[Notícia] Valec quer entregar 1.330 km de novas linhas
Enviado: 07 Abr 2009, 23:52
Valec quer entregar 1.330 km de novas linhas
07/04/2009 - Portal Abril
O diretor presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, estatal subordinada ao Ministério dos Transportes, José Francisco das Neves, disse hoje que a empresa não terá restrições para entregar 1.330 quilômetros de ferrovias em 2009 e 2010. "Dinheiro não será problema neste ano", afirmou. Ele apresentou hoje os projetos da companhia para ampliar o modal ferroviário nos próximos anos, durante encontro que reuniu representantes do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O diretor presidente da Valec lembrou que a crise econômica fez o governo postergar os leilões para a subconcessão da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia (MA) até Palmas (TO), no qual as empresas interessadas ficam responsáveis pela operação e manutenção do trecho em questão. Mas observou que o governo não deixou de alocar os recursos previstos para outros trechos sob concessão da estatal neste ano. Segundo Neves, os recursos já autorizados e alocados para a construção dos trechos das ferrovias Norte-Sul e a integração Leste-Oeste, que sob responsabilidade da Valec, somam R$ 6 bilhões em 2009.
O executivo destaca que, além da redução de 30% no custo de frete, outro ganho importante para o agronegócio é a agilidade na entrega das cargas, já que os novos trechos foram construídos com bitolas de até 1,60 metro, que permitem um aumento da velocidade. Segundo ele, nas ferrovias mais antigas, a velocidade varia entre 18 km e 20 km por hora, mas nos trechos novos, com bitolas mais largas, os trens operam acima de 50 km por hora. Neves observa que, atualmente, a exportação de grãos no trajeto entre áreas produtoras até o destino final varia de 20 a 30 dias até a Europa e pode chegar a 45 dias até os países asiáticos.
O trecho de Anápolis (TO) até Estrela do Oeste (SP), da Ferrovia Norte Sul, que demandará investimentos da ordem de R$ 4 bilhões, deverá ser concluído até julho do próximo ano, deve aliviar os gastos com transporte de grãos da safra 2009/10. Segundo Neves, deste orçamento previsto, R$ 3 bilhões já estão em caixa na estatal para realização das obras. Outro trecho que deve ser concluído no próximo vai de Figueirópolis (TO) passando por Luís Eduardo Magalhães (BA), região que reúne grandes produtores de grãos, até o porto de Ilhéus.
Neves informou ainda que as obras de construção também geram oportunidades de trabalho nas regiões por onde passam as ferrovias. Segundo ele, as obras na Ferrovia Norte-Sul e na Ferrovia Integração Oeste-Leste devem gerar 50 mil empregos diretos e 150 mil vagas indiretas.
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Fonte: Newsletter da Revista Ferroviária
07/04/2009 - Portal Abril
O diretor presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, estatal subordinada ao Ministério dos Transportes, José Francisco das Neves, disse hoje que a empresa não terá restrições para entregar 1.330 quilômetros de ferrovias em 2009 e 2010. "Dinheiro não será problema neste ano", afirmou. Ele apresentou hoje os projetos da companhia para ampliar o modal ferroviário nos próximos anos, durante encontro que reuniu representantes do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O diretor presidente da Valec lembrou que a crise econômica fez o governo postergar os leilões para a subconcessão da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia (MA) até Palmas (TO), no qual as empresas interessadas ficam responsáveis pela operação e manutenção do trecho em questão. Mas observou que o governo não deixou de alocar os recursos previstos para outros trechos sob concessão da estatal neste ano. Segundo Neves, os recursos já autorizados e alocados para a construção dos trechos das ferrovias Norte-Sul e a integração Leste-Oeste, que sob responsabilidade da Valec, somam R$ 6 bilhões em 2009.
O executivo destaca que, além da redução de 30% no custo de frete, outro ganho importante para o agronegócio é a agilidade na entrega das cargas, já que os novos trechos foram construídos com bitolas de até 1,60 metro, que permitem um aumento da velocidade. Segundo ele, nas ferrovias mais antigas, a velocidade varia entre 18 km e 20 km por hora, mas nos trechos novos, com bitolas mais largas, os trens operam acima de 50 km por hora. Neves observa que, atualmente, a exportação de grãos no trajeto entre áreas produtoras até o destino final varia de 20 a 30 dias até a Europa e pode chegar a 45 dias até os países asiáticos.
O trecho de Anápolis (TO) até Estrela do Oeste (SP), da Ferrovia Norte Sul, que demandará investimentos da ordem de R$ 4 bilhões, deverá ser concluído até julho do próximo ano, deve aliviar os gastos com transporte de grãos da safra 2009/10. Segundo Neves, deste orçamento previsto, R$ 3 bilhões já estão em caixa na estatal para realização das obras. Outro trecho que deve ser concluído no próximo vai de Figueirópolis (TO) passando por Luís Eduardo Magalhães (BA), região que reúne grandes produtores de grãos, até o porto de Ilhéus.
Neves informou ainda que as obras de construção também geram oportunidades de trabalho nas regiões por onde passam as ferrovias. Segundo ele, as obras na Ferrovia Norte-Sul e na Ferrovia Integração Oeste-Leste devem gerar 50 mil empregos diretos e 150 mil vagas indiretas.
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Fonte: Newsletter da Revista Ferroviária