[Plano Inclinado do Morro Santa Marta] Estação 3
Enviado: 25 Abr 2009, 14:05
Nome: 3
Inauguração: 29/05/2008 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Governo do Estado do Rio de Janeiro (2008-Atualmente)
Características: Assento, Lixeiras.
Assessibilidade: Rampas.
Saindo da Estação 1, eu fui direto para a Estação 3.
Como a via é singela, se eu tivesse ido para a Estação 2, teria que aguardar o plano inclinado descer novamente à Estação 1, para depois subir para me levar à Estação 3. Além do mais, eu estava com muita vontade de chegar logo até a Estação 5 porque queria saber como era a vista e ver quanto tempo levaria para ir da Estação 1 até a Estação 5: são aproximadamente 10 minutos.
Algo que eu não sabia é que havia necessidade de baldeação. Eu acreditava que era apenas uma via singela direto ligando todas as estações. Mas na verdade existem duas vias singelas que fazem o trecho Estação 1 x Estação 3 e Estação 3 x Estação 5. Contudo a sincronia entre os carros do plano inclinado é impressionante: eles sempre chegam juntos à Estação 3, portanto um passageiro que more na parte mais alta do morro (Estação 5) não aguarda na Estação 3 até que o carro da outra via desca porque ele já está lá.
Foto 1: Fachada:
Foto 2: O plano inclinado do trecho Estação 3 x Estação 5
Foto 3: Frontal
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6: Plano inclinado subindo rumo à Estação 5
Foto 7:
Foto 8: Embarque e desembarque no plano inclinado sentido Estação 1
Foto 9: Dentro desta casa de máquinas existe o motor que movimenta o contrapeso da via Estação 1 x Estação 3
O motor que movimenta o trecho Estação 3 x Estação 5 se localiza na Estação 5.
Foto 10: O plano inclinado desce rumo à Estação 1
Foto 11:
Foto 12: Vista da Estação 3
Foto 13:
Foto 14: O contrapeso na Estação 3. Isso significa que o plano inclinado desta via atingiu a Estação 5
Foto 15: Molas
Foto 16: Via
Foto 17:
Foto 18: O contrapeso subindo: o plano inclinado está descendo
Notem a sincronia. As fotos a seguir foram tiradas em sequencia.
Foto 19: Plano inclinado na Estação 2
Foto 20: Na outra via, o plano inclinado se aproxima da Estação 3
Foto 21: Plano inclinado já quase na Estação 3
Foto 22: E o outro também. Chegaram quase juntos
Foto 23: Plano inclinado estacionado na via sentido Estação 5. Eu embarquei
Foto 24:
Segui rumo à Estação 5.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-24 por Renan Souza em 25/04/2009
Referências Bibliográficas
[1] Jornal do Brasil. Estado inaugura plano inclinado no Dona Marta, 29/05/2008
Inauguração: 29/05/2008 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Governo do Estado do Rio de Janeiro (2008-Atualmente)
Características: Assento, Lixeiras.
Assessibilidade: Rampas.
Saindo da Estação 1, eu fui direto para a Estação 3.
Como a via é singela, se eu tivesse ido para a Estação 2, teria que aguardar o plano inclinado descer novamente à Estação 1, para depois subir para me levar à Estação 3. Além do mais, eu estava com muita vontade de chegar logo até a Estação 5 porque queria saber como era a vista e ver quanto tempo levaria para ir da Estação 1 até a Estação 5: são aproximadamente 10 minutos.
Algo que eu não sabia é que havia necessidade de baldeação. Eu acreditava que era apenas uma via singela direto ligando todas as estações. Mas na verdade existem duas vias singelas que fazem o trecho Estação 1 x Estação 3 e Estação 3 x Estação 5. Contudo a sincronia entre os carros do plano inclinado é impressionante: eles sempre chegam juntos à Estação 3, portanto um passageiro que more na parte mais alta do morro (Estação 5) não aguarda na Estação 3 até que o carro da outra via desca porque ele já está lá.
Foto 1: Fachada:
Foto 2: O plano inclinado do trecho Estação 3 x Estação 5
Foto 3: Frontal
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6: Plano inclinado subindo rumo à Estação 5
Foto 7:
Foto 8: Embarque e desembarque no plano inclinado sentido Estação 1
Foto 9: Dentro desta casa de máquinas existe o motor que movimenta o contrapeso da via Estação 1 x Estação 3
O motor que movimenta o trecho Estação 3 x Estação 5 se localiza na Estação 5.
Foto 10: O plano inclinado desce rumo à Estação 1
Foto 11:
Foto 12: Vista da Estação 3
Foto 13:
Foto 14: O contrapeso na Estação 3. Isso significa que o plano inclinado desta via atingiu a Estação 5
Foto 15: Molas
Foto 16: Via
Foto 17:
Foto 18: O contrapeso subindo: o plano inclinado está descendo
Notem a sincronia. As fotos a seguir foram tiradas em sequencia.
Foto 19: Plano inclinado na Estação 2
Foto 20: Na outra via, o plano inclinado se aproxima da Estação 3
Foto 21: Plano inclinado já quase na Estação 3
Foto 22: E o outro também. Chegaram quase juntos
Foto 23: Plano inclinado estacionado na via sentido Estação 5. Eu embarquei
Foto 24:
Segui rumo à Estação 5.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-24 por Renan Souza em 25/04/2009
Referências Bibliográficas
[1] Jornal do Brasil. Estado inaugura plano inclinado no Dona Marta, 29/05/2008