Página 1 de 7

Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial

Enviado: 10 Jun 2009, 21:19
por Tiago Costa
Fabricação:
Alstom

Características gerais dos carros
Carro A:
Peso vazio: 41.997kg
Peso máximo: 64.000kg(1)
Peso nominal: 58.348kg(2)

Carro B:
Peso vazio: 40.685kg
Peso máximo: 64.000kg(1)
Peso nominal: 58.581kg(2)
Lotação por carro
Sentados
carro A: 41 passageiros
carro B: 48 passageiros
Em pé (3)
carro A: 209/279 passageiros
carro B: 219/292 passageiros

Raio mínimo de curvatura: 150 m
Modo operacional: Manual, ATO
Comprimento de cada carro, entre engate: 21,980 m (A)/21,870 m (B)
Largura do carro: 3,08 m
Altura total: 3,626 m
Altura do piso ao boleto do trilho: 1,113 m
Quantidade de portas, por carro: 8
Largura livre das portas: 1,60 m
Altura livre das portas: 1,90 m
Tipo de mecanismo das portas: elétrico

Truque
Bitola: 1,60 m
Diâmetro das rodas: 84,2 cm
Alimentação do 3º trilho: 750 Vcc
Suspensão primária: elemento de borracha
Suspensão secundária: pneumática/2 bolsas de ar
Caixa de engrenagem: 7,307:1
Discos de freio: 2 por eixo

Caixa
Material: aço inoxidável
Interior: laminados de melanina/laminados de resina de poliéster
Ventilação: ar refrigerado (2 unidades por carro)

Tração
Motores: 4 de 180kW – 750 Vcc
Controle: inversor estático de tração (VVVF)
Captação de energia: sapata coletora (4 por carro)

Auxiliares
Conversor estático: 750 Vcc/220 Vca, 3 Ø 60Hz, 135 kVA
Retificador/Carregador: 72 Vcc, 13 km / 28 Vcc, 1 kW
Bateria: 72 Vcc

Freio
Elétrico: regenerativo/reostático
Atrito: pneumático (disco)

Desempenho
Aceleração máxima: 1,12m/s²
Desaceleração
Freio de serviço: 1,20m/s²
Freio de emergência: 1,50m/s²

Velocidade máxima: 100km/h

(1) Peso máximo calculado considerando-se 8 passageiros em pé por m²
(2) Peso máximo calculado considerando-se 6 passageiros em pé por m²
(3) Considerados 6/8 passareiros em pé por m²

Re: Alstom 16 - Linha 2

Enviado: 13 Jun 2009, 11:39
por Eduardo GJF
Pode postar fotos? mrgr

---Edit---
HGPFILHO escreveu:siim ;)
Heeere we gooo!!!

01 - 215 alinhado em AIP:
Imagem

02 - Eu refletido na porta de bingo:
Imagem

03 - Painel dinâmico:
Imagem

04 - Comunicação visual interior:
Imagem

05 - Mapa do transporte metropolitano:
Imagem

06 - Placas indicadoras do extintor e do assento preferencial e botão de emergência:
Imagem

07 - Botão de emergência:
Imagem

08 - Placa da Alstom:
Imagem

09 - Numeração do carro:
Imagem

10 - Câmera de segurança:
Imagem

11 - Máscara frontal, em PSO:
Imagem

12 - Porta de bingo:
Imagem

13 - Alinhado em Chácara Klabin:
Imagem

14 - Chegando a IMG:
Imagem

15 - Máscara frontal, em AIP:
Imagem

Não tenho muitas fotos do exterior dele porque quando o vejo, meu primeiro instinto é entrar :WUB:
Uma dúvida: esse modelo faz parte da linha "Alstom Metropolis"?
Não gosto do nome "Alstom 16" nnoo

Re: Alstom 16 - Linha 2

Enviado: 14 Jun 2009, 02:16
por Pranda
Os 3 primeiros trens deste modelo :

1.
Imagem
2.
Imagem
3.
Imagem
4.
Imagem
5.
Imagem
6.
Imagem
7.
Imagem
8.
Imagem
9.
Imagem
10.
Imagem
11.
Imagem
12.
Imagem
13.
Imagem
14.
Imagem
15.
Imagem
16.
Imagem
17.
Imagem
18.
Imagem
19.
Imagem
20.
Imagem
21.
Imagem
22.
Imagem
23.
Imagem
24.
Imagem
25.
Imagem
26.
Imagem
27.
Imagem
28.
Imagem
29.
Imagem
30.
Imagem

Re: Alstom 16 - Linha 2

Enviado: 14 Jun 2009, 09:25
por HGP
Imagem

Se você não falasse , até passava batido. Olha o detalhe da câmera - foto casual. Boa Du!

Re: Alstom 16 - Linha 2

Enviado: 14 Jun 2009, 11:10
por Eduardo GJF
HGPFILHO escreveu: Se você não falasse , até passava batido. Olha o detalhe da câmera - foto casual. Boa Du!
Valeo!
A foto tá com qualidade horrível, mas tudo bem...

Ah, no canto da foto dá pra ver um pedaço da plaquinha em homenagem à comunidade nipo-brasileira mrgr (esse é o carro 2156, onde eu já fiquei preso, inclusive)

Re: Alstom 16 - Linha 2

Enviado: 14 Jun 2009, 12:00
por HGP
Eduardo GJF escreveu:
HGPFILHO escreveu: Se você não falasse , até passava batido. Olha o detalhe da câmera - foto casual. Boa Du!
Valeo!
A foto tá com qualidade horrível, mas tudo bem...

Ah, no canto da foto dá pra ver um pedaço da plaquinha em homenagem à comunidade nipo-brasileira mrgr (esse é o carro 2156, onde :HH: eu já fiquei preso, tnk inclusive)

HH: eu já fiquei preso, tnk

Re: Alstom 16 - Linha 2

Enviado: 14 Jun 2009, 13:53
por Eduardo GJF
Foi em AIP, eu não reparei que o 215 tinha alinhado na Plataforma do lado oposto e continuei dentro dele, achando que ele ia fazer a linha denovo.

Quase fui parar no PAT :ph34r:

Re: Alstom 16 - Linha 2

Enviado: 14 Jun 2009, 14:38
por Tiago Costa
Eduardo GJF escreveu:Não tenho muitas fotos do exterior dele porque quando o vejo, meu primeiro instinto é entrar :WUB:
Uma dúvida: esse modelo faz parte da linha "Alstom Metropolis"?
Não gosto do nome "Alstom 16" nnoo
Os Alstom 16 são Alstom Metropolis sim, Eduardo! Mas como os "5700" da Linha 5 e os "2070" da Linha 9 também são (embora os "2070" tenham os equipamentos fornecidos pelas empresas participantes do consórcio Cofesbra - CAF/Bombardier Transportation/Alstom), fica complicado referir-se a eles apenas como Metropolis.

Re: Alstom 16 - Linha 2

Enviado: 14 Jun 2009, 16:01
por Eduardo GJF
Tiago Costa escreveu:
Eduardo GJF escreveu:Não tenho muitas fotos do exterior dele porque quando o vejo, meu primeiro instinto é entrar :WUB:
Uma dúvida: esse modelo faz parte da linha "Alstom Metropolis"?
Não gosto do nome "Alstom 16" nnoo
Os Alstom 16 são Alstom Metropolis sim, Eduardo! Mas como os "5700" da Linha 5 e os "2070" da Linha 9 também são (embora os "2070" tenham os equipamentos fornecidos pelas empresas participantes do consórcio Cofesbra - CAF/Bombardier Transportation/Alstom), fica complicado referir-se a eles apenas como Metropolis.
Obrigado!
Desconfiei desde o princípio...
Prefiro chamá-los de Alstom Metropolis, fica mais oficial :WUB: (calma, vou sempre especificar que são os da L2)
A caixa destes três modelos, aliás, têm o mesmo formato okk

Re: Novo Trem Alstom linha 2 Verde

Enviado: 15 Jun 2009, 15:09
por Ravelli
Alguem chegou a ver a reportagem da Veja São Paulo desde final de semana (13/14 de junho), reclamando sobre a altura interna dos 16?? O reporter de 1m91 bate a jaca no teto e uma modelo de salto bate no puta que pariu q tem 1m80. A reclamação é válida pq poderiam ter tido algum outro esquema para colocar o AC sem rebaixar tanto o teto, mas po o meio dos carros é da altura normal, ou seja, se você é gigante fique no meio hahaha.
Abs galera.

Re: Novo Trem Alstom linha 2 Verde

Enviado: 15 Jun 2009, 15:30
por Vicente
Ravelli,pelo que eu sei não tem jeito de pôr o equipamento de AC (aliás, não é AC e sim ar refrigerado)em outro lugar do trem. O túnel não tem gabarito (altura) para pôr um aparelho pra fora (em cima do teto).
Ou seja, os muito altos devem evitar as portas das pontas dos carros. Nas portas do meio, a altura é igual às dos outros, nem o repórter e nem a modelo sofrem.

Re: Novo Trem Alstom linha 2 Verde

Enviado: 15 Jun 2009, 17:25
por ArqPaulo
nessa reportagem alguem do metro explicou o motivo do teto baixo? devido ao gabarito do tunel...e tal?

a modelo que nao use salto, e volte aos seus 1,55m ffif

Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial

Enviado: 20 Jun 2009, 09:13
por HGP
===============================================

Post original de Lipe Andreense, o primeiro registro do novo Alstom aqui no TGVBR







Esse post foi copiado de um post do Leonardo Lisboa no fórum SSC:

http://www.skyscrapercity.com/showpost. ... count=5587




leolis escreveu:Os instrutores andaram lá Alstom para iniciar o processo de formação (para futuros treinamentos). Tiraram milhões de fotos. Seguem algumas.

Carro A (líder) nascendo

Imagem

Outros carros (tipo A e tipo B) espalhados pela fábrica

Imagem


Ar-refrigerado: dois cortes no teto para que os aparelhos se encaixem, por causa da limitação de gabarito nos túneis

Imagem

Aqui o aparelho já está instalado e a caixa toda isolada térmica e acusticamente

Imagem

O trem que vocês viram aqui algum tempo atrás está quase pronto (as outras caixas que vocês viram são de outros trens da Linha 2) e com a mesma pintura, que deverá ser adotada na frota do Metrô, mudando-se apenas a cor, que variará de acordo com a linha.

Imagem

Imagem

Imagem

Ele por dentro (notem que onde há o aparelho de ar-refrigerado, o teto é mais baixo, quase da altura da porta)

Imagem

Imagem

Os difusores de luminária ficam embutidos no acabamento

Imagem

Não sei para que é isso, mas acredito que seja o painel dinâmico da linha

Imagem

Sorria. Você será filmado :lol:.

Imagem

Console, sem a divisória da cabine, que deverá ser transparente. Parte dos equipamentos que ficavam nos armários atrás do operador ficarão sob o console ou sob os bancos.

Imagem

Como vocês puderam notar, o trem não tem porta da cabine para a plataforma e também não terá aberturas nas janelas. Espero que essas "inovações" não venham a prejudicar a operação da Linha 2.

Essa criança deve ser entregue em 28 de novembro, para instalação de equipamentos de sinalização (ATC), e então ser todo preparado e testado na Linha 3 (PIT (Páteo Itaquera)), para depois ir para a Linha 2. O próximo trem deve chegar em fevereiro.

Re: Alstom 16 - Linha 2

Enviado: 20 Jun 2009, 13:08
por Rafael Lopes
Eduardo GJF escreveu:
Tiago Costa escreveu:
Eduardo GJF escreveu:Não tenho muitas fotos do exterior dele porque quando o vejo, meu primeiro instinto é entrar :WUB:
Uma dúvida: esse modelo faz parte da linha "Alstom Metropolis"?
Não gosto do nome "Alstom 16" nnoo
Os Alstom 16 são Alstom Metropolis sim, Eduardo! Mas como os "5700" da Linha 5 e os "2070" da Linha 9 também são (embora os "2070" tenham os equipamentos fornecidos pelas empresas participantes do consórcio Cofesbra - CAF/Bombardier Transportation/Alstom), fica complicado referir-se a eles apenas como Metropolis.
Obrigado!
Desconfiei desde o princípio...
Prefiro chamá-los de Alstom Metropolis, fica mais oficial :WUB: (calma, vou sempre especificar que são os da L2)
A caixa destes três modelos, aliás, têm o mesmo formato okk
Prefiro Metrópolis mesmo mas para diferenciar às vezes chamo de Metrópolis II.

Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial

Enviado: 24 Jun 2009, 19:42
por Rafael Lopes
Hoje trombei com a 216 em Ana Rosa. E o curioso: alinhou com metade do último carro no túnel!! Depois perceberam e o trem alinhou normal.

Tinha saído do 213 b ) E deu um tranquinho na saída de Chácara Klabin.

Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial

Enviado: 06 Jul 2009, 17:22
por Gustavodc
Engraçado Lopes.

Provavelmente foi alguma restrição na codificação da via (o trem obedece a codificação como prioridade sobre a PP) pois se foi falha de PP, o trem teria aberto as portas ali mesmo ou nesse meio tempo elas não abriram e o CCO autorizou colocar em Manual para completar o alinhamento (acredito MUITO POUCO²²² nisso).

Visto que, como disse num comentário anterior:
Modo operacional: Manual, ATO
A Maior besteira que fizeram nesse projeto

Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial

Enviado: 06 Jul 2009, 21:57
por Correia431M
Falando no 216, eu andei nele hoje. Pra variar, ele deu alguns trancos no percurso, sendo o mais forte, na saida de PSO.

E a plaquinha homenagem dele, vai para a corporação da Policia Militar. Em breve postarei as fotos.

Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial

Enviado: 21 Ago 2009, 20:36
por Vicente
Quinta feira, quase 7 da manhã... Todo mundo vai pro trabalho, até os trens.
Olha só quem passou pela Praça da Árvore. ;)

Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial

Enviado: 08 Set 2009, 21:14
por GospelRafa
Por que que não projetaram esses trens com salão único?

Achei o barulho deles parecido com os Expresso Leste, principalmente quando estão nos túneis!

Re: Alstom 16 (Novo Trem Alstom linha 2) - oficial

Enviado: 08 Set 2009, 22:02
por Vicente
^^
Porque o padrão do metrô até agora era carros individuais.
Rafa, mudar um conceito que já vem sedimentado há muito tempo não requer só um trabalho de engenharia. Precisa de um lado de negociação muito, mas muito forte.