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[Notícia] Transporte público e a candidatura do Rio
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 822
- Registrado em: 02 Jan 2009, 11:50
- Localização: Rio de Janeiro, RJ
[Notícia] Transporte público e a candidatura do Rio
JB de Hoje.
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Transporte público e a candidatura do Rio
Marcus Quintella
engenheiro
Os dois quesitos mais importantes para o sucesso da candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016 são segurança pública e transporte público. Vou comentar um pouco sobre esse último, cujas dificuldades para a implementação de projetos sustentáveis e duradouros são notórias e cumulativas. Além disso, existe a histórica escassez de recursos para investimentos em infraestrutura de transporte público, que tem provocado uma acentuada redução da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras, especialmente o Rio de Janeiro, que não é contemplado com novos projetos de transporte público há muito tempo.
Para ser indicada como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Ministério dos Esportes precisa apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) um dossiê com as melhores opções de transporte público para a cidade do Rio de Janeiro. A palavra-chave para a vitória é legado, ou seja, os projetos devem ser consistentes, exequíveis, economicamente viáveis, integrados, socialmente justos e com grande vida útil, para que possam servir à população carioca por muitos e muitos anos.
Estamos no meio de 2009 e faltam apenas sete anos e meio para a época da Olimpíada de 2016, tempo suficiente para a execução de grandes projetos de transporte público, desde que sejam iniciados, no máximo, no começo de 2010. Cabe lembrar que o Rio de Janeiro ainda não conta com um sistema de transporte público de qualidade e terá que construir novos projetos e, ao mesmo tempo, melhorar e modernizar a infraestrutura atual para suportá-los.
Antes dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro sediará outros eventos internacionais importantes, como os V Jogos Mundiais Militares, em 2011, a Copa das Confederações, em 2013 e, provavelmente, a final da Copa do Mundo de futebol, em 2014. Esses eventos poderão servir como teste para os projetos olímpicos que estiverem prontos.
Quanto aos projetos que devem integrar o dossiê olímpico, entendo que as opções de transporte deverão atender às necessidades de longo prazo da cidade do Rio de Janeiro e estar de acordo com os planos de desenvolvimento viário do município. Os projetos devem priorizar os corredores Barra–Deodoro, Barra–Penha e Barra–Zona Sul, sempre privilegiando o transporte de massa para atender a demanda da população e dos espectadores dos Jogos Olímpicos. Entendo como transporte de massa as opções sobre trilhos, ou seja, trens, metrô e VLT, que, por definição, representarão um legado importante para a cidade, por longo tempo. Esses projetos sobre trilhos devem vir acompanhados por soluções para a infraestrutura viária e o trânsito da cidade, como sinalização moderna e controle de tráfego inteligente. Nos corredores com menor demanda, pode-se adotar o transporte sob pneus em faixas exclusivas, como o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Em complemento, devem ser sugeridos projetos de transporte alimentadores desses corredores, sobre pneus, e o plano de reorganização do atual sistema de ônibus urbano da cidade.
O Rio de Janeiro precisa de um sistema de transporte público de verdade, há décadas, independentemente dos Jogos Olímpicos. Esse sistema deve ser competente, abrangente e integrado, com veículos, vias, terminais e todas as partes necessárias para proporcionar a mobilidade da população com segurança, conforto, velocidade e modicidade. Isso é um direito do cidadão e um dever do estado.
Por fim, vale a pena lembrar o fracasso do Pan 2007, no quesito do transporte público, que nenhum legado deixou para o Rio de Janeiro, a não ser as faixas coloridas pintadas nas principais vias da cidade e que servem para nada. Penso que a dimensão dos Jogos Olímpicos é muito maior do que os Jogos Pan-Americanos e as exigências do COI não devem ser desprezadas ou mitigadas. Agora não haverá espaço para erros, pois o negócio é sério e envolverá milhões de reais de dinheiro público, que devem ser aplicados para o sucesso da Olimpíada na cidade e ter como objetivo maior o legado de importantes benefícios sociais e de melhoria da qualidade de vida da população do Rio de Janeiro. Boa sorte, Cidade Maravilhosa!
