E.F.Itatibense
Enviado: 17 Jun 2009, 17:25
Os primeiros projetos para a E. F. Itatibense datam de 1872, com a linha saindo de Jundiaí.
Após modificações, a linha então a ser construída, partiria de Louveira.(Linha Tronco)
Uma curiosidade a essa ferrovia era que a companhia que a operava era regional, assim como hoje temos empresas de onibus regionais, esta, era a ferrovia.
Com a inauguração da Linha em 1889, inauguraram - se 3 Estações oficiais na linha, com outras muitas curvas e paradas que deixavam a viagem demorada e cansativa. (40 Minutos para 20 Km)
No lugar da E.F Itatibense existe uma Rodovia.
A Ferrovia sobreviveu até 1952, fechando - se após inúmeros protestos da população local.
Estações:
- Luiz Gonzaga
- Tapera Grande
- Itatiba
Paradas:
- Abadia (entre Louveira e Luiz Gonzaga)
- Paracatu (entre Tapera Grande e Itatiba)
Apesar de como citado, a linha ser "regional" e bem curta, suas instalações fixas (Estações e Paradas) eram construídas de alvenaria.
- Itapema (entre Tapera Grande e Itatiba)
Fotos:
Estação Louveira, de onde o ramal partia
Parada Abadia
Estação Luiz Gonzaga
Estação Tapera Grande
Parada Paracatu
Parada Itapema
Estação Itatiba
Infelizmente, não existem muitas informações sobre esta ferrovia e infelizmente todas as estações, excluindo - se Louveira, foram demolidas.
Informações e Fotos
www.estacoesferroviarias.com.br
Adaptação
Rodrigo Lopes
é isso, apesar de poucas informações, fica aqui para documentar.
Após modificações, a linha então a ser construída, partiria de Louveira.(Linha Tronco)
Uma curiosidade a essa ferrovia era que a companhia que a operava era regional, assim como hoje temos empresas de onibus regionais, esta, era a ferrovia.
Com a inauguração da Linha em 1889, inauguraram - se 3 Estações oficiais na linha, com outras muitas curvas e paradas que deixavam a viagem demorada e cansativa. (40 Minutos para 20 Km)
No lugar da E.F Itatibense existe uma Rodovia.
A Ferrovia sobreviveu até 1952, fechando - se após inúmeros protestos da população local.
Estações:
- Luiz Gonzaga
- Tapera Grande
- Itatiba
Paradas:
- Abadia (entre Louveira e Luiz Gonzaga)
- Paracatu (entre Tapera Grande e Itatiba)
Apesar de como citado, a linha ser "regional" e bem curta, suas instalações fixas (Estações e Paradas) eram construídas de alvenaria.
- Itapema (entre Tapera Grande e Itatiba)
Fotos:
Estação Louveira, de onde o ramal partia
Parada Abadia
Estação Luiz Gonzaga
Estação Tapera Grande
Parada Paracatu
Parada Itapema
Estação Itatiba
Infelizmente, não existem muitas informações sobre esta ferrovia e infelizmente todas as estações, excluindo - se Louveira, foram demolidas.
Informações e Fotos
www.estacoesferroviarias.com.br
Adaptação
Rodrigo Lopes
é isso, apesar de poucas informações, fica aqui para documentar.