BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Expresso ABC
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Expresso ABC
Uma vez que não encontrei tópico relacionado ao assunto e não quis abrir um assunto off no tópico da Estação Tamanduateí, decidi criar esse tópico.
O Expresso ABC consiste numa linha paralela à Linha 10 - Turquesa, com paradas apenas nas estações Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Pref. Celso Daniel - Santo André e Mauá. Para isso, todas as estações da Linha 10 entre Mooca e Mauá terão de ser reconstruídas e haverá a colocação de mais uma via nos trechos em que há apenas três.
Por enquanto, a única coisa que temos de concreto é a reconstrução da Estação Tamanduateí, que deve começar agora no segundo semestre de 2009, uma vez que as obras da estação do metrô anexa e homônima já estão adiantadas.
Minha opinião: a faixa de domínio da L10 deveria ter, no mínimo, cinco vias (duas para a L10, duas para o expresso e uma para a MRS) no trecho até Mauá e três vias (duas para a L10 e uma para MRS) de Mauá em diante, apenas assim haveria uma circulação sem atrasos provocados por trens de carga.
As estações São Caetano, Santo André e Mauá são grandes e têm número suficiente de plataformas para o Expresso, assim, acredito que não serão necessárias grandes intervenções nessas estações (apesar de o plano ser reconstruí-las completamente).
Por outro lado, há o trecho crítico, entre Mooca e Luz, onde não há mais espaço para colocação de novas vias ou plataformas, assim, acredito que o compartilhamento de vias e plataformas e a confusão gerada por esse fato são inevitáveis.
Além disso, acredito que outro problema será a Estação Capuava, antiga demais (quase 90 anos) para ser simplesmente demolida, acredito que será construída uma nova estação em outro lugar.
Realmente esse projeto todo, se for levado adiante, dará um trabalhão pra ficar pronto
Bom, o que vocês acham sobre isso?
O Expresso ABC consiste numa linha paralela à Linha 10 - Turquesa, com paradas apenas nas estações Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Pref. Celso Daniel - Santo André e Mauá. Para isso, todas as estações da Linha 10 entre Mooca e Mauá terão de ser reconstruídas e haverá a colocação de mais uma via nos trechos em que há apenas três.
Por enquanto, a única coisa que temos de concreto é a reconstrução da Estação Tamanduateí, que deve começar agora no segundo semestre de 2009, uma vez que as obras da estação do metrô anexa e homônima já estão adiantadas.
Minha opinião: a faixa de domínio da L10 deveria ter, no mínimo, cinco vias (duas para a L10, duas para o expresso e uma para a MRS) no trecho até Mauá e três vias (duas para a L10 e uma para MRS) de Mauá em diante, apenas assim haveria uma circulação sem atrasos provocados por trens de carga.
As estações São Caetano, Santo André e Mauá são grandes e têm número suficiente de plataformas para o Expresso, assim, acredito que não serão necessárias grandes intervenções nessas estações (apesar de o plano ser reconstruí-las completamente).
Por outro lado, há o trecho crítico, entre Mooca e Luz, onde não há mais espaço para colocação de novas vias ou plataformas, assim, acredito que o compartilhamento de vias e plataformas e a confusão gerada por esse fato são inevitáveis.
Além disso, acredito que outro problema será a Estação Capuava, antiga demais (quase 90 anos) para ser simplesmente demolida, acredito que será construída uma nova estação em outro lugar.
Realmente esse projeto todo, se for levado adiante, dará um trabalhão pra ficar pronto
Bom, o que vocês acham sobre isso?
Como engenheiro, grande poeta.
Re: Expresso ABC
Olha, para mim...
Poderia ser esboçado um expresso, seguindo o "mesmo" projeto, a partir do conceito que o trem pararia apenas nas estações:
- Luz
- Brás
- Tamanduateí (Quando estiver concluída)
- São Caetano
- Santo André
- Mauá
Utilizando as estruturas atuais...
Poderia ser esboçado um expresso, seguindo o "mesmo" projeto, a partir do conceito que o trem pararia apenas nas estações:
- Luz
- Brás
- Tamanduateí (Quando estiver concluída)
- São Caetano
- Santo André
- Mauá
Utilizando as estruturas atuais...
Rodrigo Lopes
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Expresso ABC
Olha, compartilhamento de vias por mais de uma linha é algo extremamente problemático.
Primeiro por conta dos próprios usuários, que acabam pegando o trem errado (já vi muita gente fazendo isso, mesmo sem compartilhamento). Outra por causa do próprio loop existente... se colocarem um expresso nas mesmas vias do serviço parador, ele vai ter que seguir na mesma velocidade e muitas vezes parar também... ou então programar um complexo esquema de ultrapassagens... que não vai funcionar, por causa da MRS, que preenche todos os espaços vazios que a operação da CPTM deixa.
Primeiro por conta dos próprios usuários, que acabam pegando o trem errado (já vi muita gente fazendo isso, mesmo sem compartilhamento). Outra por causa do próprio loop existente... se colocarem um expresso nas mesmas vias do serviço parador, ele vai ter que seguir na mesma velocidade e muitas vezes parar também... ou então programar um complexo esquema de ultrapassagens... que não vai funcionar, por causa da MRS, que preenche todos os espaços vazios que a operação da CPTM deixa.
Como engenheiro, grande poeta.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Expresso ABC
isso que voce falou das 5 vias é o projeto, já está prevista uma via para a MRS.
Pelo que vi por ai o expresso nao será exatamente Luz - Mauá, e sim Brás - Mauá, sendo o serviço parador extendido até a Barra funda no futuro e o Expresso parando no brás mesmo.
e já foram feitas viagens expressas na linha atual, em horarios de pouco movimento, talvez tenha sido um teste.
Pelo que vi por ai o expresso nao será exatamente Luz - Mauá, e sim Brás - Mauá, sendo o serviço parador extendido até a Barra funda no futuro e o Expresso parando no brás mesmo.
e já foram feitas viagens expressas na linha atual, em horarios de pouco movimento, talvez tenha sido um teste.
-
Autor do tópico - MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Expresso ABC
Via segregada já!
Acho difícil o projeto sair do papel por completo... uma vez que vai ser preciso reconstruir nada menos do que 8 estações e instalar novas vias por um trecho de mais de 20Km
Acho difícil o projeto sair do papel por completo... uma vez que vai ser preciso reconstruir nada menos do que 8 estações e instalar novas vias por um trecho de mais de 20Km
Como engenheiro, grande poeta.
-
- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2020
- Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Expresso ABC
Uai, estão fazendo isso na Linha 12, por que não na Linha 10?
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Expresso ABC
As estações serão reconstruídas com ou sem Expresso, Eduardo. Isso, além de ser uma questão temporal, é uma questão legal - são estações totalmente inadequadas para o padrão atual de conforto e funcionalidade (não oferecem transposição aos moradores lindeiros, não oferecem transposição para mudar de sentido, possuem uma entrada e uma bilheteria em cada lado, tornando sua operação cara e ineficiente, enfim...) e também sem acessibilidade, e todas as estações metroferroviárias tem de estar acessíveis até 2014, e isso é lei. Quanto ao terminal do Expresso, ele seria em Luz, e o parador ficaria em Brás. Mas por enquanto é apenas um projeto, sem data e sem verba. E sinceramente, uma dinamização da linha 10 seria mais importante do que a construção do Expresso a meu ver. A linha 10 não é uma linha que leva todo mundo do extremo para o centro, é uma linha que tem muito sobe e desce. Só com a linha 10 operando de forma dinamizada, o tempo de viagem de Mauá até Luz (o trecho do Expresso) já diminuiria em cerca de 25% (10 minutos) tranquilamente.
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Re: Expresso ABC
Ops, troquei as bolas, hehe.Francis escreveu:As estações serão reconstruídas com ou sem Expresso, Eduardo. Isso, além de ser uma questão temporal, é uma questão legal - são estações totalmente inadequadas para o padrão atual de conforto e funcionalidade (não oferecem transposição aos moradores lindeiros, não oferecem transposição para mudar de sentido, possuem uma entrada e uma bilheteria em cada lado, tornando sua operação cara e ineficiente, enfim...) e também sem acessibilidade, e todas as estações metroferroviárias tem de estar acessíveis até 2014, e isso é lei. Quanto ao terminal do Expresso, ele seria em Luz, e o parador ficaria em Brás. Mas por enquanto é apenas um projeto, sem data e sem verba. E sinceramente, uma dinamização da linha 10 seria mais importante do que a construção do Expresso a meu ver. A linha 10 não é uma linha que leva todo mundo do extremo para o centro, é uma linha que tem muito sobe e desce. Só com a linha 10 operando de forma dinamizada, o tempo de viagem de Mauá até Luz (o trecho do Expresso) já diminuiria em cerca de 25% (10 minutos) tranquilamente.
Eu já acho o tempo de viagem de Santo André até Luz bastante satisfatório, é uma linha que não dá muitos problemas (exceto quando chove...), o intervalo é bastante regular.
Nos 6 meses que estou usando diariamente, nao tenho nada a reclamar. já a sua irmã linhas 7 é mais complicadinha...
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Expresso ABC
É, você trocou mesmo. Eu também acho o tempo de percurso bom (levo meia hora de São Caetano até a São Bento), e isso porque a linha ainda opera sem nenhum investimento em modernização. Imagine então se for dinamizada e recapacitada, como vem acontecendo com a linha 12! E tem uma operação que pode ser muuuuito melhorada só com pequenas modificações no plano de vias (deslocar o AMV que fica ali na ponte da Rua Cantareira para a entrada da plataforma de Luz já seria o suficiente para retirar a restrição de velocidade que existe entre Brás e Luz). Mas muito também se deve a característica que citei anteriormente, da linha 10 não ter movimento pendular. Por isso, acho o Expresso totalmente desnecessário. Este é o problema da 7, e não vai mudar, pois lá são cidades dormitório. Lá sim precisa de Expresso, porque o pessoal vem tudo pra SP. Aliás, das linhas operadas pela CPTM, existe uma "divisão" de tipos: as linhas 8, 9 e 10 tem um movimento mais equilibrado (obviamente mais cheio nos picos, mas sem concentração excessiva), e a 7, 11 e 12 totalmente centro-extremo e vice-versa.lipe_andreense escreveu:Ops, troquei as bolas, hehe.
Eu já acho o tempo de viagem de Santo André até Luz bastante satisfatório, é uma linha que não dá muitos problemas (exceto quando chove...), o intervalo é bastante reguler.
Nos 6 meses que estou usando diariamente, nao tenho nada a reclamar. já a sua irmã linhas 7 é mais complicadinha...
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante