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[Notícia] Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
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[Notícia] Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
03/04/2009 - 09h07
Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
ALAN GRIPP
da Folha de S.Paulo, em Brasília
O trem-bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo deverá ter ao menos oito estações obrigatórias, aponta estudo técnico do projeto entregue ontem pela inglesa Halcrow Group ao governo federal.
O documento diz que o TAV (Trem de Alta Velocidade) poderá transportar de 8 milhões a 10 milhões de passageiros por ano, segundo apurou a Folha. Serão, no mínimo, 22 mil pessoas viajando todo dia.
Na Grande São Paulo, o projeto prevê paradas na estação Luz, no centro da capital, e no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos.
Campinas, cidade paulista do interior, deverá ter duas estações, uma no aeroporto de Viracopos e outra num ponto da cidade ainda a ser definido. Da capital, partirá ainda uma linha para São José dos Campos, também no interior do Estado.
Já no Rio de Janeiro, estão previstas três estações: uma no aeroporto internacional do Galeão, outra no centro da capital (Leopoldina ou Central do Brasil) e uma terceira na região sul Fluminense, a ser escolhida entre as cidades de Resende, Volta Redonda e Barra Mansa.
O governo decidiu sugerir no edital de concessão do trem expresso a construção de estações opcionais, que poderão ser ativadas em períodos específicos. Uma delas é a de Aparecida, no interior paulista, que funcionaria em datas como o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro). A ideia é defendida pela Igreja Católica, mas a decisão de construir a estação será do empreendedor.
Nas próximas semanas, o estudo de viabilidade técnico-econômica será aberto para consulta. O governo quer fazer uma audiência pública sobre o projeto até meados de maio. Depois, o plano será encaminhado para o Tribunal de Contas da União, que poderá exigir que sejam feitos reparos. A previsão é de que o edital de licitação seja lançado em julho.
O compromisso é de que o trem-bala esteja em operação antes da Copa do Mundo de 2014, por isso o Ministério dos Transportes corre contra o tempo. Mas a complexidade do projeto e os atrasos no cronograma são empecilhos --a primeira previsão de entrega do estudo técnico, por exemplo, era no final do ano passado.
Pesquisa de opinião realizada pela Halcrow mostrou que metade dos atuais usuários da ponte aérea Rio-São Paulo está disposta a trocar o avião pelo trem. A justificativa mais forte para a mudança está no fato de que o embarque no trem pode ser feito em pontos centrais.
Considerando as operações de embarque e desembarque em aviões, o tempo gasto no percurso entre as capitais será igual nos dois meios de transporte, aposta o governo. O edital do trem-bala exigirá que o trecho seja feito em até 2 h.
Pelo volume de passageiros estimado --o triplo do registrado na ponte aérea em 2008, por onde passaram 3,3 milhões de pessoas--, o negócio seria viável, afirma o documento.
Tecnologia
O governo quer que o trem-bala seja construído e operado pela iniciativa privada, mas é pouco provável que os cofres públicos se livrem de uma contrapartida. O custo estimado do projeto, incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), é de US$ 11 bilhões.
Nas últimas semanas, consolidou-se no governo a ideia de criação de uma empresa estatal para cuidar especificamente do processo de absorção de tecnologia do trem-bala -uma das condições impostas pelo país a investidores estrangeiros interessados. Grupos da China, Coreia do Sul, Japão, França, Alemanha e Itália já buscaram informações sobre o projeto.
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Fonte: Folha On Line-http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5228.shtml
Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
ALAN GRIPP
da Folha de S.Paulo, em Brasília
O trem-bala que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo deverá ter ao menos oito estações obrigatórias, aponta estudo técnico do projeto entregue ontem pela inglesa Halcrow Group ao governo federal.
O documento diz que o TAV (Trem de Alta Velocidade) poderá transportar de 8 milhões a 10 milhões de passageiros por ano, segundo apurou a Folha. Serão, no mínimo, 22 mil pessoas viajando todo dia.
