Seminário: Rio de Volta aos Trilhos - pequeno resumo
Enviado: 21 Abr 2009, 15:35
Seminário, “Rio de volta aos Trilhos”:
Folder
• Não puderam comparecer.
Resumo;
DE VOLTA AOS TRILHOS.
BONDES
1. Modernização do sistema de catenária dos bondes de Sta. Teresa, e possível ligação com o Cosme Velho.
TRENS
2. Contorno da Baía de Guanabara por trilhos.
3. Ligação Sta Cruz ao Porto de Sepetiba.
4. Macaé reativação de 24 km de trilhos que circundam a cidade.
5. Campos – Macaé – Quissamã TUD p/ integração regional.
6. Antecipação da duplicação BR 101 entre Campos e divisa com o Espírito Santo - transporte rodoviário.
7. Em 16/04/09 assinatura do contrato de compra de trens chineses cujo valor foi a metade dos preços comprados pela CTPM e 1/3 dos comprados para Brasília, devido à crise mundial em que os preços caíram.
8. 02 trens recuperados pela IESA.
METRÔ
9. No metrô são 180 carros e mais 114 novos provenientes da China (produziu 1.800 carros p/ TAV e mais 16 novas linhas).
10. Integração das linhas 01 e 04 com a unificação dos sistemas tecnológicos podendo as composições da l 04 utilizarem as oficinas existentes.
11. Integração com bicicletários / estações (metrô e Supervia). Apresentação do projeto fluminense em NY.
TAV
12. Região da Leopoldina cerca de 11 milhões de m² para retorno financeiro imobiliário.
13. Estimativa – 30 milhões de passageiro /ano.
MAGLEV COBRA.
14. Ligação GIG SDU reunião com reitor da UFRJ, 1º passo será o início da implantação dos primeiros 100 metros em agosto no Fundão, depois toda a ilha pra finalmente a ligação definitiva.
PAINEL TRANSPORTES METROPOLITANOS SOBRE TRILHOS
15. Unificação das bibliotecas da CBTU e da Antiga RFFSA.
16. Falta ação política para pedir e implantar projetos para a CBTU, tanto no estado quanto nas prefeituras.
17. Geração de trabalho e renda com a implantação de trens turísticos.
18. Estudo para a criação de grupos de mobilidade urbana com apoio do CREA.
ESTRADA DE FERRO MAUÁ: Projeto de Reativação
19. Prioridade na revitalização da 1ª ferrovia brasileira, não apenas uma reforma, que já foram quatro e depois volta à estaca zero.
20. O planejamento foi dividido em módulos:
o Reconstrução do cais e entorno.
o Revitalização da via em duas fases.
o Chegada ao cais pelo trajeto original via Baía de Guanabara, partindo da Praça Mauá ou Praça XV. Para isto é necessária a dragagem de parte do caminho, o que depende de altos investimentos.
EXPRESSO IMPERIAL: Reativação da Ligação Petrópolis Rio
21. Implantação do leito original, outrora Estrada Real (caminho novo).
22. Partida da estação Barão de Mauá até próximo à Rua Teresa, diariamente como trem regional e final de semana compartilhando com o turismo.
23. Parceria com a Supervia para utilização do leito.
TURISMO FERROVIÁRIO.
24. Necessidade de projetos a nível estadual e nacional.
25. Mobilização da sociedade.
26. Concursos escolares para divulgação do patrimônio existente e do próprio sistema ferroviário a ser implantado e modernizado.
27. Implantação nos municípios que dispuserem de acervo de exposições e/ ou museu.
28. Trem noturno de passageiros da Vale.
O TREM DE ALTA VELOCIDADE RIO SÃO PAULO
29. Escolha do melhor traçado e paradas baseados na técnica e na economia e não política.
30. Escolha da melhor e mais recente tecnologia, não cometer os erros do passado em adquirir modelos ultrapassados.
31. Apresentação do MAGLEV Cobra (urbano) e MAGLEV BR (alta velocidade).
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Aberto a debates.
