Galera, criei esse tópico para postarmos fotos e comentários, também esclarecer dúvidas.
Já inicio com essa foto, onde foi parar esses TUE's?
Enviado: 08 Mar 2009, 01:20
por Gustavodc
Parece do Metrô de Londres.
Enviado: 08 Mar 2009, 01:33
por Landrail
Parece os suburbios indianos (tá na cara que é inglês)
Enviado: 08 Mar 2009, 01:41
por Correia431M
Falem a verdade, não é maravilhoso esse cenário mostrando o TUE, no Tunel de Botujuru?
Enviado: 08 Mar 2009, 01:53
por Landrail
Com certeza Rodrigo, principalmente num cruzamento de um Budd com uma U-20C da MRS.
Enviado: 08 Mar 2009, 10:46
por L Fernandes
Esse aí é o famoso English Eletric ABC, mais conhecido como Gualicho!
Da história dele eu não sei nada, nem onde ele foi parar!
Enviado: 14 Mar 2009, 03:53
por Ramos
A Estrada de Ferro Santos a Jundiaí adquriu apenas 3 modelos de TUE's em sua história ,considerando apenas modelos que utilizaram logotipo e letreiro da estrada.
O pioneiro Gualixo possuía o lendário logotipo da EFSJ, sendo que os Budd/Mafersa de aço inox possuíam o letreiro EF. SANTOS A JUNDIAI na lateral acima das janelas.
Construídos pela English Electric em 1951, foram entregues três composições de 3 carros a EFSJ no ano seguinte. Apelidado de Gualixo (um famoso cavalo de corrida da época), os TUE’s English Electric alcançavam 110km/h e faziam um serviço exclusivo entre São Paulo e Campinas.
Em 1957 a RFFSA é criada e assume a operação da EFSJ. Com o passar dos anos , chegam os novos TUE Budd/Mafersa Classe única e assim o Gualixo vai perdendo importância na frota (se tornando reserva operacional) até que nos anos 80 são baixados.
O serviço São Paulo – Campinas continuou por algum tempo sendo prestado pelos TUE Budd Mafersa classe única e pelos TUD Ganz-Mavág (que viajavam até Rio Claro) até ser desativado entre os anos 80 e 90.
Atualmente existe um TUE Gualixo caindo aos pedaços em Paranapiacaba.
As quatro fases do Gualixo
Anos 50- provavelmente possuía pintura marrom - note na lateral o logotipo da EF Santos a Jundiaí
A EFSJ/RFFSA adquriru em 1969 26 carros para um novo TUE. Largamente utilizado nos anos 70 e 80 até a saída da RFFSA do transporte de passageiros urbanos em SP. Foram todos aposentados pela CPTM, exceto um TUE que prestou serviços nas cores da companhia por um breve período de tempo.
Esses TUE´s seguiam até Santos, primeiro iam ate Paranapiacaba e depois engatavam em uma Hitashi até CUbatão onde novamente engatavam em uma Diesel elétrica(para o terror dos eurofãs) até Santos.
Este site é ótimo, mas dá problemas pra abrir as imagens aqui às vezes com link direto.
André Aquino, vou editar, tirando o TAG [img] pra deixar o link direto, assim todos (inclusive seu xará) podem ver clicando nele...