Página 1 de 3
Enviado: 11 Jun 2008, 17:09
por cataclism2
renanfsouza escreveu:Esse é um dos tópicos mais legais de estações que eu já vi.
Mandou muito bem como sempre Lipe :o
Eduardo escreveu:Tópico muito bom mesmo. É muito legal visitar Paranapiacaba com neblina, mas eu queria também conseguir pegar a cidade sem nuvens assim e ver aquelas pontes da ferrovia e Cubatão lá embaixo. As fotos 1 e 2 já mataram minha curiosidade, mas quem sabe um dia eu consigo ir lá sem neblina... valeu Lipe! :o
cacobianchi escreveu:Belíssimas fotos, Lipe, ótimo tópico.
Já estive duas vezes em Paranapiacaba e morro de vontade de voltar lá. Na primeira vez fui de trem, numa parada para a troca de locomotivas, num trajeto turístico entre Mogi das Cruzes e Santos (que não existe mais). Na outra vez, bem mais recente, eu fui de carro.
Na 2ª foto é possível ver as três linhas que ligam o planalto ao litoral, sendo que apenas uma delas é operante.
É uma pena ver aquelas composições largadas apodrecendo no tempo. Tomara que um dia os trens de passageiros voltem a circulara por ela.
lipe_andreense escreveu:cacobianchi escreveu:Na 2ª foto é possível ver as três linhas que ligam o planalto ao litoral, sendo que apenas uma delas é operante..
Na verdade são apenas duas linhas, a 3ª (a mais acima) é só um corte sem nada, uma trilha para operarios, eu acho.
Enviado: 11 Jun 2008, 17:11
por cataclism2
cacobianchi escreveu: a atual ferrovia utiliza a Serra Velha ou a Serra Nova?
lipe_andreense escreveu:A cremalheira utiliza o leito da Serra Velha
LANDRAIL escreveu:e o sistema funicular????
ainda está preservado???
lipe_andreense escreveu:O sistema finicular foi desativado em 1982 em não pode mais ser usado (nem seria viável)
LANDRAIL escreveu:[D.S.R] David SR escreveu:Muito legal mesmo, parabéns Lipe, excelênte documentário. :o
Mas ficou uma dúvida, o que seria este sistema funicular?
é como se fosse um cabo que se prendia nas locomotivas evitando que elas decessem a serra como uma montanha russa!!!!!
era utilizado para puxar os trens!!!!!
Enviado: 11 Jun 2008, 17:12
por cataclism2
lipe_andreense escreveu:LANDRAIL escreveu:lipe_andreense escreveu:O sistema finicular foi desativado em 1982 em não pode mais ser usado (nem seria viável)
eu sei que foi desativado, eu queria saber se o trecho foi substituido por cremalheira ou foi abandonado e "preservado"!!!!
Bom, esta tudo no texto mas eu explico:
Foi construído o 1º sistema em 1867. Em 1900 foi construído a 2ª linha, que foi apelidada de Serra Nova, enquanto o outro ficou como Serra Velha
Em 1970 a cremalheira foi instalada no lugar da Serra Velha
A Serra Nova continuou operando até 1982, com fins turísticos, até que foi fechada e assim permanece até hoje, intocada.
Só há uma linha com cremalheira, a que era a Serra Velha
Vinicius escreveu:Excelente tópico. Parabéns. Fotos muito boas e o relato foi bem legal. Uma dúvida: quem está morando naquele carro da Fepasa?
lipe_andreense escreveu:Um segurança que dorme ali para cuidar do carro e da área do museu
Como chegar a Piranapiacaba.
Enviado: 20 Jun 2008, 16:55
por cataclism2
Como chegar a Piranapiacaba. Outro mapa oferecido pelo amigo McGiclioti, o Marquês da Phunicular
, participante da lista da EFB_M.
Enviado: 20 Jun 2008, 16:58
por AGV
É, ou seja: Para andar de trem em Paranapiacaba, você tem de pegar um ônibus, mesmo tendo trilhos de Rio Grande da Serra até Paranapiacaba....
aiai......
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 25 Mar 2009, 20:11
por Pastore
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 25 Mar 2009, 20:28
por Vicente
Paranapiacaba é impressionante...
Obrigado, Pastore!
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 26 Mar 2009, 01:33
por Gustavodc
A 2° foto ficou ótima.
Sobre o carro-dormitório da Fepasa, ele tem uma história legal.
Esse carro foi leiloado e iam partir ele e vender como sucata.
O pessoal da ABPF tem uns contatos na CPTM e levou o carro pra Paranapiacaba na calada da noite.
E assim ele está a salvo em Paranapiacaba.
