BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Seminário: Rio de Volta aos Trilhos - pequeno resumo
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Seminário: Rio de Volta aos Trilhos - pequeno resumo
Seminário, “Rio de volta aos Trilhos”:
Folder
• Não puderam comparecer.
Resumo;
DE VOLTA AOS TRILHOS.
BONDES
1. Modernização do sistema de catenária dos bondes de Sta. Teresa, e possível ligação com o Cosme Velho.
TRENS
2. Contorno da Baía de Guanabara por trilhos.
3. Ligação Sta Cruz ao Porto de Sepetiba.
4. Macaé reativação de 24 km de trilhos que circundam a cidade.
5. Campos – Macaé – Quissamã TUD p/ integração regional.
6. Antecipação da duplicação BR 101 entre Campos e divisa com o Espírito Santo - transporte rodoviário.
7. Em 16/04/09 assinatura do contrato de compra de trens chineses cujo valor foi a metade dos preços comprados pela CTPM e 1/3 dos comprados para Brasília, devido à crise mundial em que os preços caíram.
8. 02 trens recuperados pela IESA.
METRÔ
9. No metrô são 180 carros e mais 114 novos provenientes da China (produziu 1.800 carros p/ TAV e mais 16 novas linhas).
10. Integração das linhas 01 e 04 com a unificação dos sistemas tecnológicos podendo as composições da l 04 utilizarem as oficinas existentes.
11. Integração com bicicletários / estações (metrô e Supervia). Apresentação do projeto fluminense em NY.
TAV
12. Região da Leopoldina cerca de 11 milhões de m² para retorno financeiro imobiliário.
13. Estimativa – 30 milhões de passageiro /ano.
MAGLEV COBRA.
14. Ligação GIG SDU reunião com reitor da UFRJ, 1º passo será o início da implantação dos primeiros 100 metros em agosto no Fundão, depois toda a ilha pra finalmente a ligação definitiva.
PAINEL TRANSPORTES METROPOLITANOS SOBRE TRILHOS
15. Unificação das bibliotecas da CBTU e da Antiga RFFSA.
16. Falta ação política para pedir e implantar projetos para a CBTU, tanto no estado quanto nas prefeituras.
17. Geração de trabalho e renda com a implantação de trens turísticos.
18. Estudo para a criação de grupos de mobilidade urbana com apoio do CREA.
ESTRADA DE FERRO MAUÁ: Projeto de Reativação
19. Prioridade na revitalização da 1ª ferrovia brasileira, não apenas uma reforma, que já foram quatro e depois volta à estaca zero.
20. O planejamento foi dividido em módulos:
o Reconstrução do cais e entorno.
o Revitalização da via em duas fases.
o Chegada ao cais pelo trajeto original via Baía de Guanabara, partindo da Praça Mauá ou Praça XV. Para isto é necessária a dragagem de parte do caminho, o que depende de altos investimentos.
EXPRESSO IMPERIAL: Reativação da Ligação Petrópolis Rio
21. Implantação do leito original, outrora Estrada Real (caminho novo).
22. Partida da estação Barão de Mauá até próximo à Rua Teresa, diariamente como trem regional e final de semana compartilhando com o turismo.
23. Parceria com a Supervia para utilização do leito.
TURISMO FERROVIÁRIO.
24. Necessidade de projetos a nível estadual e nacional.
25. Mobilização da sociedade.
26. Concursos escolares para divulgação do patrimônio existente e do próprio sistema ferroviário a ser implantado e modernizado.
27. Implantação nos municípios que dispuserem de acervo de exposições e/ ou museu.
28. Trem noturno de passageiros da Vale.
O TREM DE ALTA VELOCIDADE RIO SÃO PAULO
29. Escolha do melhor traçado e paradas baseados na técnica e na economia e não política.
30. Escolha da melhor e mais recente tecnologia, não cometer os erros do passado em adquirir modelos ultrapassados.
31. Apresentação do MAGLEV Cobra (urbano) e MAGLEV BR (alta velocidade).
________________________________________________________________________
Aberto a debates.