Terça-feira, 19 de Maio de 2009 - 00:00
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Não faltam alertas para evitar o caos não só no Rio mas como em todas as capitais.
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Transporte público e a candidatura do Rio
Marcus Quintella
engenheiro
Os dois quesitos mais importantes para o sucesso da candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016 são segurança pública e transporte público. Vou comentar um pouco sobre esse último, cujas dificuldades para a implementação de projetos sustentáveis e duradouros são notórias e cumulativas. Além disso, existe a histórica escassez de recursos para investimentos em infraestrutura de transporte público, que tem provocado uma acentuada redução da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras, especialmente o Rio de Janeiro, que não é contemplado com novos projetos de transporte público há muito tempo.
Para ser indicada como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, o Ministério dos Esportes precisa apresentar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) um dossiê com as melhores opções de transporte público para a cidade do Rio de Janeiro. A palavra-chave para a vitória é legado, ou seja, os projetos devem ser consistentes, exequíveis, economicamente viáveis, integrados, socialmente justos e com grande vida útil, para que possam servir à população carioca por muitos e muitos anos.
Estamos no meio de 2009 e faltam apenas sete anos e meio para a época da Olimpíada de 2016, tempo suficiente para a execução de grandes projetos de transporte público, desde que sejam iniciados, no máximo, no começo de 2010. Cabe lembrar que o Rio de Janeiro ainda não conta com um sistema de transporte público de qualidade e terá que construir novos projetos e, ao mesmo tempo, melhorar e modernizar a infraestrutura atual para suportá-los.
Antes dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro sediará outros eventos internacionais importantes, como os V Jogos Mundiais Militares, em 2011, a Copa das Confederações, em 2013 e, provavelmente, a final da Copa do Mundo de futebol, em 2014. Esses eventos poderão servir como teste para os projetos olímpicos que estiverem prontos.
Quanto aos projetos que devem integrar o dossiê olímpico, entendo que as opções de transporte deverão atender às necessidades de longo prazo da cidade do Rio de Janeiro e estar de acordo com os planos de desenvolvimento viário do município. Os projetos devem priorizar os corredores Barra–Deodoro, Barra–Penha e Barra–Zona Sul, sempre privilegiando o transporte de massa para atender a demanda da população e dos espectadores dos Jogos Olímpicos. Entendo como transporte de massa as opções sobre trilhos, ou seja, trens, metrô e VLT, que, por definição, representarão um legado importante para a cidade, por longo tempo. Esses projetos sobre trilhos devem vir acompanhados por soluções para a infraestrutura viária e o trânsito da cidade, como sinalização moderna e controle de tráfego inteligente. Nos corredores com menor demanda, pode-se adotar o transporte sob pneus em faixas exclusivas, como o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Em complemento, devem ser sugeridos projetos de transporte alimentadores desses corredores, sobre pneus, e o plano de reorganização do atual sistema de ônibus urbano da cidade.
O Rio de Janeiro precisa de um sistema de transporte público de verdade, há décadas, independentemente dos Jogos Olímpicos. Esse sistema deve ser competente, abrangente e integrado, com veículos, vias, terminais e todas as partes necessárias para proporcionar a mobilidade da população com segurança, conforto, velocidade e modicidade. Isso é um direito do cidadão e um dever do estado.
Por fim, vale a pena lembrar o fracasso do Pan 2007, no quesito do transporte público, que nenhum legado deixou para o Rio de Janeiro, a não ser as faixas coloridas pintadas nas principais vias da cidade e que servem para nada. Penso que a dimensão dos Jogos Olímpicos é muito maior do que os Jogos Pan-Americanos e as exigências do COI não devem ser desprezadas ou mitigadas. Agora não haverá espaço para erros, pois o negócio é sério e envolverá milhões de reais de dinheiro público, que devem ser aplicados para o sucesso da Olimpíada na cidade e ter como objetivo maior o legado de importantes benefícios sociais e de melhoria da qualidade de vida da população do Rio de Janeiro. Boa sorte, Cidade Maravilhosa!
