Página 1 de 1

[EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]

Enviado: 12 Jun 2009, 22:32
por Landrail
Está é a última parte da viagem no trem da EFVM, nosso destino final é a cidade de Ipatinga - MG, cidade polo da região metropolitana do Vale do Aço e importante cidade industrial com destaque para a siderurgia e sua principal empresa a USIMINAS.
Alguns dados retirados da Wikipedia:

Ipatinga é um município brasileiro localizado exatamente na região em que o rio Piracicaba deságua no rio Doce, na Região Metropolitana do Vale do Aço, leste de Minas Gerais. Possui 241.720 habitantes.
IDH 0,806 elevado PNUD/2000 [3]

Indicadores sociais
Índice de analfabetismo: 2,8
Mortalidade infantil: 15/1.000
Índice de abastecimento de água: 100 %
Índice de coleta de esgoto: 100 %
Área verde por habitante: 1.270 m²
Vias asfaltadas: 98%

Economia
É hoje o município mais próspero do Leste do estado de Minas Gerais (PNUD, FJP, IBGE).

Município industrial, sua economia baseia-se principalmente na siderurgia, apesar de estar passando por um processo de diversificação econômica, com a implantação de um distrito industrial que vem estimulando o empreendedorismo e a abertura de novas e diferentes plantas industriais.

20 a 30% da produção industrial do município é gerada pela Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais - e sua subsidiária a Usiminas Mecânica (Usimec), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens. A siderúrgica foi criada, graças ao Plano de metas de JK, que previa a construção de uma usina de grande porte, para produzir aço. A Usiminas exerce, uma grande participação na cultura e na vida ativa da cidade, tendo interferido, inclusive, em seu planejamento urbano.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipatinga

Confira também as partes: Parte I, parte II , Parte III , Parte IV e parte V


221 - Usiminas Mecânica (Usimec), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens
Imagem

222 - As fotos 222 à 228 mostram os truques e sistema de freios dos carros BUDD.
Imagem

223 -
Imagem
224 -
Imagem

225 -
Imagem

226 -
Imagem

227 -
Imagem

228 -
Imagem

229 - Os carros budd, reparem que o trem estava grande e não coube na plataforma, reparem também que o desembarque/embarque foi feito no carro mais próximo da plataforma para evitar que passageiros desembarque fora da plataforma.
Imagem

230 - Os carros de aço carbono fabricados na Romenia em 1990.
Imagem

231 - Um dos carros Budd/MAFERSA, ex-RMV, Ex-MOGIANA/FEPASA
Imagem

232 -
Imagem


233 - O trem partiu as 12:16 com atraso de 4 minutos na estação e 14 minutos acumulados com destino a Governador Valadares, Vitória.
Imagem

234 - Aa fotos 234 à 238 mostram o pátio Ipatinga/USIMINAS e alguns vagões tanque da FCA (Ferrovia Centro Atlântica- que também pertence Vale).
Imagem

235 -
Imagem

236 -
Imagem

237 -
Imagem

238 -
Imagem

239 - Placa um pouco familiar. :D
Imagem

240 - Placa mostrando a "formação" do trem(exceto em dias especiais)
Imagem

241 - Placa provisória com a "previsão de chegada" do P-001 e P-002 (Ps: essa placa será substituida por um painel eletrônico).
Imagem

242 -
Imagem

243 - Outdoor com uma frase bem batida e sem criatividade sobre a nova estação de Ipatinga
Imagem

Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Editando]

Enviado: 14 Jun 2009, 01:33
por Pranda
^^
Esta é mesmo uma ferrovia para se conhecer, preciso urgente coloca-la na minha agenda.

Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]

Enviado: 22 Jul 2009, 21:03
por Landrail
Finalmente Editado, pessoal desculpem a demora em editar a última parte... apreciem sem moderação. <O> :beer: :X:

Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]

Enviado: 23 Jul 2009, 15:19
por DNER
Viajar pela EFVM e pela EFC será o topo da minha lista de ''100 coisas para se fazer antes de morrer''!

Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]

Enviado: 24 Jul 2009, 14:25
por Renanfsouza
Belo trabalho Land.

Essa foi uma das séries mais legais que já apareceram por aqui. Parabéns app app app

Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]

Enviado: 02 Ago 2009, 01:21
por Inconfidente
Legal, land! Deve ser o máximo viajar nessa ferrovia. Gostei de ver que existe um projeto para melhorar a estação de Ipatinga.

Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Finalmente Editado]

Enviado: 11 Ago 2009, 20:06
por Landrail
Obrigado a todos pelos comentários.

Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Editando]

Enviado: 12 Ago 2009, 10:59
por Inconfidente
Pranda escreveu:^^
Esta é mesmo uma ferrovia para se conhecer, preciso urgente coloca-la na minha agenda.
Bom, vamos colocar então. a passagem no vagão executivo custa R$75,00. É até barato.

Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Editando]

Enviado: 16 Ago 2009, 14:52
por DNER
Inconfidente escreveu:
Pranda escreveu:^^
Esta é mesmo uma ferrovia para se conhecer, preciso urgente coloca-la na minha agenda.
Bom, vamos colocar então. a passagem no vagão executivo custa R$75,00. É até barato.

Tá mesmo, pois a passagem no expresso turístico, da CPTM, é R$28,00 por pessoa.Um absurdo!

Re: [EFVM] Parte VI, chegando em Ipatinga..[Editando]

Enviado: 29 Ago 2009, 17:37
por Inconfidente
DNER escreveu:
Inconfidente escreveu:
Pranda escreveu:^^
Esta é mesmo uma ferrovia para se conhecer, preciso urgente coloca-la na minha agenda.
Bom, vamos colocar então. a passagem no vagão executivo custa R$75,00. É até barato.

Tá mesmo, pois a passagem no expresso turístico, da CPTM, é R$28,00 por pessoa.Um absurdo!
É, mas tem que se levar em conta de que são serviços diferentes também. O da EFVM é comercial, o da CPTM é turístico. Tudo para turista acaba sendo mais caro. :lol:

Além disso, não dá para comparar porque a distância que a EFVM percorre é muita coisa. Daqui até Vitória são centenas de quilômetros. Apesar de ser mais um argumento para falar que a passagem é barata. okk