[Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Estação 1
Enviado: 25 Abr 2009, 13:16
Nome: 1
Inauguração: 29/05/2008 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Governo do Estado do Rio de Janeiro (2008-Atualmente)
Características: Assento, Lixeiras.
Assessibilidade: Rampas.
Este sábado (25/04/2009) eu fui ao Morro Santa Marta fotografar o sistema de plano inclinado da comunidade, inaugurado ano passado pelo Governo do Estado. Eu tinha muita curiosidade de conhecer o sistema de planos inclinados da favela, e me senti seguro para ir após as notícias de que realmente a pacificação promovida pela Polícia Militar através da instalação da UPP tinham sido eficazes.
Fotografei com detalhes cada uma das cinco estações que compõe este interessante sistema sobre trilhos. Quem quiser acompanhar na ordem que eu segui pelas estações deverá ver os threads na seguinte sequencia: Estação 1, Estação 3, Estação 5, Estação 4 e Estação 2.
Antes de subir o morro, fui ao 2º Batalhão de Polícia Militar, que fica nas proximidades da favela. Lá fui informado por um tenente que o morro estava seguro. Mesmo assim encontrei uma viatura estacionada em um dos acessos da favela e me informei novamente: os policiais da viatura me disseram o mesmo, que não havia perigo.
Vale ressaltar que de fato não me senti ameaçado em nenhum momento dentro da favela. Todas as pessoas que pedi informações foram bastante gentis comigo.
O sistema é em via singela e funciona com contrapesos. Motores puxam o contrapeso, que movimenta o carro do plano inclinado. Funciona como subir um balde por meio de cordas e roldanas. O sistema conta com duas vias na realidade: uma no trecho Estação 1 x Estação 3 e outra no trecho Estação 3 x Estação 5. Naturalmente é necessário fazer a baldeação na Estação 3, contudo a sincronia dos carros é impressionante: sempre estão juntos na Estação 3, então na prática ninguém desembarca na Estação 3 e fica aguardando o outro carro descer para embarcar porque ele já está lá. A frota conta com apenas esses dois carros, um para cada trecho. O acesso ao sistema é gratuito.
O sistema possui 340 metros [1] e o percurso total (Estação 1 x Estação 5) é completado em 10 minutos.
Então eu subi o morro, perguntando onde se localizava a primeira estação do plano inclinado (os moradores o chamam de "bonde") e foi fácil encontrá-la.
Foto 1: Placa do plano inclinado
Foto 2:
Foto 3: A pequena Estação 1. Todas as estações deste sistema são parecidas
Foto 4: Todas as estações contam com rampas de acesso
Foto 5: Frontal
Foto 6: A via é singela. Notem que são dois trilhos - pelo de cima, mais largo, corre o plano inclinado e pelo de baixo corre o contrapeso que move o sistema
Foto 7: Placa de inauguração
Foto 8: Este portão é aberto pelo condutor quando o carro chega à estação para que seja feito o embarque e desembarque
Foto 9: O contrapeso na Estação 1. Isso significa que o carro estava na Estação 3
Foto 10:
Foto 11: Azulejos brancos fazem o acabamento da Estação 1
Foto 12: Passageiros aguardam para embarcar
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16: As rampas de acesso à Estação 1, por outro ângulo
Foto 17:
Foto 18: O plano inclinado se aproximando
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21: Eu embarquei e a Estação 1 foi ficando para trás
Foto 22:
Subi direto para a Estação 3.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza em 25/04/2009
Referências Bibliográficas
[1] Jornal do Brasil. Estado inaugura plano inclinado no Dona Marta, 29/05/2008
Inauguração: 29/05/2008 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Governo do Estado do Rio de Janeiro (2008-Atualmente)
Características: Assento, Lixeiras.
Assessibilidade: Rampas.
Este sábado (25/04/2009) eu fui ao Morro Santa Marta fotografar o sistema de plano inclinado da comunidade, inaugurado ano passado pelo Governo do Estado. Eu tinha muita curiosidade de conhecer o sistema de planos inclinados da favela, e me senti seguro para ir após as notícias de que realmente a pacificação promovida pela Polícia Militar através da instalação da UPP tinham sido eficazes.
Fotografei com detalhes cada uma das cinco estações que compõe este interessante sistema sobre trilhos. Quem quiser acompanhar na ordem que eu segui pelas estações deverá ver os threads na seguinte sequencia: Estação 1, Estação 3, Estação 5, Estação 4 e Estação 2.
Antes de subir o morro, fui ao 2º Batalhão de Polícia Militar, que fica nas proximidades da favela. Lá fui informado por um tenente que o morro estava seguro. Mesmo assim encontrei uma viatura estacionada em um dos acessos da favela e me informei novamente: os policiais da viatura me disseram o mesmo, que não havia perigo.
Vale ressaltar que de fato não me senti ameaçado em nenhum momento dentro da favela. Todas as pessoas que pedi informações foram bastante gentis comigo.
O sistema é em via singela e funciona com contrapesos. Motores puxam o contrapeso, que movimenta o carro do plano inclinado. Funciona como subir um balde por meio de cordas e roldanas. O sistema conta com duas vias na realidade: uma no trecho Estação 1 x Estação 3 e outra no trecho Estação 3 x Estação 5. Naturalmente é necessário fazer a baldeação na Estação 3, contudo a sincronia dos carros é impressionante: sempre estão juntos na Estação 3, então na prática ninguém desembarca na Estação 3 e fica aguardando o outro carro descer para embarcar porque ele já está lá. A frota conta com apenas esses dois carros, um para cada trecho. O acesso ao sistema é gratuito.
O sistema possui 340 metros [1] e o percurso total (Estação 1 x Estação 5) é completado em 10 minutos.
Então eu subi o morro, perguntando onde se localizava a primeira estação do plano inclinado (os moradores o chamam de "bonde") e foi fácil encontrá-la.
Foto 1: Placa do plano inclinado
Foto 2:
Foto 3: A pequena Estação 1. Todas as estações deste sistema são parecidas
Foto 4: Todas as estações contam com rampas de acesso
Foto 5: Frontal
Foto 6: A via é singela. Notem que são dois trilhos - pelo de cima, mais largo, corre o plano inclinado e pelo de baixo corre o contrapeso que move o sistema
Foto 7: Placa de inauguração
Foto 8: Este portão é aberto pelo condutor quando o carro chega à estação para que seja feito o embarque e desembarque
Foto 9: O contrapeso na Estação 1. Isso significa que o carro estava na Estação 3
Foto 10:
Foto 11: Azulejos brancos fazem o acabamento da Estação 1
Foto 12: Passageiros aguardam para embarcar
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16: As rampas de acesso à Estação 1, por outro ângulo
Foto 17:
Foto 18: O plano inclinado se aproximando
Foto 19:
Foto 20:
Foto 21: Eu embarquei e a Estação 1 foi ficando para trás
Foto 22:
Subi direto para a Estação 3.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza em 25/04/2009
Referências Bibliográficas
[1] Jornal do Brasil. Estado inaugura plano inclinado no Dona Marta, 29/05/2008