Página 1 de 1

Palestra - Sinalização para VLTs da Siemens

Enviado: 06 Mar 2009, 23:54
por Tiago Costa
Essa palestra foi apresentada durante o "Siemens – Soluções de Sinalização para Veículo Leve sobre Trilhos" da 14ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da AEAMESP. A palestra pode ser obtida pelo link abaixo:
http://www.aeamesp.org.br/14semana/pale ... caoVLT.ppt


1 -
Imagem


2 -
Imagem


3 -
Imagem


4 -
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem


7 -
Imagem


8 -
Imagem


9 -
Imagem


10 -
Imagem


11 -
Imagem


12 -
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 -
Imagem


16 -
Imagem


17 -
Imagem


18 -
Imagem


19 -
Imagem


20 -
Imagem


21 -
Imagem


22 -
Imagem


23 -
Imagem


24 -
Imagem


25 -
Imagem


26 -
Imagem


27 -
Imagem


28 -
Imagem


29 -
Imagem


30 -
Imagem

Enviado: 07 Mar 2009, 14:24
por Lopes
Cara, agora sei como funciona a sinalização de um VLT.


Parabéns!


A não ser pela demanda, acredito que cairia bem como experimentação em Mogi...

Enviado: 07 Mar 2009, 14:27
por Tiago Costa
A demanda de Mogi é de bem menos de 10.000 passageiros/hora/sentido, já que são cerca de 30.000-40.000 passageiros por dia. Pode mais que dobrar que VLTs dão conta. Mas não significa que o projeto para Mogi seja o que os mogianos querem.

Enviado: 07 Mar 2009, 14:31
por Vicente
Ao que entendi, o princípio de funcionamento é o mesmo do sistema do metrô : bobinas de impedância e rádio. É interessante...

Enviado: 07 Mar 2009, 14:38
por Tiago Costa
Pois é, a sinalização é idêntica à de trens convencionais, inclusive os equipamentos são os mesmos. No caso dos exemplos de sistemas, mostrados nos slides, tem linhas de metrô. Isso é porque aconteceu assim: eles precisavam inaugurar a linha, mas não daria tempo de instalar um sistema de sinalização totalmente automatizado, então instalaram uma sinalização mais básica, utilizada mais nos VLTs (mas que permite atualização adicionando os equipamentos do automatismo), e depois fizeram o upgrade para o sistema automatizado.

E você vê que os VLTs não são tão diferentes dos trens normais, eheeheh. Só têm uma capacidade menor, para que os intervalos não precisem ficar grandes em trechos de menor demanda :P, ou então para melhorar a capacidade de corredores de ônibus que ficam saturados.

Enviado: 09 Mar 2009, 10:07
por 409
Sistema de controle totalmente flexível