Página 1 de 1

[Notícia] Percurso Rio-SP deverá ser feito em 2 horas

Enviado: 13 Abr 2009, 15:39
por Renanfsouza
Percurso Rio-SP deverá ser feito em 2 horas

13/04/2009 - Gazeta do Povo

Pelos estudos da Halcrow, os 403 km entre o Rio e a Estação da Luz, no centro de São Paulo, devem ser vencidos em duas horas pelo trem-bala. A viagem poderia durar menos, mas o governo quis no trajeto oito estações obrigatórias. A velocidade média deverá ser de 360 km/h.

Já se especula até o valor da passagem, cerca de R$ 120 – praticamente igual à da ponte aérea. A diferença é que há economia de tempo no trajeto entre a casa e o aeroporto, o que acaba por tornar a viagem mais ágil.

Quando entrar em operação, o TAV deverá transportar perto de 22 mil pessoas por dia, ou 10 milhões de passageiros por ano. A proposta é ter paradas em Campinas (centro e Viracopos, Guarulhos (aeroporto de Cumbica), São Paulo (Estação Luz e Campo de Marte), Sul fluminense e Rio (Galeão e Leopoldina ou Central do Brasil).

---

Fonte: Newsletter da Revista Ferroviária

Re: [Notícia] Percurso Rio-SP deverá ser feito em 2 horas

Enviado: 13 Abr 2009, 15:43
por Renanfsouza
Além do tempo de frenagem e aceleração, creio que o trem deva ficar estacionado em cada estação pelo menos uns 5 minutos para embarque e desembarque, contando com movimentação de bagagens, etc.

Se o pinga-pinga chegar em duas horas, um expresso parando apenas em Campinas talvez demore 1:30 ou menos.

Re: [Notícia] Percurso Rio-SP deverá ser feito em 2 horas

Enviado: 13 Abr 2009, 16:11
por Jorge Luis
Não entendi, havera duas estaçoes, Luz / Campo de Marte ou a definiçao em qual destes lugarares sera a estação.

Re: [Notícia] Percurso Rio-SP deverá ser feito em 2 horas

Enviado: 13 Abr 2009, 16:36
por HGP
Campo de Marte não estava na jogada até então....

Re: [Notícia] Percurso Rio-SP deverá ser feito em 2 horas

Enviado: 13 Abr 2009, 17:11
por Jorge Luis
Campo de Marte para mim é a melhor opção, alem do tamanho da area, la existe facilidade de acesso pelas marginais, aeroporto,local suficiente para a construção de estacionamento de carros, sem contar o estacionamento do anhembi, condiçoes de se levar a linha 4 ate la, proximidade com a rodoviaria, local para terminal de cargas, estacionamento para os trens, se tirarem o parque de material aeronautico de la os galpoes podem servir de oficina de manutenção dos trens, menor densidade populaçional muita area verde e muitos outros beneficios, sem contar com o fim da pendencia de quem e dono da area estado ou federaçao, e muito mais vantagens. Quanto a Luz, deixe para o transporte interno, e pro expresso aeroporto, hoje ja é dificil andar la imagine concentrar tudo num so local.