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 26 Mar 2009, 10:29
por Pablo ITT
Muito bom mesmo.
app app app app
Tanto as fotos novas quanto as antigas.
Percebemos como ainda tem gente querendo preservar a nossa história.
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 26 Mar 2009, 11:11
por AGV
Pastore, muito obrigado pelas belas imagens.
Nesta, podemos ver dois vagões da Ultragaz.
Sem falar que literalmente, me "transporto" pro local, nestas imagens, vendo ali o cotidiano, imortalizado na foto.
Fico imaginando quem eram aquelas pesoas, o que faziam naquele momento, etc ec etc.....
abssss
Obrigado!
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 26 Mar 2009, 12:31
por Evandro
Gustavodc escreveu:A 2° foto ficou ótima.
Sobre o carro-dormitório da Fepasa, ele tem uma história legal.
Esse carro foi leiloado e iam partir ele e vender como sucata.
O pessoal da ABPF tem uns contatos na CPTM e levou o carro pra Paranapiacaba na calada da noite.
E assim ele está a salvo em Paranapiacaba.
E atualmente esse carro-dormitório é usado como "base" para os vigias da ferrovia.
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 26 Mar 2009, 12:34
por AGV
Logo ví, pela "cama desarrumada", que alguém usava ali.
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 26 Mar 2009, 12:42
por Vicente
Essa foto é de época próxima daquelas que postei aqui (
http://www.tgvbr.seuhost.net/phpBB3/vie ... f=5&t=1555 ), dos vagões da Ultra na antiga fábrica do bairro do Ipiranga, onde será o Pátio Tamanduateí da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
O vagão certamente estava em trânsito entre a RPBC /porto de Santos/nossa base de Santos, e a base do Ipiranga/ Utingás, na divisa de Santo André e São Caetano.
Essa foto dá um pouco da história da empresa onde trabalho num lugar que está quase sendo patrimônio histórico da humanidade.
EDIT: Conversando hoje com um consultor (ex-gerente, com mais de 30 anos de companhia), ele me contou uma coisa que não sabia:saíam trens com botijões de Santos e iam para o Paraná, pela via da EFS!!! Mas dessas pranchas, não há fotos...
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 26 Mar 2009, 17:59
por Pablo ITT
Absurdamente maravilhoso.
Aqula foto antiga meio amarronsada é fantástica. As coloridas nem se fala.
parabéns.
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 26 Mar 2009, 18:15
por Lopes
Tópico muito bem redigido...
Conta praticamente a história de Paranapiacaba.
Eu sempre busco novas informações, outro dia, cheguei a saber de histórias sobrenaturais...
Alguém tem conhecimento sobre este assunto em Paranapiacaba??
Tenho medo de fantasma... Se não ia atrás saber, mas não ia passar a noite lá nem que me paguem!
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 27 Mar 2009, 00:21
por Gustavodc
Isso é patrimônio histórico e natural do mundo e a MRSsaco quer meter uma esteira ridícula. Mas ridíiculo só o contrato de concessão.
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 19 Mai 2009, 01:06
por Ravelli
Sou novato na área e fui p/ Paranapiacaba pela última vez acho que na metade dos anos 90, mas me tirem a dúvida, a estação de passageiros não recebe mais passageiros desde 2001?? Pq a estação não é mais servida?? Tenho boa parte das minhas lembranças ferroviárias no trecho de SP para lá...
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 19 Mai 2009, 10:18
por Vicente
Ravelli,
Primeiro, bem vindo ao fórum! Passe pelo tópico de apresentação, pra o pessoal lhe conhecer.
A extensão foi removida por "falta de demanda". Hoje, pra chegar a Paranapiacaba de transporte coletivo, vai-se de trem até Rio Grande da Serra, e de lá, de ônibus... (Há também uma linha que segue a Santo André, pela Perimetral, se não me engano. )
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 19 Mai 2009, 16:05
por Ravelli
Vicente A.O.Junior escreveu:
Ravelli,
Primeiro, bem vindo ao fórum! Passe pelo tópico de apresentação, pra o pessoal lhe conhecer.
A extensão foi removida por "falta de demanda". Hoje, pra chegar a Paranapiacaba de transporte coletivo, vai-se de trem até Rio Grande da Serra, e de lá, de ônibus... (Há também uma linha que segue a Santo André, pela Perimetral, se não me engano. )
Valeu pela resposta Vicente, foi chato ver aqui q um lugar q marcou minha infância agora só posso ir de carro.
Abraço.
Re: Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Parte 1)
Enviado: 19 Mai 2009, 22:42
por Pranda
Legal o Ravelli ter ressuscitado o tópico, eu não tinha visto ele ainda, maravilhoso, adorei, parabéns a todos que contribuiram.