Folder
• Não puderam comparecer.
Resumo;
DE VOLTA AOS TRILHOS.
BONDES
1. Modernização do sistema de catenária dos bondes de Sta. Teresa, e possível ligação com o Cosme Velho.
TRENS
2. Contorno da Baía de Guanabara por trilhos.
3. Ligação Sta Cruz ao Porto de Sepetiba.
4. Macaé reativação de 24 km de trilhos que circundam a cidade.
5. Campos – Macaé – Quissamã TUD p/ integração regional.
6. Antecipação da duplicação BR 101 entre Campos e divisa com o Espírito Santo - transporte rodoviário.
7. Em 16/04/09 assinatura do contrato de compra de trens chineses cujo valor foi a metade dos preços comprados pela CTPM e 1/3 dos comprados para Brasília, devido à crise mundial em que os preços caíram.
8. 02 trens recuperados pela IESA.
METRÔ
9. No metrô são 180 carros e mais 114 novos provenientes da China (produziu 1.800 carros p/ TAV e mais 16 novas linhas).
10. Integração das linhas 01 e 04 com a unificação dos sistemas tecnológicos podendo as composições da l 04 utilizarem as oficinas existentes.
11. Integração com bicicletários / estações (metrô e Supervia). Apresentação do projeto fluminense em NY.
TAV
12. Região da Leopoldina cerca de 11 milhões de m² para retorno financeiro imobiliário.
13. Estimativa – 30 milhões de passageiro /ano.
MAGLEV COBRA.
14. Ligação GIG SDU reunião com reitor da UFRJ, 1º passo será o início da implantação dos primeiros 100 metros em agosto no Fundão, depois toda a ilha pra finalmente a ligação definitiva.
PAINEL TRANSPORTES METROPOLITANOS SOBRE TRILHOS
15. Unificação das bibliotecas da CBTU e da Antiga RFFSA.
16. Falta ação política para pedir e implantar projetos para a CBTU, tanto no estado quanto nas prefeituras.
17. Geração de trabalho e renda com a implantação de trens turísticos.
18. Estudo para a criação de grupos de mobilidade urbana com apoio do CREA.
ESTRADA DE FERRO MAUÁ: Projeto de Reativação
19. Prioridade na revitalização da 1ª ferrovia brasileira, não apenas uma reforma, que já foram quatro e depois volta à estaca zero.
20. O planejamento foi dividido em módulos:
o Reconstrução do cais e entorno.
o Revitalização da via em duas fases.
o Chegada ao cais pelo trajeto original via Baía de Guanabara, partindo da Praça Mauá ou Praça XV. Para isto é necessária a dragagem de parte do caminho, o que depende de altos investimentos.
EXPRESSO IMPERIAL: Reativação da Ligação Petrópolis Rio
21. Implantação do leito original, outrora Estrada Real (caminho novo).
22. Partida da estação Barão de Mauá até próximo à Rua Teresa, diariamente como trem regional e final de semana compartilhando com o turismo.
23. Parceria com a Supervia para utilização do leito.
TURISMO FERROVIÁRIO.
24. Necessidade de projetos a nível estadual e nacional.
25. Mobilização da sociedade.
26. Concursos escolares para divulgação do patrimônio existente e do próprio sistema ferroviário a ser implantado e modernizado.
27. Implantação nos municípios que dispuserem de acervo de exposições e/ ou museu.
28. Trem noturno de passageiros da Vale.
O TREM DE ALTA VELOCIDADE RIO SÃO PAULO
29. Escolha do melhor traçado e paradas baseados na técnica e na economia e não política.
30. Escolha da melhor e mais recente tecnologia, não cometer os erros do passado em adquirir modelos ultrapassados.
31. Apresentação do MAGLEV Cobra (urbano) e MAGLEV BR (alta velocidade).
________________________________________________________________________
Aberto a debates.
