Página 1 de 2
ES 58 ACi: Nova locomotiva da GE para Vale
Enviado: 04 Jun 2009, 16:26
por cataclism2
Pois é... vi o Citolin, do RailBuss, comentando que estas são as novas "peruanas" que estão na pista de testes da GE no EUA...
Magníficas!
Codinome "ES 58 ACi"
.
Falaram da Vale,
mas pelo jeito o modelo da MRS é o mesmo, logo atrás, na primeira foto.
-
-
-
Link original, com algumas informações (originalmente da RRPictures) e devidos créditos:
http://chessiefan.rrpicturearchives.net ... 070&Page=2
Re: ES 58 ACi: Novas locomotivas da GE para Vale e MRS
Enviado: 04 Jun 2009, 16:49
por Pranda
Curioso, porque "peruanas"?
E porque elas estão em testes desta forma, uma engatada na outra, são 4 locos diferentes?
Re: ES 58 ACi: Novas locomotivas da GE para Vale e MRS
Enviado: 04 Jun 2009, 21:09
por Vicente
Acho, Pranda, que elas são testadas "em turma" assim pra poder testar as conexões entre elas, simulando tração múltipla... É muito comum essas máquinas "pequenininhas" operarem em dupla, trinca ou até quarteto em trens que se perde de vista.
Re: ES 58 ACi: Novas locomotivas da GE para Vale e MRS
Enviado: 04 Jun 2009, 23:12
por Pranda
Muito bacana isso, e acredito que só assim para uma loco da Vale ficar engatada a uma da MRS, não é?
Re: ES 58 ACi: Novas locomotivas da GE para Vale e MRS
Enviado: 05 Jun 2009, 12:04
por Landrail
Pois é, mas a de trás não é MRS não.
é CSX que tem uma pintura bem parecida com a da MRS.
Cara, imagina os testes de tração de uma loco com 5800 HP´s,
Re: ES 58 ACi: Novas locomotivas da GE para Vale e MRS
Enviado: 05 Jun 2009, 12:30
por Vicente
E por falar em teste...
Todos os motores são testados (pelo menos é assim com automóveis e caminhões) para se saber se a potência entregue é a projetada. Imagine o tamaninho do dinamômetro que mede a potência dos motores...
Re: ES 58 ACi: Novas locomotivas da GE para Vale e MRS
Enviado: 05 Jun 2009, 13:40
por Landrail
Bom,mecânica é contigo meu caro Vicente.
Pelo que eu entendo(na minha humilde opinião), e já acompanhei, de longe, aqui em BH nos testes da GE, os testes são relizados levando a locomotiva aos seus extremos, primeiro coloca no "ponto 8" (que é a marcha mais potente da locomotiva) e depois o freio dinâmico no talo, tem uns outros testes dentro da própria GE, acompanhado de engenheiros, técnicos mecânicos e elétricos da GE.
Tem um teste de "amperagem'" pra ver sea loco está "amperando" bem. Se ela passar nos testes ela vai para os "trenzinhos" de 17.000 toneladas de minério sem fazer força.
Re: ES 58 ACi: Novas locomotivas da GE para Vale e MRS
Enviado: 05 Jun 2009, 14:15
por Vicente
Entendi, Land...
Esse teste de amperagem que informou parece muito com um que é feito em geradores, entendo que o pessoal mede a corrente de saída do gerador da loco, que é tocado pelo "motorzinho" diesel. É um meio indireto, com equipamento mais leve e bem menor (um amperímetro é beeeem menor que um dinamômetro - e mais barato
) de se ver a potência do motor.
Re: ES 58 ACi: Novas locomotivas da GE para Vale e MRS
Enviado: 05 Jun 2009, 14:58
por Landrail
Vicente, é verdade a que potência dos motores elétricos são medidos em HP, e os motores hidráulicos em cavalos?
E sempre costumo ouvir os maquinistas dizendo que tal locomotiva "ampera" bem e outra locomotiva "ampera" mal.
Re: ES 58 ACi: Novas locomotivas da GE para Vale e MRS
Enviado: 05 Jun 2009, 15:28
por cataclism2
Landrail escreveu:Pois é, mas a de trás não é MRS não.é CSX que tem uma pintura bem parecida com a da MRS.
Valeu, Land! Já vou modificar o título do tópico
Re: ES 58 ACi: Novas locomotivas da GE para Vale e MRS
Enviado: 05 Jun 2009, 18:08
por Vicente
HP e CV são unidades de potência, assim como o kW
O HP é equivalente a 0,746kW, e o CV dá 0,736kW. O número entre eles é quase igual, é só um que é inglês (o HP, horse power)e o outro, francês (CV, cheval vapeur)
Só que o kW é normalmente associado à potência elétrica, e pode ser obtido da multiplicação da tensão (Volts - V) pela corrente (Ampéres - A).
Por isso, disse que quando se mede a corrente (ou amperagem), está se vendo a potência fornecida indiretamente.
Medir potência em CV, HP ou kW só faz diferença pelo número.
Cara, isso dá uma bela aula de física, e o papo fica longo...
Re: ES 58 ACi: Nova locomotiva da GE para Vale
Enviado: 13 Jun 2009, 13:43
por Landrail
Re: ES 58 ACi: Nova locomotiva da GE para Vale
Enviado: 13 Jun 2009, 15:26
por Jasm1976
lindas locomotivas,a vale realmente investe pesado na inovaçao.
Re: ES 58 ACi: Nova locomotiva da GE para Vale
Enviado: 14 Jun 2009, 01:16
por Pranda
Estas últimas fotos devem ser nos "estates" vindo para cá não?
Re: ES 58 ACi: Nova locomotiva da GE para Vale
Enviado: 14 Jun 2009, 09:59
por Vicente
Bem provável, Pranda.Parece que estão indo ao porto, e logo estarão pelo Brasil.
Land, sabe se elas operararão em MG ou em Carajás?
Re: ES 58 ACi: Nova locomotiva da GE para Vale
Enviado: 14 Jun 2009, 13:28
por Pranda
Legal, adorei a imagem, não canso de ve-la
Re: ES 58 ACi: Nova locomotiva da GE para Vale
Enviado: 14 Jun 2009, 14:24
por Landrail
Dentro de um mês estarão no Brasil.
Vicente elas são da EFC (Carajás).
Re: ES 58 ACi: Nova locomotiva da GE para Vale
Enviado: 14 Jun 2009, 14:36
por Landrail
Pranda escreveu:
Legal, adorei a imagem, não canso de ve-la
Então vai mais uma, essa é destaque do
www.railpictures.net .
Re: ES 58 ACi: Nova locomotiva da GE para Vale
Enviado: 15 Jun 2009, 01:02
por Pranda
Nossa, Show de bola! A Vale é a Vale.
app app app app app app
Re: ES 58 ACi: Nova locomotiva da GE para Vale
Enviado: 15 Jun 2009, 10:26
por Vicente
Vão operar "láááá em cima"!
Trens modernos, com uma capacidade de tração enorme. Só que só minério...
Como eu gostaria de ver uma maquinona dessas levando um cargueiro geral...
.
A EFC é bitola ou métrica?