[Notícia] Trem rápido sofre falta de passageiros
Enviado: 26 Mar 2009, 19:07
Revista Ferroviária.
Trem rápido sofre falta de passageiros
24/03/2009 - Valor Econômico
Na moderna e elegante estação de trem de Taipé, o diretor-adjunto da companhia que administra o trem bala no país, Hsiang-Hwa Lu, parece desolado. Não há quase passageiros para pegar o trem que faz em 90 minutos os 345 quilômetros entre Taipé e Kiohsiung, no outro lado do país.
"Todo mundo elogia o projeto, mas muitos reclamam do preço", diz ele, confirmando que a empresa "passa por problemas". Em dois anos de operação, o trem-bala já causou prejuízo de US$ 1,5 bilhão. O dinheiro das passagens vendidas cobre custos operacionais, mas é insuficiente para pagar juros de US$ 70 milhões mensais.
A situação piorou com a crise financeira e econômica. Pouca gente está disposta a pagar US$ 50 e prefere viajar cinco horas de ônibus pagando US$ 20.
O projeto de trem-bala de Taiwan é o maior projeto de infraestrutura BOT (build-operate-transfer), com custo de US$ 15,5 bilhões. O setor privado arcou com 75% do projeto.
A empresa Taiwan High Speed Rail Corporation (THSRCO) tem concessão de 35 anos e deve pagar ao governo 10% de qualquer lucro antes de impostos e um mínimo de US$ 3,6 bilhões.
Vão começar as notícias contra os trens. Basta um ter problema que generalisam tudo. Só falta ter saído na capa.
Acho que o "probrema" é nome da cidade, com sotaque português fica Táiapé. O pessoal deve mesmo gostar é de andar a pé e não de trem.
Trem rápido sofre falta de passageiros
24/03/2009 - Valor Econômico
Na moderna e elegante estação de trem de Taipé, o diretor-adjunto da companhia que administra o trem bala no país, Hsiang-Hwa Lu, parece desolado. Não há quase passageiros para pegar o trem que faz em 90 minutos os 345 quilômetros entre Taipé e Kiohsiung, no outro lado do país.
"Todo mundo elogia o projeto, mas muitos reclamam do preço", diz ele, confirmando que a empresa "passa por problemas". Em dois anos de operação, o trem-bala já causou prejuízo de US$ 1,5 bilhão. O dinheiro das passagens vendidas cobre custos operacionais, mas é insuficiente para pagar juros de US$ 70 milhões mensais.
A situação piorou com a crise financeira e econômica. Pouca gente está disposta a pagar US$ 50 e prefere viajar cinco horas de ônibus pagando US$ 20.
O projeto de trem-bala de Taiwan é o maior projeto de infraestrutura BOT (build-operate-transfer), com custo de US$ 15,5 bilhões. O setor privado arcou com 75% do projeto.
A empresa Taiwan High Speed Rail Corporation (THSRCO) tem concessão de 35 anos e deve pagar ao governo 10% de qualquer lucro antes de impostos e um mínimo de US$ 3,6 bilhões.
Vão começar as notícias contra os trens. Basta um ter problema que generalisam tudo. Só falta ter saído na capa.
Acho que o "probrema" é nome da cidade, com sotaque português fica Táiapé. O pessoal deve mesmo gostar é de andar a pé e não de trem.