[EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]
Enviado: 12 Jun 2009, 22:32
Está é a última parte da viagem no trem da EFVM, nosso destino final é a cidade de Ipatinga - MG, cidade polo da região metropolitana do Vale do Aço e importante cidade industrial com destaque para a siderurgia e sua principal empresa a USIMINAS.
Alguns dados retirados da Wikipedia:
Ipatinga é um município brasileiro localizado exatamente na região em que o rio Piracicaba deságua no rio Doce, na Região Metropolitana do Vale do Aço, leste de Minas Gerais. Possui 241.720 habitantes.
IDH 0,806 elevado PNUD/2000 [3]
Indicadores sociais
Índice de analfabetismo: 2,8
Mortalidade infantil: 15/1.000
Índice de abastecimento de água: 100 %
Índice de coleta de esgoto: 100 %
Área verde por habitante: 1.270 m²
Vias asfaltadas: 98%
Economia
É hoje o município mais próspero do Leste do estado de Minas Gerais (PNUD, FJP, IBGE).
Município industrial, sua economia baseia-se principalmente na siderurgia, apesar de estar passando por um processo de diversificação econômica, com a implantação de um distrito industrial que vem estimulando o empreendedorismo e a abertura de novas e diferentes plantas industriais.
20 a 30% da produção industrial do município é gerada pela Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais - e sua subsidiária a Usiminas Mecânica (Usimec), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens. A siderúrgica foi criada, graças ao Plano de metas de JK, que previa a construção de uma usina de grande porte, para produzir aço. A Usiminas exerce, uma grande participação na cultura e na vida ativa da cidade, tendo interferido, inclusive, em seu planejamento urbano.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipatinga
Confira também as partes: Parte I, parte II , Parte III , Parte IV e parte V
221 - Usiminas Mecânica (Usimec), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens
222 - As fotos 222 à 228 mostram os truques e sistema de freios dos carros BUDD.
223 -
224 -
225 -
226 -
227 -
228 -
229 - Os carros budd, reparem que o trem estava grande e não coube na plataforma, reparem também que o desembarque/embarque foi feito no carro mais próximo da plataforma para evitar que passageiros desembarque fora da plataforma.
230 - Os carros de aço carbono fabricados na Romenia em 1990.
231 - Um dos carros Budd/MAFERSA, ex-RMV, Ex-MOGIANA/FEPASA
232 -
233 - O trem partiu as 12:16 com atraso de 4 minutos na estação e 14 minutos acumulados com destino a Governador Valadares, Vitória.
234 - Aa fotos 234 à 238 mostram o pátio Ipatinga/USIMINAS e alguns vagões tanque da FCA (Ferrovia Centro Atlântica- que também pertence Vale).
235 -
236 -
237 -
238 -
239 - Placa um pouco familiar.
240 - Placa mostrando a "formação" do trem(exceto em dias especiais)
241 - Placa provisória com a "previsão de chegada" do P-001 e P-002 (Ps: essa placa será substituida por um painel eletrônico).
242 -
243 - Outdoor com uma frase bem batida e sem criatividade sobre a nova estação de Ipatinga
Alguns dados retirados da Wikipedia:
Ipatinga é um município brasileiro localizado exatamente na região em que o rio Piracicaba deságua no rio Doce, na Região Metropolitana do Vale do Aço, leste de Minas Gerais. Possui 241.720 habitantes.
IDH 0,806 elevado PNUD/2000 [3]
Indicadores sociais
Índice de analfabetismo: 2,8
Mortalidade infantil: 15/1.000
Índice de abastecimento de água: 100 %
Índice de coleta de esgoto: 100 %
Área verde por habitante: 1.270 m²
Vias asfaltadas: 98%
Economia
É hoje o município mais próspero do Leste do estado de Minas Gerais (PNUD, FJP, IBGE).
Município industrial, sua economia baseia-se principalmente na siderurgia, apesar de estar passando por um processo de diversificação econômica, com a implantação de um distrito industrial que vem estimulando o empreendedorismo e a abertura de novas e diferentes plantas industriais.
20 a 30% da produção industrial do município é gerada pela Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais - e sua subsidiária a Usiminas Mecânica (Usimec), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens. A siderúrgica foi criada, graças ao Plano de metas de JK, que previa a construção de uma usina de grande porte, para produzir aço. A Usiminas exerce, uma grande participação na cultura e na vida ativa da cidade, tendo interferido, inclusive, em seu planejamento urbano.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipatinga
Confira também as partes: Parte I, parte II , Parte III , Parte IV e parte V
221 - Usiminas Mecânica (Usimec), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens
222 - As fotos 222 à 228 mostram os truques e sistema de freios dos carros BUDD.
223 -
224 -
225 -
226 -
227 -
228 -
229 - Os carros budd, reparem que o trem estava grande e não coube na plataforma, reparem também que o desembarque/embarque foi feito no carro mais próximo da plataforma para evitar que passageiros desembarque fora da plataforma.
230 - Os carros de aço carbono fabricados na Romenia em 1990.
231 - Um dos carros Budd/MAFERSA, ex-RMV, Ex-MOGIANA/FEPASA
232 -
233 - O trem partiu as 12:16 com atraso de 4 minutos na estação e 14 minutos acumulados com destino a Governador Valadares, Vitória.
234 - Aa fotos 234 à 238 mostram o pátio Ipatinga/USIMINAS e alguns vagões tanque da FCA (Ferrovia Centro Atlântica- que também pertence Vale).
235 -
236 -
237 -
238 -
239 - Placa um pouco familiar.
240 - Placa mostrando a "formação" do trem(exceto em dias especiais)
241 - Placa provisória com a "previsão de chegada" do P-001 e P-002 (Ps: essa placa será substituida por um painel eletrônico).
242 -
243 - Outdoor com uma frase bem batida e sem criatividade sobre a nova estação de Ipatinga