Na Grande São Paulo, o projeto prevê paradas na estação Luz, no centro da capital, e no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos.
Campinas, cidade paulista do interior, deverá ter duas estações, uma no aeroporto de Viracopos e outra num ponto da cidade ainda a ser definido. Da capital, partirá ainda uma linha para São José dos Campos, também no interior do Estado.
Já no Rio de Janeiro, estão previstas três estações: uma no aeroporto internacional do Galeão, outra no centro da capital (Leopoldina ou Central do Brasil) e uma terceira na região sul Fluminense, a ser escolhida entre as cidades de Resende, Volta Redonda e Barra Mansa.
O governo decidiu sugerir no edital de concessão do trem expresso a construção de estações opcionais, que poderão ser ativadas em períodos específicos. Uma delas é a de Aparecida, no interior paulista, que funcionaria em datas como o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro). A ideia é defendida pela Igreja Católica, mas a decisão de construir a estação será do empreendedor.
Nas próximas semanas, o estudo de viabilidade técnico-econômica será aberto para consulta. O governo quer fazer uma audiência pública sobre o projeto até meados de maio. Depois, o plano será encaminhado para o Tribunal de Contas da União, que poderá exigir que sejam feitos reparos. A previsão é de que o edital de licitação seja lançado em julho.
O compromisso é de que o trem-bala esteja em operação antes da Copa do Mundo de 2014, por isso o Ministério dos Transportes corre contra o tempo. Mas a complexidade do projeto e os atrasos no cronograma são empecilhos --a primeira previsão de entrega do estudo técnico, por exemplo, era no final do ano passado.
Pesquisa de opinião realizada pela Halcrow mostrou que metade dos atuais usuários da ponte aérea Rio-São Paulo está disposta a trocar o avião pelo trem. A justificativa mais forte para a mudança está no fato de que o embarque no trem pode ser feito em pontos centrais.
Considerando as operações de embarque e desembarque em aviões, o tempo gasto no percurso entre as capitais será igual nos dois meios de transporte, aposta o governo. O edital do trem-bala exigirá que o trecho seja feito em até 2 h.
Pelo volume de passageiros estimado --o triplo do registrado na ponte aérea em 2008, por onde passaram 3,3 milhões de pessoas--, o negócio seria viável, afirma o documento.
Tecnologia
O governo quer que o trem-bala seja construído e operado pela iniciativa privada, mas é pouco provável que os cofres públicos se livrem de uma contrapartida. O custo estimado do projeto, incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), é de US$ 11 bilhões.
Nas últimas semanas, consolidou-se no governo a ideia de criação de uma empresa estatal para cuidar especificamente do processo de absorção de tecnologia do trem-bala -uma das condições impostas pelo país a investidores estrangeiros interessados. Grupos da China, Coreia do Sul, Japão, França, Alemanha e Itália já buscaram informações sobre o projeto.
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Fonte: Folha On Line-http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 5228.shtml
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Autor do tópico - MODERADOR GLOBAL
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Re: [Notícia] Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
Acabei de ler na Folha.
O TAV tá confuso, não se vê as coisas seguindo uma lógica.
O TAV tá confuso, não se vê as coisas seguindo uma lógica.
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Re: [Notícia] Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
Campinas ( Aeroporto)
Campinas ( ????)
São Paulo ( Luz)
Guarulhos ( Cumbica)
São Jose dos Campos
Rio de Janeiro (Galeão)
Rio de Janeiro ( Centro da Capital)
Rio de Janeiro ( Regiao Sul Fluminense)
O que acharam? O meu maior medo é o TAV começar a ter mais paradas obrigatórias. eu achei muito interessante ter uma parada em algum trecho da cidade de campinas
Campinas ( ????)
