Página 1 de 1
[Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 01 Jun 2009, 14:22
por Pablo ITT
Revista Ferroviária
_______________________________________________________________________________
Uma linha abandonada há 20 anos
30/05/2009 - O Globo
Cerca de 2.500 pessoas utilizam, todos os dias, o trem que vai de Saracuruna a Guapimirim, passando por Magé. Elas viajam em vagões fabricados nas décadas de 70 e 80. Apitos a cada estação, cheiro de óleo diesel e paisagens verdes completam o clima bucólico.
Apesar da atmosfera de serenidade, ao serem questionados sobre as condições da linha, os passageiros têm reclamações.
Eles se queixam da má conservação dos vagões, do longo intervalo entre as viagens — são apenas três em cada direção por dia — e da falta de avisos quando há mudanças de horários. A passagem custa R$ 0,60, enquanto viajar de ônibus no mesmo trecho, pode chegar a R$ 7,50.
— Só pego por causa do preço. Os horários são péssimos, esses vagões são imundos, nem têm portas — diz a dona de casa Dalva dos Santos.
A empregada doméstica Dulcinéia Rocha, que viajava acompanhada da filha Ingrid, de 4 anos, reclamou de falhas de comunicação:
— Hoje (dia 22), por exemplo, só avisaram que o trem não iria até Guapimirim, por causa de obras, quando já estava no vagão. Não tenho dinheiro e não sei o que vou fazer em Magé.
A linha é a única do estado que não foi privatizada e é operada pela Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística (Central). O diretor de engenharia da empresa, Fábio Tepedino, admite que durante duas décadas o trecho esteve abandonado, mas lembra que R$ 8 milhões estão sendo investidos atualmente, em fixação de trilhos, recuperação de pontes férreas e capina. As obras começaram em agosto do ano passado e devem terminar no fim de junho, acrescenta ele.
— A linha esteve um pouco esquecida, os trens estão muito ruins, e a Secretaria de Transportes está muito empenhada em conseguir vagões melhores. Quando a reforma terminar, colocaremos mais dois horários — promete Tepedino, afirmando que a Central estuda melhorias no sistema de comunicação para prevenir passageiros sobre atrasos e outros problemas.
______________________________________________________________________________
Achei que esta notícia está atrasada, a imprensa poderia ter dado uma pesquizada aqui no forum que teria notícias mais fresquinhas.
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 01 Jun 2009, 17:25
por André Vasconcellos
Bem esse é um ramal q acho q se fosse bem cuidado daria muita renda mas na situação atual...
Acho q a eletrificação se desse para ser feita seria um ''supositório'' pois quantos passageiros passariam a usar a linha apenas por esse detalhe,mais a rapidez q poderia ser proporcionada...Porém a linha é em bitola métrica,via única com by-pass em algumas paradas(nem estações são
)...
Q a situação melhore o mais rápido possível
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 01 Jun 2009, 18:40
por Brunoraraujo
O Globo não é mole! Afinal ninguém lembrou, mas dia 30 de Maio a CENTRAL fez 8 anos de existência, logo a matéria como presente chegou. Só lembrei porque tenho meu apreço por ela...
Acho que a passagem normal poderia ir a R$ 1,00, sem problemas. Se não me engano é o mesmo valor cobrado desde a criação da mesma, nesse caso não é o preço baixo que vá atrair passageiros e sim conservação. Esses problemas são tão históricos...
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 11 Jun 2009, 08:35
por André Vasconcellos
Mas do que adiantaria colocar a passagem a R$1,00 se não há a devida manutenção?Não existe nem uma oficina para o ramal de Guapimirim aí fica difícil fazer algo pelo ramal,sem contar q muitos devem pular a estação...Por isso q sou a favor de ou a Supervia assumir o ramal e fazer as devidas melhorias(esse deveria ser o certo,pois se ela assumiu o Vila Inhomirim ela poderia assumir tbm o Guapi)ou uma PPP entre a Central e a Supervia para a manutenção e operação do ramal.
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 11 Jun 2009, 14:40
por Haiser
Investimento de apenas
8 milhões.......
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 15 Jun 2009, 09:52
por Renanfsouza
Ramal de Guapimirim.......... Uma ferrovia estacionada no mesmo lugar sem investimentos há décadas. Uma lástima.
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 29 Jun 2009, 12:36
por Nogueiraf
André, tem um tópico da Central em uma comunidade do Orkut, chamada Trens e Ferrovias, onde vários desses aspectos são abordados, inclusive esse do "pessoal deve pular"... Não existe isso, pois a maioria são paradas, não existe muro, bilheteria, nada disso... A passagem é cobrada dentro do trem, por um funcionário da Central e, acredite, não vi ninguém "calotando" o funcionário. Aliás, eu disse nesse tópico que citei, que vejo TODOS os dias na supervia pessoas aplicando o "calote", mesmo com muros altos, etc...
