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[Notícia] Júlio Lopes garante que metrô até a Barra é...

Moderador: Guilherme Pinho


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Renanfsouza
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[Notícia] Júlio Lopes garante que metrô até a Barra é...

Mensagem não lida por Renanfsouza » 31 Mar 2009, 10:21

30/3/2009 - 20h40

Júlio Lopes garante que metrô até a Barra é prioridade para Copa de 2014

Da Redação

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, participou, nesta segunda-feira (30), de audiência pública promovida pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), sobre o projeto de extensão do metrô até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Durante a reunião, o secretário esclareceu dúvidas de representantes de associações de moradores de bairros da Zona Sul e da Barra.

A principal dúvida dos participantes foi sobre a necessidade de se elaborar um novo plano de traçado, já que, em 1998, chegou a ser licitado um projeto que previa a construção da Linha 4, que ligaria o Centro à Barra da Tijuca.

Segundo Lopes, o projeto de 1998, que sairia de Botafogo, no Morro de São João, passando pelo Humaitá, Gávea e São Conrado até a Barra, somava um total de cinco estações, em 16,3 km de trilhos. Pelo sistema, que seria utilizado por cerca de 120 mil passageiros diariamente, a passagem custaria R$ 6,40, em valores atuais.

Já o novo projeto, cujo trajeto de 13,5 km (2,8 km a menos), vai atravessar a Zona Sul e deve beneficiar cerca de 200 mil passageiros ao dia, ao custo atual de R$ 2,80 o bilhete. Além disso, o novo trajeto conta com seis estações no total: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Leblon, Gávea, São Conrado e Barra.

– A idéia é que o próprio operador Metrô Rio, atual concessionário, opere este sistema. Isto dispensará a necessidade de se construir um novo centro de controle operacional e um novo conjunto de garagens e de oficinas, o que refletirá diretamente em um custo consideravelmente mais baixo para a obra. A economia é um dos fatores decisivos para a mudança do projeto – revelou o secretário.

De acordo com Julio Lopes, entre a Estação General Osório – com previsão de inauguração para dezembro deste ano – e a Estação Nossa Senhora da Paz, ambas em Ipanema, o passageiro vai levar apenas 1 minuto e 20 segundos na viagem. Entre a Nossa Senhora da Paz e o Jardim de Alah, o trajeto será de 1 minuto e cinco segundos.

Do Jardim de Alah até a estação do Leblon, 1 minuto e 26 segundos. Dali até a Gávea, 1 minuto e 17 segundos. Da Gávea a São Conrado, 3 minutos e 8 segundos. Por fim, de São Conrado ao Jardim Oceânico, 4 minutos e 45 segundos.

– O projeto original da Linha 4 teria um movimento muito pendular dos usuários da Barra da Tijuca em direção ao Centro, pela manhã e ao final da tarde. Com esta nova concepção, passando pela Gávea, Leblon e Ipanema, crescerá muito o número de usuários potenciais, pois são pessoas que durante o dia inteiro farão uso destas paradas, o que resultará num público muito mais intenso – afirmou Lopes.

A infra-estrutura de transportes também é uma preocupação do secretário em relação à realização da Copa de 2014 e a candidatura do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. Segundo Julio Lopes, a expansão do metrô até a Barra será peça fundamental para a realização destes eventos.

– Nós estamos trabalhando exaustivamente para que em 2014 esta estrutura de transporte esteja toda pronta – garantiu o secretário.

Em novembro do ano passado, o governador Sérgio Cabral inaugurou as obras de extensão da linha 2 que irão colocar fim à transferência na estação Estácio e permitirão a conexão direta Pavuna-Botafogo. Na ocasião, ele criticou o traçado original da linha 4.

Na solenidade, Júlio Lopes também afirmou que, apesar de o traçado original da linha 4 não interessar ao estado, a chamada estação São João, próxima ao shopping Rio Sul, em Botafogo, seria, sim perfeitamente viável, mas como parte da linha 1.

- A estação São João tem viabilidade e está nos planos do Metrô Rio, mas para fazer parte da linha 1 normal. Ela não precisa ser feita pela linha 4. Mas temos outras prioridades agora e esta é uma questão de ordenação de prioridades - comentou o secretário na ocasião.

MV

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Fonte: Agência Rio
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Pablo ITT
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Re: [Notícia] Júlio Lopes garante que metrô até a Barra é...

Mensagem não lida por Pablo ITT » 31 Mar 2009, 11:53

Pelo que eu entendi a linha 04, segundo a licitação de 1998, seria gerida por outra empresa que não era a do Metrô Rio? Por isto é que a passagem seria cara deste jeito?
Não cosigo entender a visão do metro em partes, pelo menos aqui no Brasil. O antigo traçado seria melhor fazendo parte de uma rede não em lotes, como acontece com a concessão do transporte de ônibus municipal.

tnk tnk tnk


Brunoraraujo
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Re: [Notícia] Júlio Lopes garante que metrô até a Barra é...

Mensagem não lida por Brunoraraujo » 31 Mar 2009, 16:18

Pablo ITT escreveu:Pelo que eu entendi a linha 04, segundo a licitação de 1998, seria gerida por outra empresa que não era a do Metrô Rio? Por isto é que a passagem seria cara deste jeito?
Não cosigo entender a visão do metro em partes, pelo menos aqui no Brasil. O antigo traçado seria melhor fazendo parte de uma rede não em lotes, como acontece com a concessão do transporte de ônibus municipal.

tnk tnk tnk
Pois é, então é nestas duas declarações que fiquei confuso outras vezes quando li:
"Já o novo projeto, cujo trajeto de 13,5 km (2,8 km a menos), vai atravessar a Zona Sul e deve beneficiar cerca de 200 mil passageiros ao dia, ao custo atual de R$ 2,80 o bilhete." e " – A idéia é que o próprio operador Metrô Rio, atual concessionário, opere este sistema. "

De R$ 2,80 para R$ 6,40 é irrisório, além do mais por um momento eu entendi que existiria o seguinte absurdo: dentro do mesmo sistema haveríamos de saltar e trocar de estação para pagamento de nova tarifa... Reforça uma idéia minha de quanto não é tanto do desejo que certas regiões do Rio adentre bairros alta classe, daí colocar o valor da tarifa como uma barreira para população, penso eu que é outra vez dar tiro no pé e aceitar novos erros dos transportes na cidade, quando integração é o que há de mais racional para o futuro dos transportes.
Abraços,
Bruno

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