São Paulo ( Luz)
Guarulhos ( Cumbica)
São Jose dos Campos
Rio de Janeiro (Galeão)
Rio de Janeiro ( Centro da Capital)
Rio de Janeiro ( Regiao Sul Fluminense)
O que acharam? O meu maior medo é o TAV começar a ter mais paradas obrigatórias. eu achei muito interessante ter uma parada em algum trecho da cidade de campinas
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- COORDENADOR
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Re: [Notícia] Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
Achei um pouco exagerado colocar duas paradas em Campinas. O que acham ?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: [Notícia] Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
Não necessariamente pois até há uma justificativa (aeroporto) , mas que sejam só estas e ponto.
Re: [Notícia] Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
SP-Guarulhos-Campinas vai ser o trecho que o TAV vai ser mais ineficiente em termos de desenvolvimento de velocidade... Por outro lado tem o mérito de unificar via solo e rapidamente Viracopos, Cumbica e Galeão. Mas vai ter gente no Vale do Paraíba querendo uma lasquinha desse trem...
Se fizessem um trem regional correndo em paralelo ao TAV no vale do Paraíba nem precisaria pensar em parada Aparecida no dia da Padroeira ou excepcionalmente o TAV pararia na cidade no dia da Padroeira, aproveitando a estação do trem regional.
Quanto a Campinas, vai ser complicado não ter parada na cidade... Se não tivessem abandonado o VLT nos anos 90 , ele hoje poderia ser estendido a Viracopos e integrado ao TAV, de modo que a cidade estaria integrada ao sistema em parte, como vai ser Guarulhos que terá TAV, Trem de Guarulhos e Expresso Aeroporto.....
(Vem cá , Expresso Aeroporto e TAV com paradas simultaneas em Cumbica e Luz ??? Isso vai virar gambiarra pro TAV passar pela linha 13..... )
ERRATA : aonde se lê "ENGENHARIA INFORMAL" leia-se " G.A.M.B.I.A.R.R.A." .
Se fizessem um trem regional correndo em paralelo ao TAV no vale do Paraíba nem precisaria pensar em parada Aparecida no dia da Padroeira ou excepcionalmente o TAV pararia na cidade no dia da Padroeira, aproveitando a estação do trem regional.
Quanto a Campinas, vai ser complicado não ter parada na cidade... Se não tivessem abandonado o VLT nos anos 90 , ele hoje poderia ser estendido a Viracopos e integrado ao TAV, de modo que a cidade estaria integrada ao sistema em parte, como vai ser Guarulhos que terá TAV, Trem de Guarulhos e Expresso Aeroporto.....
(Vem cá , Expresso Aeroporto e TAV com paradas simultaneas em Cumbica e Luz ??? Isso vai virar gambiarra pro TAV passar pela linha 13..... )
ERRATA : aonde se lê "ENGENHARIA INFORMAL" leia-se " G.A.M.B.I.A.R.R.A." .
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- MEMBRO PLENO 2.0
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Re: [Notícia] Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
Aí pessoal voces se lembram daquela antiga propaganda da VARIG.
550 km, 550 km, pare um pouquinho, decanse um pouquinho 550 km.
kakakakakakakakaka
Só rindo deste pessoal.
G A M B I A R R A.
Tá certo, oito espaços oito estações.
550 km, 550 km, pare um pouquinho, decanse um pouquinho 550 km.
kakakakakakakakaka
Só rindo deste pessoal.
G A M B I A R R A.
Tá certo, oito espaços oito estações.
Re: [Notícia] Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
O negócio da Eng. informal/gambi é apenas uma piada.....
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- MEMBRO SENIOR
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- Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
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Re: [Notícia] Trem-bala SP-Rio terá 8 paradas obrigatórias
Acho que para o trem sair de Cumbica e chegar até a Luz , acho que ele terá que passar primeiro por mairiporã, pegar um túnel até a Lua , pagar pedágio e depois retornar à Terra e chegar na Luz
Estou curioso para saber o traçado neste trecho. Eles realmente vão passar nas proximidades das linhas férreas ja existentes?
Estou curioso para saber o traçado neste trecho. Eles realmente vão passar nas proximidades das linhas férreas ja existentes?
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