Folder
• Não puderam comparecer.
Resumo;
DE VOLTA AOS TRILHOS.
BONDES
1. Modernização do sistema de catenária dos bondes de Sta. Teresa, e possível ligação com o Cosme Velho.
TRENS
2. Contorno da Baía de Guanabara por trilhos.
3. Ligação Sta Cruz ao Porto de Sepetiba.
4. Macaé reativação de 24 km de trilhos que circundam a cidade.
5. Campos – Macaé – Quissamã TUD p/ integração regional.
6. Antecipação da duplicação BR 101 entre Campos e divisa com o Espírito Santo - transporte rodoviário.
7. Em 16/04/09 assinatura do contrato de compra de trens chineses cujo valor foi a metade dos preços comprados pela CTPM e 1/3 dos comprados para Brasília, devido à crise mundial em que os preços caíram.
8. 02 trens recuperados pela IESA.
METRÔ
9. No metrô são 180 carros e mais 114 novos provenientes da China (produziu 1.800 carros p/ TAV e mais 16 novas linhas).
10. Integração das linhas 01 e 04 com a unificação dos sistemas tecnológicos podendo as composições da l 04 utilizarem as oficinas existentes.
11. Integração com bicicletários / estações (metrô e Supervia). Apresentação do projeto fluminense em NY.
TAV
12. Região da Leopoldina cerca de 11 milhões de m² para retorno financeiro imobiliário.
13. Estimativa – 30 milhões de passageiro /ano.
MAGLEV COBRA.
14. Ligação GIG SDU reunião com reitor da UFRJ, 1º passo será o início da implantação dos primeiros 100 metros em agosto no Fundão, depois toda a ilha pra finalmente a ligação definitiva.
PAINEL TRANSPORTES METROPOLITANOS SOBRE TRILHOS
15. Unificação das bibliotecas da CBTU e da Antiga RFFSA.
16. Falta ação política para pedir e implantar projetos para a CBTU, tanto no estado quanto nas prefeituras.
17. Geração de trabalho e renda com a implantação de trens turísticos.
18. Estudo para a criação de grupos de mobilidade urbana com apoio do CREA.
ESTRADA DE FERRO MAUÁ: Projeto de Reativação
19. Prioridade na revitalização da 1ª ferrovia brasileira, não apenas uma reforma, que já foram quatro e depois volta à estaca zero.
20. O planejamento foi dividido em módulos:
o Reconstrução do cais e entorno.
o Revitalização da via em duas fases.
o Chegada ao cais pelo trajeto original via Baía de Guanabara, partindo da Praça Mauá ou Praça XV. Para isto é necessária a dragagem de parte do caminho, o que depende de altos investimentos.
EXPRESSO IMPERIAL: Reativação da Ligação Petrópolis Rio
21. Implantação do leito original, outrora Estrada Real (caminho novo).
22. Partida da estação Barão de Mauá até próximo à Rua Teresa, diariamente como trem regional e final de semana compartilhando com o turismo.
23. Parceria com a Supervia para utilização do leito.
TURISMO FERROVIÁRIO.
24. Necessidade de projetos a nível estadual e nacional.
25. Mobilização da sociedade.
26. Concursos escolares para divulgação do patrimônio existente e do próprio sistema ferroviário a ser implantado e modernizado.
27. Implantação nos municípios que dispuserem de acervo de exposições e/ ou museu.
28. Trem noturno de passageiros da Vale.
O TREM DE ALTA VELOCIDADE RIO SÃO PAULO
29. Escolha do melhor traçado e paradas baseados na técnica e na economia e não política.
30. Escolha da melhor e mais recente tecnologia, não cometer os erros do passado em adquirir modelos ultrapassados.
31. Apresentação do MAGLEV Cobra (urbano) e MAGLEV BR (alta velocidade).
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Aberto a debates.