pouco movimentados...
Tá explicado hehe
As fotos me assustaram um pouco... eu fiquei meio "ué, ninguém pega metrô aí? tão jogando dinheiro no lixo?"
Se algum dia tiver a oportunidade de ir a Brasília, não deixarei de visitar o metrô
Pra constar: prefiro bancos laterais também.
Enviado: 25 Fev 2009, 21:13
por Tiago Costa
Mas por um tempo, o Metrô-DF tinha poucos passageiros, inclusive no pico. Mas nos últimos anos, a quantidade de passageiros transportados triplicou. Antes até canibalizavam um dos trens, porque assim não precisavam comprar peças de reposição para os poucos trens que eram utilizados. Hoje, precisam utilizar todos os 20 trens, sendo que um passa por revisão geral por vez, e outros 19 ficam disponíveis para operação.
Enviado: 25 Fev 2009, 21:57
por Espartano_bsb
Tiago Costa escreveu:Mas por um tempo, o Metrô-DF tinha poucos passageiros, inclusive no pico. Mas nos últimos anos, a quantidade de passageiros transportados triplicou. Antes até canibalizavam um dos trens, porque assim não precisavam comprar peças de reposição para os poucos trens que eram utilizados. Hoje, precisam utilizar todos os 20 trens, sendo que um passa por revisão geral por vez, e outros 19 ficam disponíveis para operação.
Isso mesmo Tiago!
Enviado: 01 Mar 2009, 21:12
por Renanfsouza
Muito bonita a estação em elevado com vista pro bairro... Lembra as estações Colégio e Irajá do Metrô Rio.
Belas fotos, Espartano ! E assim vamos conhecendo o metrô de Brasília
Enviado: 02 Mar 2009, 22:05
por Espartano_bsb
Valeu Renan!
Dentro do possível, agente vai mostrando um pouco desse sistema!
Abraço
Enviado: 03 Mar 2009, 11:49
por BS
Bonita estação, e pelo jeito a rampa deve ter uma descida confortável, além de ter sido muito bem feita!
Re:
Enviado: 17 Abr 2009, 10:11
por AGV
Espartano_Brasília escreveu:
As fotos foram tiradas no domingo de manhã, por isso tanto a estação quanto o bairro parecem pouco movimentados...
Boa escolha, Espartano.
Assim permite mostrar o sistema em sí e permite a visualização de detalhes, que ficam menos evidentes com o sistema lotado.
[]´s!
Enviado: 14 Mai 2009, 16:55
por Inconfidente
Gostei de como houve planejamento na construção desta estação. As fotos, principalmente as do trem vindo, estão muito legais!