Revista Ferroviária
_______________________________________________________________________________
Metrô Rio projeta estação para 20 mil
14/06/2009 - O Globo
O metrô Rio espera quadruplicar o número de passageiros previstos para a nova estação, na Cidade Nova. De acordo com o diretor de relações institucionais, Joubert Flores, a previsão é que ela comece a operar com cinco mil pessoas por dia útil e chegue a 20 mil passageiros.
— Nossa expectativa é que a Cidade Nova se desenvolva e que a estação contribua para isso. Teremos três estações na Presidente Vargas — diz ele.
Arquiteta e urbanista da Secretaria de Urbanismo, Maria Ernestina Gonçalves da Cunha afirma que está ocorrendo uma valorização da área central de diversas cidades. De acordo com ela, há muitos licenciamentos de obras para o entorno da Presidente Vargas, inclusive em áreas que eram ocupadas pela Saara.
— Atendemos muitas pessoas que procuram terrenos na área central. A demanda está crescendo e movimenta a Cidade Nova. Na década de 90, retiramos restrições da legislação que impediam a construção de imóveis residenciais e prédios com mais de 12 metros de altura. Isso tinha travado o crescimento da área. Agora, estamos identificando os imóveis tombados para definir melhor quais são as áreas de renovação do Centro — afirma.
A presença de universidades na Presidente Vargas também é crescente. O campus da Univercidade passou de 670 alunos em 1998, quando foi inaugurado, para cinco mil. A abertura do campus metrô/Praça 11 consumiu quase R$ 3 milhões. E há mais planos de expansão: — Estamos construindo a ClínicaEscola de Enfermagem, que atuará também gratuitamente para receber os pacientes carentes. Iremos inaugurá-la em julho deste ano — planeja Paulo Alonso, reitor do Centro Universitário da Cidade.
A Estácio de Sá também multiplicou sua presença na Avenida Presidente Vargas. Passou de mil alunos, que ocupavam o quarto andar de um prédio em 1998, para 16.530 estudantes em duas unidades.
____________________________________________________________________________
Vinte mil mas quando?
Opção 01 - quando todos os terrenos daquela área estiverem ocupados. Em 2050
Opção 02 - quando a Estácio ticer mais de 50.000 alunos
Opção 03 - Praça Onze já foi Cidade Nova, Estácio também, se somar com esta nova vai dar mais de 20.000.
O que eu não entendo é por que que todo dia sai matéria sobre esta estação. Parece que estão querendo vender o produto a qualquer preço.
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Estação para 20 mil
Moderador: Guilherme Pinho
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante