Revista Ferroviária
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Obras do Metrô Rio à vista
25/06/2009 - O Globo
Agora vai: as obras do metrô Barra — Extensão Linha 1 começarão no segundo semestre, reiterou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, durante um encontro com lideranças locais realizado na quinta-feira passada, na sede da Câmara Comunitária da Barra.
O projeto, antes conhecido como Linha 4, agora se chama metrô Barra – Extensão Linha 1, já que não será construída uma linha nova, mas sim uma extensão. De acordo com Lopes, dois canteiros serão abertos de imediato: um no Jardim de Alah e outro no Jardim Oceânico.
A reunião na câmara contou com cerca de 250 participantes, entre lideranças de associações e entidades civis da região, e foi precedido de um café da manhã oferecido pelo presidente da instituição, Delair Dumbrosk. Também estiveram presentes os diretores das construtoras Queiroz Galvão, Odebrecht e Carioca Engenharia, envolvidas na construção da extensão.
Quando licitado, em 1998, o projeto do metrô para a Barra da Tijuca previa o trajeto Botafogo-HumaitáGávea-São ConradoBarra. Mas, para viabilizar o projeto, o governador Sérgio Cabral anunciou, em janeiro deste ano, uma mudança no traçado, que passou a ser General OsórioNossa Senhora da Paz-Jardim de Alah-Leblon-GáveaSão Conrado-Jardim Oceânico.
A expectativa é de que a inauguração ocorra a tempo da Copa de 2014.
Segundo o secretário de Transportes, a extensão da Linha 1 do Metrô aumentará em 120 mil o número potencial de usuários do serviço.
Lopes disse também que uma nova tecnologia fará com que os trens sejam mais modernos, seguros e rápidos, e voltou a afirmar que o número de carros aumentará para dar vazão ao volume maior de passageiros.
De acordo com Dumbrosk, o encontro de quintafeira passada foi produtivo, mas os moradores pleitearam que o projeto seja ampliado: — O secretário se mostrou comprometido com o projeto, que é fundamental para a região. Pedimos que seja feita o mais rapidamente possível uma licitação para a extensão da obra até o terminal Alvorada e o Recreio, onde ainda há grandes áreas disponíveis e passíveis de desapropriações.
Câmara libera construções em áreas do metrô.
A Câmara dos Vereadores aprovou no fim da noite de ontem, por 37 votos a sete, em segunda discussão, o projeto de lei do Executivo que permite a construção de imóveis em 70 terrenos remanescentes das obras da Linha 1 do metrô. O texto abre caminho para a venda das áreas, localizadas na Zona Sul, na Barra e na Tijuca, para construtoras. Os recursos arrecadados seriam aplicados nas obras da Linha 4 do metrô.
A votação do polêmico projeto começou por volta das 14h e se estendeu até 23h. No plenário da Câmara, um grupo de cerca de 50 ambulantes da Tijuca acompanhou os trabalhos, protestando contra a proposta, que inclui a área onde está localizado o mercado popular do bairro.
O chefe da Casa Civil da prefeitura, Pedro Paulo Carvalho, esteve na Câmara em boa parte do dia participando de discussões com vereadores para a aprovação do projeto.
— A aprovação é de importância crucial para a realização das obras da Linha 4 do metrô. A estimativa é que haja uma arrecadação em torno de R$ 1 bilhão, o suficiente para custear por volta de um terço das obras — disse Pedro Paulo.
Lista inclui praça e até lugar onde há Ciep
Um dos que votaram contra o projeto, o vereador Eliomar Coelho (PSOL) disse que entre os 70 terrenos há vários de importância fundamental para o ambiente dos bairros: — Entre as principais aberrações desse projeto, estão a liberação para construções na Praça Nelson Mandela e de um terreno na Rua Álvaro Ramos, em Botafogo, onde já há um projeto pronto para a construção da estação São João do metrô.
O Legislativo deu demonstração de total falta de compromisso com a sociedade.
Segundo o gabinete do parlamentar, também estão na lista as áreas do batalhão e de um posto de saúde em Copacabana e até o terreno onde está localizado o Ciep Tancredo Neves, primeiro a ser construído pelo ex-governador Leonel Brizola. Um local onde há uma comunidade na Avenida Presidente Vargas, no Centro, com cerca de 50 famílias, também está na relação.
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E ontem na Carioca tive que esperar até um 3º trem chegar para poder embarcar, de tão cheia a plataforma. As pessoas só conseguiam entrar se estivessem sobre a faixa amarela em frente à porta.
E vamu que vamu.
Todos os destinos em um só caminho.
Acho melhor levar esta idéia aos metrôs de Londres, Paris, Nova Iorque, Moscou, etc. pois os nossos conterrâneos descobriram que este negócio de várias linhas é um tremendo equívoco, bom mesmo é todo mundo apertadinho.
Dá vontade de processar esta turma por incentivo ao assédio sexual.
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Adeus Linha 4, adeus projeto original
Moderador: Guilherme Pinho
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Re: Adeus linha 04, adeus projeto original
Bem........
Não é o que nenhum de nós esperávamos, mas não posso dizer que fiquei triste. Infelizmente será uma imensa extenção mas pelo menos a Barra finalmente ganhará o seu metrô.
Não é o que nenhum de nós esperávamos, mas não posso dizer que fiquei triste. Infelizmente será uma imensa extenção mas pelo menos a Barra finalmente ganhará o seu metrô.
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