Revista Ferroviária.
Trem rápido sofre falta de passageiros
24/03/2009 - Valor Econômico
Na moderna e elegante estação de trem de Taipé, o diretor-adjunto da companhia que administra o trem bala no país, Hsiang-Hwa Lu, parece desolado. Não há quase passageiros para pegar o trem que faz em 90 minutos os 345 quilômetros entre Taipé e Kiohsiung, no outro lado do país.
"Todo mundo elogia o projeto, mas muitos reclamam do preço", diz ele, confirmando que a empresa "passa por problemas". Em dois anos de operação, o trem-bala já causou prejuízo de US$ 1,5 bilhão. O dinheiro das passagens vendidas cobre custos operacionais, mas é insuficiente para pagar juros de US$ 70 milhões mensais.
A situação piorou com a crise financeira e econômica. Pouca gente está disposta a pagar US$ 50 e prefere viajar cinco horas de ônibus pagando US$ 20.
O projeto de trem-bala de Taiwan é o maior projeto de infraestrutura BOT (build-operate-transfer), com custo de US$ 15,5 bilhões. O setor privado arcou com 75% do projeto.
A empresa Taiwan High Speed Rail Corporation (THSRCO) tem concessão de 35 anos e deve pagar ao governo 10% de qualquer lucro antes de impostos e um mínimo de US$ 3,6 bilhões.
Vão começar as notícias contra os trens. Basta um ter problema que generalisam tudo. Só falta ter saído na capa.
Acho que o "probrema" é nome da cidade, com sotaque português fica Táiapé. O pessoal deve mesmo gostar é de andar a pé e não de trem.
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] Trem rápido sofre falta de passageiros
Re: [Notícia] Trem rápido sofre falta de passageiros
é só eu ir pra lá...
Daí vão ter pelo menos 1 passageiro...
Daí vão ter pelo menos 1 passageiro...
Rodrigo Lopes
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: [Notícia] Trem rápido sofre falta de passageiros
Triste. Olha a diferença de tempo...
Detalhe: a linha é menor que o projeto de TAV daqui...
US$50? É menos que o valor mais baixo da ponte aérea... Quanto custa uma passagem de bus SP-RJ??
Já há previsão de preço da "nossa" linha?
Detalhe: a linha é menor que o projeto de TAV daqui...
US$50? É menos que o valor mais baixo da ponte aérea... Quanto custa uma passagem de bus SP-RJ??
Já há previsão de preço da "nossa" linha?
Re: [Notícia] Trem rápido sofre falta de passageiros
O projeto do TAV em Taiwan foi muito conturbado. O governo de Taiwan fez uma concorrência internacional que culminou na vitória de um consórcio europeu (sobre um consórcio japonês) que projetou a ferrovia. Após a escolha do consórcio europeu, o governo japonês fez um grande lobby para que Taiwan reconsiderasse a sua decisão, o que acabou ocorrendo e o consórcio europeu foi excluído, mas seu projeto foi utilizado pelos japoneses (a maior característica do projeto europeu eram seus tuneis muito largos, o que ficou evidenciado com a implantação dos trens japoneses). Posteriormente o consórcio europeu entrou na justiça e recebeu uma indelnização do governo de Taiwan. O projeto do TAV foi marcado por estouros de orçamento, denuncias de corrupção e hoje sofre com essa falta de passageiros (que é temporária).
Na Coréia do Sul o TAV KTX também sofreu criticas por ter poucos passageiros no seu início, mas depois de alguns anos conseguiu atrair passageiros.
Na Coréia do Sul o TAV KTX também sofreu criticas por ter poucos passageiros no seu início, mas depois de alguns anos conseguiu atrair passageiros.
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
Ferrocarriles Argentinos
Ferrocarriles Argentinos
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante