Secretário de Transportes realiza bateria de encontro com delegações chinesas
12/11/2009 - 14h44
A realização das Olimpíadas no Rio em 2016 e os entendimentos para a construção do trem de alta velocidade ligando Rio a São Paulo vêm chamando a atenção dos chineses. Nesta quarta-feira (11/11), o secretário estadual de Transportes Julio Lopes recebeu uma comitiva do ministério das ferrovias da China para discutir aspectos e detalhes do trem bala. O secretário esclareceu uma série de detalhes referentes ao empreendimento ferroviário ao grupo, formado por representantes do governo chinês e empresas públicas ligadas ao Ministério.
Questões como planejamento do fluxo de passageiros que vão circular no trem de alta velocidade e características geológicas da área por onde a malha ferroviária vai passar foram as mais ressaltadas pelos chineses. A delegação também mostrou interesse em conhecer as possibilidades de exploração da área do entorno das futuras estações do TAV (Rio e São Paulo) para construção de empreendimentos comerciais. O secretário Julio Lopes esclareceu que hoje as áreas daquela região estão sob tutela ou municipal, estadual, ou federal, mas que a empresa que sair vencedora da licitação do trem bala terá poderes legais de explorar comercialmente o local.
- O governo brasileiro não está licitando somente um trajeto de trem, mas sim um empreendimento com diversas oportunidades de negócio, tanto do ponto de vista do transporte, como imobiliário e comercial – destaca o secretário.
Nesta tarde, a comitiva do ministério das ferrovias da China visitará as dependências da Supervia, e até o fim da semana, o Metrô. Eles querem conhecer o trabalho das concessionárias, seus procedimentos e processos, para estudar oportunidades de futuras parcerias.
Representantes do governo chinês e empresas do ramo de ferrovias do país preencheram boa parte da agenda da Secretaria Estadual de Transportes durante a semana. Desde segunda-feira (09/11), uma comitiva de 20 funcionários do consórcio chinês CMC-CNR – responsável pela fabricação dos 30 trens comprados pelo Governo do Estado para circular nos trilhos operados pela SuperVia – estão na cidade participando de reuniões com técnicos e engenheiros da Secretaria. O consórcio é um dos maiores do mundo, fabricante de 87% dos trens que circulam em toda China.
---
Fonte: Site da SETRANS/RJ
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] Secretário de transportes realiza bateria de...
-
Autor do tópico - COORDENADOR
- Mensagens: 2508
- Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
- Localização: Rio de Janeiro/RJ
[Notícia] Secretário de transportes realiza bateria de...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes