Página 1 de 1
EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Enviado: 03 Mar 2009, 01:00
por Gustavodc
Caríssimos.
Tenho quase certeza de que a EFS sempre foi métrica, né?
Pois bem.
No interior de SP tem uma cidade que se chama Laranjal Paulista, fica a uns 180 km da capital e segundo o Estações Ferroviarias, ela é troco da EFS.
Tenho quase certeza dali ser bitola larga, pois há uma passagem de nível chegando na cidade.
Alguém pode me esclarecer?
http://www.estacoesferroviarias.com.br/l/laranjal.htm
PS: Se quiserem mover..
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Enviado: 20 Ago 2010, 15:08
por Erick_UT440R
gustavo, desde o início da construção da Sorocabana (e isso ocorreu em 1875!
), a bitola escolhida foi a de 1,00m. Sua intenção era unir as cidades de Sorocaba e São Paulo. Ao longo dos anos, estendeu suas linhas em direçào à Presidente Epitácio (Linha Tronco), o ramal de Itararé e Apiaí, o ramal de Bauru, a famosérrima Mayrink - Santos, as linhas da Southern São Paulo Railway e as linhas herdadas da Compnhia Ytuana.
Após a fusão da EFS com as demais ferrovias estaduais (resultando na criação da
#FEPASA), alguns trechos de suas linhas receberam bitola mista. Mas em sua essência, a EFS sempre teve bitola de 1,00m.
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Enviado: 29 Ago 2010, 22:05
por VHarlamov
Nas fotos do Estações Ferroviárias, a bitola aparenta ser de 1,00m (embora as fotos não mostrem com clareza).
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Enviado: 30 Ago 2010, 07:57
por Erick_UT440R
VHarlamov escreveu:Nas fotos do Estações Ferroviárias, a bitola aparenta ser de 1,00m (embora as fotos não mostrem com clareza).
Vadim, você está coberto de razão. Desde o início da construção da Sorocabana (em 1875) até os dias atuais, toda a sua linha tronco (mais os ramais de Itararé, Aguaí e Bauru) sempre foram de bitola métrica (1,00m) [excetuando-se os trechos da CPTM, atualmente com bitoal de 1,60m).
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Enviado: 31 Ago 2010, 22:37
por VHarlamov
Não tem algum (alguns) trecho(s) da EFS que tem bitola mista devido à intersecção entre essa ferrovia e a CPEF? Se sim, quais?
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Enviado: 10 Set 2010, 14:43
por Erick_UT440R
Até onde eu sei Vadim, nunca houve linhas mistas na CPEF. Pelo menos não com a EFS.
Havia sim o encontro SPR - CPEF - EFS em Jundiaí, mas cada uma das empresas possuía leito próprio, evitando assim compartilhar vias e a obrigatoriedade de pagar por direito de passagem.
Re: EFS - Diferença de bitola aqui e no interior
Enviado: 03 Out 2010, 01:59
por VHarlamov
Foi mal, Erick, me confundi todo. Pensei naqueles ramais todos pós-Jundiaí e pós-Mairinque (Boa Vista-Guaianã etc), bem como algumas cidade do oeste paulista. Não conheço nada da região, achei que havia trechos compartilhados. Valeu pela dica