[MRS] GM EMD SD-18
Enviado: 19 Abr 2009, 20:10
GM EMD SD-18
Conhecidas pelos ferroviários mais antigos da Central como as ''CLTs'', as 45 SD18 compradas pela EFCB estão completando 46 anos. Atualmente são 10 delas ainda em operação, sendo que somente 7 ainda trabalham normalmente com os trens de carga geral. Das 35 baixas, 12 foram sucateadas e as demais encontram-se encostadas no patío da oficina do Horto Florestal (EHF).
Em 2001 a MRS reformou a 5008 e a 5018 na oficina do Horto Florestal (EHF) e somente em 2005 e 2006 ela retomou a reforma dessas veteranas, desta vez terceirizando o trabalho de 4 delas com a Alstom e fazendo a 5022 por conta própria.
Restando apenas 3 delas nas condições originais, as SD18 são as maiores raridades da MRS e também as ultimas EMD originais da SR-3 com a pintura da RFFSA, dentre elas, a ÚNICA locomotiva diesel-elétrica ainda com o 2° padrão de pintura RFFSA. Caso ainda exista alguma outra locomotiva DIESEL com esta pintura ainda em operação, pedimos que nos corrijam.
Infelizmente com a idade avançada, 46 anos, a 5016, 5026 e 5031 trabalham somente com os trens de manutenção e reservas de patíos, porém ainda estão rodando com o seu motor diesel 16-567-D-1.
As outras 7 unidades, todas reformadas e modernizadas, se encontram com a pintura da MRS e equipadas já com o motor 16-645-D-1 (modificação do antigo 16-567-D-1).
As 4 SD18 que foram reformadas pela Alstom em Cruzeiro-SP, 5005 (2005) e 5015, 5038 e 5019 respectivamente em 2006, receberam toda a parte elétrica NOVA, que era uma das principais causas da baixa de várias delas, devido aos inúmeros incêndios e a eventual falta de peças de reposição.
É muito comum ver os maquinistas reclamarem do ensurdecedor barulho no interior da cabine das SD38M, assim como o horrível ar frio que é sugado pelo painel elétrico, mas se ouve dos mesmos os vários elogios para estas máquinas, principalmente pelo rodar super macio, sua otima visibilidade e também a cabine mais quente e silenciosa.
Frota (situação em 2008)
Frota ativa:
905005-1F
905008-6F
905015-9F
905016-7F
905018-3F
905019-1F
905022-1F
905026-4F
905031-1F
905038-8F
Frota baixada:
905001-9F
905003-5F
905004-3F
905009-4F
905011-6F
905012-4F
905013-2F
905014-1F
905021-3F
905023-1F
905025-6F
905027-2F
905028-1F
905029-9F
905030-2F
905032-9F
905033-7F
905034-5F
905035-3F
905037-0F
905039-6F
905040-1F
905041-8F
Fotos:
Fonte:Máfia do CTC
Conhecidas pelos ferroviários mais antigos da Central como as ''CLTs'', as 45 SD18 compradas pela EFCB estão completando 46 anos. Atualmente são 10 delas ainda em operação, sendo que somente 7 ainda trabalham normalmente com os trens de carga geral. Das 35 baixas, 12 foram sucateadas e as demais encontram-se encostadas no patío da oficina do Horto Florestal (EHF).
Em 2001 a MRS reformou a 5008 e a 5018 na oficina do Horto Florestal (EHF) e somente em 2005 e 2006 ela retomou a reforma dessas veteranas, desta vez terceirizando o trabalho de 4 delas com a Alstom e fazendo a 5022 por conta própria.
Restando apenas 3 delas nas condições originais, as SD18 são as maiores raridades da MRS e também as ultimas EMD originais da SR-3 com a pintura da RFFSA, dentre elas, a ÚNICA locomotiva diesel-elétrica ainda com o 2° padrão de pintura RFFSA. Caso ainda exista alguma outra locomotiva DIESEL com esta pintura ainda em operação, pedimos que nos corrijam.
Infelizmente com a idade avançada, 46 anos, a 5016, 5026 e 5031 trabalham somente com os trens de manutenção e reservas de patíos, porém ainda estão rodando com o seu motor diesel 16-567-D-1.
As outras 7 unidades, todas reformadas e modernizadas, se encontram com a pintura da MRS e equipadas já com o motor 16-645-D-1 (modificação do antigo 16-567-D-1).
As 4 SD18 que foram reformadas pela Alstom em Cruzeiro-SP, 5005 (2005) e 5015, 5038 e 5019 respectivamente em 2006, receberam toda a parte elétrica NOVA, que era uma das principais causas da baixa de várias delas, devido aos inúmeros incêndios e a eventual falta de peças de reposição.
É muito comum ver os maquinistas reclamarem do ensurdecedor barulho no interior da cabine das SD38M, assim como o horrível ar frio que é sugado pelo painel elétrico, mas se ouve dos mesmos os vários elogios para estas máquinas, principalmente pelo rodar super macio, sua otima visibilidade e também a cabine mais quente e silenciosa.
Frota (situação em 2008)
Frota ativa:
905005-1F
905008-6F
905015-9F
905016-7F
905018-3F
905019-1F
905022-1F
905026-4F
905031-1F
905038-8F
Frota baixada:
905001-9F
905003-5F
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905039-6F
905040-1F
905041-8F
Fotos:
Fonte:Máfia do CTC