Terça-feira, 19 de Maio de 2009 - 00:00
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Não faltam alertas para evitar o caos não só no Rio mas como em todas as capitais.
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- COORDENADOR
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
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Re: Transporte público e a candidatura do Rio
Creio que os quesitos prioritários para as Olimpíadas são a L4, o Ramal da Ilha e o TAV. Com esses três imensos empreendimentos as Olimpíadas serão um sucesso.
De quebra até lá suponho que o primeiro trecho da L3 esteja pronto e devidamente integrado às barcas e a polêmica L1A vai estar operando há muito tempo, além da extenção da L1 até a Rua Uruguai. Manguinhos estará modernizada em linha elevada, e quem sabe o teleférico do Complexo do Alemão saia do papel integrado à estação de Bonsucesso... Os trens chineses já estarão operando pela Supervia e metro...
É... Em 7 anos muita coisa pode mudar. Vamos torcer !
De quebra até lá suponho que o primeiro trecho da L3 esteja pronto e devidamente integrado às barcas e a polêmica L1A vai estar operando há muito tempo, além da extenção da L1 até a Rua Uruguai. Manguinhos estará modernizada em linha elevada, e quem sabe o teleférico do Complexo do Alemão saia do papel integrado à estação de Bonsucesso... Os trens chineses já estarão operando pela Supervia e metro...
É... Em 7 anos muita coisa pode mudar. Vamos torcer !
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
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Re: Transporte público e a candidatura do Rio
Concordo com voce, mas acrescento um modal ligando aeroporto do Galeão - Barra via Linha Amarela acho também muito importante. Não sou morador da Barra mas vejo a quantidade de gente que dos subúrbios necessitam chegar lá. As estações do Engenho de Dentro, a nova e desativada Wall Mart e Bonsucesso na Supervia e Del Castilho no metro dariam uma ótima integração. Não sei se só o corredor T-5 em BRT vai dar conta de tudo. Vi recentemente que o Expresso Tiradentes em SP vai adotar trilhos pois os ônibus não estão mais comportando, creio que aqui devido ao atraso em que estamos se fizerem como está programado vai ocorrer a mesma situação.
Seria bom aproveitar a maré para pelo menos deixar o assunto em evidência, porque começar tudo e não terminar nada não é legal.
Quando sou "assaltado" pelos meus filhos que levam o carro, uso muito a ligação Del Castilho - Alvorada, tá sempre cheia e é bem rápida.
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
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Re: Transporte público e a candidatura do Rio
Achei esta montagem que saiu em um jornal.
Estação de Bonsucesso.
Só me preocupa esta quantidade de vidro toda, ou vira uma sauna o vira tiro ao álvaro no vrido.
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- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 120
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- Localização: Uberlândia/MG
Re: Transporte público e a candidatura do Rio
O protótipo sobre os trilhos, estão com uma carrinha francesa....será?
MFPC o mundo gira, a MFPC continua.
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Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
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Re: Transporte público e a candidatura do Rio
Je ne saber pas....
Re: Transporte público e a candidatura do Rio
Eles já se comprometeram a levar o que chamam de Linha 4 (que eu chamaria de "Linha 1C" ) APENAS ATÉ A GÁVEA.
Isso me preocupa porque político costuma fazer promessas acima do realizável. Se dizem que vão fazer apenas até a Gávea, até as Olimpíadas, adeus chance de metrô na Barra em 2016.
A política de transportes do Cabral é um DESASTRE.
E, que piada estação de vidro em Bonsucesso, hein? No máximo deveria ser um bunker.
Isso me preocupa porque político costuma fazer promessas acima do realizável. Se dizem que vão fazer apenas até a Gávea, até as Olimpíadas, adeus chance de metrô na Barra em 2016.
A política de transportes do Cabral é um DESASTRE.
E, que piada estação de vidro em Bonsucesso, hein? No máximo deveria ser um bunker.
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