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CPTM vai ceder linha à iniciativa privada

Enviado: 28 Abr 2009, 08:42
por AGV
27/04/2009 - O Estado de SP

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de São Paulo vai conceder a uma empresa (ou grupo empresarial) a responsabilidade de assumir por 30 anos a renovação e reforma da frota de trens e a execução de serviços de manutenção nas composições de uma de suas linhas, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A concorrência será internacional e, na prática, uma forma de terceirização.

Três grupos e empresas estrangeiras - Hyundai Roten, Mitsiu e Mitsubishi, todos fabricantes de trens e material ferroviário - já demonstraram interesse em participar. Dependendo do resultado, o projeto poderá ser estendido a outras linhas.

A proposta inicial contempla a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), de 35 quilômetros, a mais rentável do sistema de trilhos. Com movimento diário de cerca de 392 mil passageiros, responde por 22% da arrecadação com as passagens. Apesar do grande movimento, a linha atualmente opera com trens antigos, herdados da extinta Ferrovias Paulistas S.A. (Fepasa), uma das empresas que deram origem à CPTM. As composições, de origem franco-brasileira, rodam desde 1978.

A CPTM, por enquanto, não dá mais detalhes sobre o projeto, alegando segredo de edital, mas diz que o processo, aberto em outubro, faz parte do plano de expansão e modernização do sistema na Grande São Paulo. O tema é mostrado em propaganda do governo na TV como uma das principais realizações da gestão José Serra (PSDB).

A CPTM trabalha com a hipótese de o contrato ser assinado até o dia 20 de maio. Já está acertado que o grupo vencedor ficará responsável, numa primeira etapa, por reformar 12 dos trens atuais, que passaram pela última reforma em 2000. O vencedor terá prazo de um ano. A partir do 13º mês, um trem reformado deve ser entregue por mês. Uma das novidades será a instalação de ar-condicionado nas composições.

Na segunda fase, do 22º ao 26º mês, deverão ser entregues 24 trens novos, cuja responsabilidade pela compra será totalmente da concessionária. Na terceira fase, a partir do 21º ano de concessão, a vencedora da licitação deverá trazer mais 12 trens novos, substituindo os 12 reformados na primeira etapa.

A remuneração será feita pela CPTM de acordo com a velocidade da disponibilização de trens reformados e novos e indicadores de desempenho operacional da linha, incluindo a receita das passagens. Os primeiros benefícios serão os seguintes: o intervalo entre os trens deverá cair dos atuais 7 minutos para 5; e a média de usuários por dias úteis deverá crescer de 392 mil para 480 mil, disse o diretor da CPTM, Sérgio Luís Gonçalves Pereira.

Alphaville - Estações da Linha 8 também devem passar por reforma e há uma reivindicação no município de Barueri de que a linha chegue até Alphaville, por meio de ligação com a Estação Antonio João ou Barueri. O trajeto apresenta alta demanda de transporte coletivo por ônibus, por conta de pessoas que residem em Barueri e em Carapicuíba e trabalham no centro comercial do bairro, onde estão instaladas grandes empresas.

Manutenção da via seria essencial para a redução do headway e constar nesta PPP.

Até porque uma coisa está diretamente relacionada a outra e pelo menos uma das variáveis que não podem ficar de fora de um headway baixo.

Re: CPTM vai ceder linha à iniciativa privada

Enviado: 28 Abr 2009, 13:10
por Tiago Costa
O título dessa reportagem é muito exagerado. A PPP é apenas para a frota da Linha 8, e vai ser parecida com os contratos de manutenção terceirizada que já existem para os trens das séries 2000 (Fases I e II), 2100 e 3000. Mas vai ser diferente dessas porque no caso das já existentes, as empresas precisam fazer apenas a manutenção dos trens já existentes, enquanto que nessa PPP, a empresa terá que reformar 12 dos trens da série 5000, para ficarem no padrão atual da CPTM (ar refrigerado, taxa de motorização de 50%, formação de 8 carros, motores AC controlados por IGBTs, etc), e comprar mais 24 trens. Mas a operação e a manutenção da Linha 8 continuará a cargo da CPTM. Na prática, será como se a empresa "alugasse" os trens para a CPTM, e receberá uma remuneração para cada trem que ela deixar disponível para a operação. Com isso, a empresa vai ter que buscar o lucro fazendo com que o maior número possível de trens fique disponível para a operação, e tornar a manutenção desses trens a mais eficiente possível, para que ela não tenha gastos desnecessários.

Re: CPTM vai ceder linha à iniciativa privada

Enviado: 28 Abr 2009, 15:09
por AGV
^^

É, senão vão aparecer trens escrito "JR" bem grande neles, caso os japs ganhem a licitação. :lol:

Então, mas pelo que está dizendo, a manutenção de via ficará a cargo da CPTM (Que mesmo assim, poderão dar mais atenção à manutenção adequada de via, desta forma)

abss! okk

Re: CPTM vai ceder linha à iniciativa privada

Enviado: 28 Abr 2009, 22:02
por Hugojr
Esta vai ser uma excelente oportunidade para quem quer trabalhar na ferrovia e, com certeza, irá valorizar a mão de obra do ferroviário.

Re: CPTM vai ceder linha à iniciativa privada

Enviado: 29 Dez 2009, 14:22
por Hugojr
Ao que parece o pregão teve a proposta da CAF como vencedora, que agora está na parte de análise da documentação pra divulgação do resultado.
Os trens especificados no edital casam direitinho com as especificações dos trens que já estão sendo fabricados para a CPTM em Hortolândia.
Será que teremos uma Super-Frota da CPTM padronizada com trens da CAF nos moldes da linha 8 e os fepasôes??

Re: CPTM vai ceder linha à iniciativa privada

Enviado: 29 Dez 2009, 19:31
por Tiago Costa
Esse "casamento" acontece porque a CPTM especifica de forma igual os trens novos, principalmente após a aquisição dos 2000. Essa especificação pode tanto ser atendida imediatamente pela CAF quanto pela Alstom. Outras fornecedoras podem também atender a essas especificações, mas aí teriam que desenvolver o projeto primeiro. Mas todas têm capacidade de atender à entrega da CPTM, não só a CAF.