Quanto a oficina, eu não tenho certeza, eu vou até procurar, pois acho que em Guapi há uma oficina sim, foi o que eu observei quando estive lá e acho que já vi umas fotos desta na internet, inclusive de operários no local e tal... Mas não tenho certeza, preciso procurar...
É uma linha cercada de poréns, sempre acho complicado fazer determinados julgamentos dela pois se trata de uma outra realidade, por isso acho que certas comparações não cabem. Mas que muitas melhorias poderiam e deveriam ser feitas, isso é verdade, a principal delas e primordial, na minha humilde opnião, é um aumento no quadro de horários, que é muito carente.
Ah, eu sou super a favor de aplicar uma passagem de R$1,00 heheh...
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 29 Jun 2009, 23:00
por [D.S.R] David SR
Bem, só uma coisa que eu tenho pra comentar rapidamente, também pude conhecer de perto o ramal de Guapimirim e é realmente assim como a Amanda descreveu, e existe uma oficina de material rodante onde ficam guardados vários carros que são usados na linha, lá eles ainda recebem o mínimo de manutenção necessário para continuarem operando, essa oficina fica junto da estação Guapimirim.
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 30 Jun 2009, 08:42
por Nogueiraf
Pois é, David, então eu estava certa mesmo hehe.. Inclusive eu mesma tenho fotos dessa oficina, da ocasião em que estive em Gaupimirim, aparecendo até um dos operários do local. Só não quis dar a certeza antes porque é tanta informação na minha cabeça, que as vezes eu confundo mesmo... hehe
Fotos do Latuff, em 2004, da oficina:
http://fotografiaferroviari.deviantart. ... 17-5375699
http://fotografiaferroviari.deviantart. ... 18-5375745
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 30 Jun 2009, 12:41
por Pablo ITT
Para mim esta região depois de Campos Elíseos é uma das regiões mais agradáveis em termos de baixada ( baixada no sentido de planície entre o mar e as montanhas, que começa lá em Itaguaí e vai até Rio Bonito), o leito já existe só falta transporte decente e quem sabe empreendimentos imobiliários como um que estão fazendo em Nova Iguaçu chamado Cidade Paradiso com moradias de quase todas as classes, área de lazer, comercial, logistica e industrial. Se alguém se interessar posto as imagens mais tarde pois vou ter que sair agora.
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 30 Jun 2009, 14:56
por Nogueiraf
É uma região muito agradável mesmo!!!!
Falei, falei... e acabei não falando algo que eu acho que cerca toda essa questão do "abandono" deste ramal... Acho que não dá pra esperar muitas mudanças pois as empresas rodoviárias não permitiriam isso... Elas aplicam tarifas absurdas (eu paguei Guapimirim-Central 7 reais, enquanto de trem foi 2,45 - parece que a Central tem algum tipo de convênio com a Supervia, pois o funcionário pergunta se você veio da Supervia, se sim, ele não cobra a sua passagem) e, como monopolizam o transporte na região, as pessoas são praticamente obrigadas a pagar esses valores, já que não possuem opção. Portanto, uma melhoria significativa no sistema ferroviário e a inclusão de mais viagens acarretaria numa concorrência enorme para essas empresas de ônibus.
Nenhuma novidade, né? rs...
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 30 Jun 2009, 20:15
por Pablo ITT
Nogueiraf escreveu:É uma região muito agradável mesmo!!!!
Falei, falei... e acabei não falando algo que eu acho que cerca toda essa questão do "abandono" deste ramal... Acho que não dá pra esperar muitas mudanças pois as empresas rodoviárias não permitiriam isso... Elas aplicam tarifas absurdas (eu paguei Guapimirim-Central 7 reais, enquanto de trem foi 2,45 - parece que a Central tem algum tipo de convênio com a Supervia, pois o funcionário pergunta se você veio da Supervia, se sim, ele não cobra a sua passagem) e, como monopolizam o transporte na região, as pessoas são praticamente obrigadas a pagar esses valores, já que não possuem opção. Portanto, uma melhoria significativa no sistema ferroviário e a inclusão de mais viagens acarretaria numa concorrência enorme para essas empresas de ônibus.
Nenhuma novidade, né? rs...
Pois é não é novidade mas agente tem que falar isto o tempo todo não só aqui mas em todo o lugar, encher o saco mesmo, fazer propaganda de boca em boca até todo mundo começar a questionar e pressionar que um dia se chega lá.
Numa simples fila de ônibus comentar:
Puxa se tivéssemos trens descentes como seria mais barato e mais rápido.
Antigamente minha vó levava menos tempo de trem do que eu levo hoje de carro.
Agora que o país já é quase primeiro mundo só falta colocarem trens rápidos pra gente morar longe e sossegado.
E por aí vai ........................
Re: [Notícia] Linha Abandonada
Enviado: 05 Nov 2009, 10:11
por cbtu
bom se eletrificassem esse trecho seria melhor e logico so assim melhoraria imaginem so o 471 passando a 100 km nesse ramal