-
- MEMBRO JR
- Mensagens: 81
- Registrado em: 23 Fev 2009, 21:15
- Localização: DF
Re: Seminário: Rio de Volta aos Trilhos - pequeno resumo
Esse evento sobre trilhos deve ter sido bem interessante. Qualquer esforço nesse sentido é muito válido e super bem-vindo
Re: Seminário: Rio de Volta aos Trilhos - pequeno resumo
Excelente seminário.
Só bato na tecla do tal "modelo ultrapassado" com relação ao TAV, pois isto serve muito mais de "justificativa" para não se fazer nada, no final das contas...
Neste caso, não há "tav ultrapassado" (A não ser que fosse o protótipo do 1o TGV existente no mundo, o que definitivamente não é o caso).
Todos os que estão operacionais operam sob o mesmo princípio, com exceção daqueles que atingiram sua durabilidade.
Tecnologia ultrapassada hoje, seria implantar bitola métrica, em traçados que já temos por aqui, ou utilizar "locobreque" nas descidas.
No mais precisamos/ há demanda de/para todas as modalidades ferroviárias disponíveis no mundo, uma vez que transformaram nossa infra em sucata.
Temos simplesmente tudo por fazer em ferrovias por aqui.
Só bato na tecla do tal "modelo ultrapassado" com relação ao TAV, pois isto serve muito mais de "justificativa" para não se fazer nada, no final das contas...
Neste caso, não há "tav ultrapassado" (A não ser que fosse o protótipo do 1o TGV existente no mundo, o que definitivamente não é o caso).
Todos os que estão operacionais operam sob o mesmo princípio, com exceção daqueles que atingiram sua durabilidade.
Tecnologia ultrapassada hoje, seria implantar bitola métrica, em traçados que já temos por aqui, ou utilizar "locobreque" nas descidas.
No mais precisamos/ há demanda de/para todas as modalidades ferroviárias disponíveis no mundo, uma vez que transformaram nossa infra em sucata.
Temos simplesmente tudo por fazer em ferrovias por aqui.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: Seminário: Rio de Volta aos Trilhos - pequeno resumo
Concordo contigo. Este "modelo ultrapassado" pode ter dois sentidos.
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 342
- Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
- Localização: São Paulo - Capital
Re: Seminário: Rio de Volta aos Trilhos - pequeno resumo
Esta é a nossa realidade, o resto é conversa política.AGV escreveu:No mais precisamos/ há demanda de/para todas as modalidades ferroviárias disponíveis no mundo, uma vez que transformaram nossa infra em sucata.
Temos simplesmente tudo por fazer em ferrovias por aqui.
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: Seminário: Rio de Volta aos Trilhos - pequeno resumo
Finalmente encontrei no RailPictures.Net o exemplo dado como alternativa para a subida da serra de Petrópolis para a proposta do Expresso Imperial.
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 342
- Registrado em: 04 Abr 2009, 20:14
- Localização: São Paulo - Capital
Re: Seminário: Rio de Volta aos Trilhos - pequeno resumo
você poderia nos falar mais sobre ele ?
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
Re: Seminário: Rio de Volta aos Trilhos - pequeno resumo
Pelo que foi esplanado eles devem entrar em contato com os suíços que detém knowhow para estas questões de trilhos e montanhas. Este exemplo foi dado como ilustração, foi o único slide de trem típico para o local, o restante da palestra foi enfocado o trajeto, o custo benefício e a parte histórica.
-
- COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
Re: Seminário: Rio de Volta aos Trilhos - pequeno resumo
Eu achei que isso fosse tecnologia dominada pelos brasileiros. Não podemos esquecer que a primeira ferrovia do Brasil, a EF Barão de Mauá, já vencia a serra há mais de 100 anos.
E a EF Corcovado, ídem. Será que o aclive da serra de Petrópolis é maior do que o vencido pelo Trem do Corcovado ?
Eu sei que hoje a tecnologia é outra, mas será que não temos o knowhow aqui mesmo ?
E a EF Corcovado, ídem. Será que o aclive da serra de Petrópolis é maior do que o vencido pelo Trem do Corcovado ?
Eu sei que hoje a tecnologia é outra, mas será que não temos o knowhow aqui mesmo ?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes