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[Nota] Circulação de trem no Ramal Guapimirim

Enviado: 03 Jul 2009, 09:55
por Renanfsouza
NOTA – Circulação de trem no Ramal Guapimirim-Saracuruna

02/07/2009 - 17h11

A Secretaria Estadual de Transportes informa que os técnicos ainda estão no local onde, na manhã desta quarta-feira (02/07), um caminhão desrespeitou a sinalização da passagem de nível, próxima a Parada Modelo, em Guapimirim, e bateu contra um trem de passageiros que seguia para Saracuruna. Não houve vítimas e os passageiros tiveram o valor da passagem restituído.

Os trabalhos para reestabelecimento da circulação no trecho estão sendo feitos com ajuda de um guindaste, para recolocar a locomotiva nos trilhos e desobstruir a passagem de nível. A previsão é que até o final da tarde a linha esteja liberada.

A Secretaria Estadual de Transportes informa ainda que todas as passagens de nível oficiais são sinalizadas, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de os trens emitirem avisos sonoros antes dos cruzamentos.

A secretaria esclarece também que está finalizando uma grande obra de recuperação no ramal ferroviário Saracuruna-Guapimirim. Desde novembro do ano passado, cerca de 100 homens trabalham para recuperar diversos trechos da linha de 42km, que passa por três municípios da Baixada Fluminense - Duque de Caxias, Magé e Guapimirim -, num total de cinco estações e 13 paradas.

Os trabalhos começaram pelo trecho Magé-Guapimirim, que tem 17 km, e posteriormente foram concentrados no trecho Magé-Saracuruna. A reforma incluiu a substituição de cerca de 20 mil dormentes, a troca e a fixação de trilhos em diversos pontos, recuperação de pontes férreas, drenagem e desentupimento das canaletas laterais da via e capina do mato ao longo de diversos quilômetros de via. Além disso, foram colocados novos lastros (pedras britadas que ficam entre os trilhos) ao longo da via.

No trecho conhecido como Corte Magé, a obra de recuperação ganhou uma tecnologia de contenção de encostas ecologicamente correta, a Biomanta Vegetal. Segundo os técnicos, o sistema é 40% mais barato do que o concreto projetado, normalmente utilizado na contenção de encostas, sendo que a biomanta não prejudica a vegetação nativa(fotos em anexo).

Para conclusão dos trabalhos, resta apenas a finalização da reforma de uma ponte metálica sobre o rio Coruja, que passa próximo ao bairro Parada Modelo, em Guapimirim. Para completar a reforma feita pela Secretaria Estadual de Transportes, a Secretaria de Obras está comprando mais 6 mil dormentes para serem substituídos no ramal.

Além da reforma, a Secretaria Estadual de Transportes, ampliou, no ano passado, a grade de horários dos trens, passando de seis para oito viagens diárias, e trocou a antiga locomotiva que circulava no ramal por uma reformada.

A secretaria ressalta ainda que o ramal ferroviário Guapimirim-Saracuruna não passava por reformas há mais de 20 anos. Todos investimentos estão sendo feitos para oferecer uma viagem de melhor qualidade aos passageiros que utilizam o ramal diariamente. Para beneficiar ainda mais o trecho, o Governo do Estado negocia com a Supervia a incorporação do ramal a malha ferroviária administrada pela concessionária.

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Fonte: Site da SETRANS/RJ

Re: [Nota] Circulação de trem no Ramal Guapimirim

Enviado: 03 Jul 2009, 10:00
por Renanfsouza
Fazia tempo que não se falava de passar o Ramal de Guapi para a Supervia.

Vamos torcer !

Re: [Nota] Circulação de trem no Ramal Guapimirim

Enviado: 03 Jul 2009, 23:52
por Brunoraraujo
Putz, olha que antes tirei o dia pra andar no ramal de Inhomirim...

Re: [Nota] Circulação de trem no Ramal Guapimirim

Enviado: 11 Jul 2009, 17:18
por André Vasconcellos
Interessante notícia.Veremos se a Supervia decidirá por assumir o ramal de Guapimirim(o q é quase certo),e se bem operado como o de Vila Inhomirim tem potencial...

Re: [Nota] Circulação de trem no Ramal Guapimirim

Enviado: 23 Jul 2009, 08:28
por HGP
A Supervia, apesar de todos os problemas, é uma empresa séria. Ela mudou muito a imagem do transporte sobre trilhos no Rio de Janeiro. Esperamos que mais trechos realmente fiquem embaixo da sua concessão e operação.