Novo trem da CPTM inicia operação na linha C - Esmeralda
Enviado: 06 Jun 2008, 00:55
Novo trem da CPTM inicia operação na linha 9 - Esmeralda
O primeiro trem novo, dos 99 adquiridos no Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, começou a transportar passageiros nesta segunda-feira (03/03), na linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Com capacidade para 1200 usuários, a nova composição (de quatro carros) tem o que há de mais moderno em tecnologia metroferroviária no mundo. Além de design arrojado (externo e interno), a unidade conta com ar condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente e vidros com proteção aos raios ultravioleta, proporcionando mais conforto aos usuários.
Acessibilidade & Segurança
Todas as novas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o atendimento a pessoas com mobilidade reduzida foram incluídas no projeto. As composições têm sinais luminosos de abertura e fechamento de portas, identificação dos carros em braile, assentos preferenciais, espaço para pessoas em cadeira de rodas, painel indicativo de próxima estação e lado de abertura de portas, bem como pega-mão fotoluminescente para o caso de ausência de energia.
Quanto à segurança, o trem possui sistema de intercomunicação de emergência entre os usuários e o maquinista, além de sensor de descarrilamentos, que sinaliza ao condutor qualquer falha do gênero. O maquinista também dispõe de recursos adicionais, como um sistema de monitoramento de falhas técnicas computadorizado que indica onde está o defeito e freios eletrônicos e antideslizantes, entre outros.
Inicialmente, o trem irá circular em regime de ‘operação assistida’ por duas semanas: nas segundas, quartas e sextas-feiras, entre 10h e 15h (fora dos horários de pico). Este procedimento é normal para trens novos. Após esse período, a composição será liberada para circular ao longo de toda a operação comercial (das 4h a meia-noite).
Os 12 trens destinados à Linha 9-Esmeralda estão sendo fabricados pelo consócio Cofesbra (Consórcio Ferroviário Espanha/Brasil) - liderado pela Alstom do Brasil, com a participação da CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) e Bombardier. O investimento total é da ordem de R$ 223,5 milhões.
O primeiro trem novo, dos 99 adquiridos no Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, começou a transportar passageiros nesta segunda-feira (03/03), na linha 9-Esmeralda (Osasco - Grajaú), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Com capacidade para 1200 usuários, a nova composição (de quatro carros) tem o que há de mais moderno em tecnologia metroferroviária no mundo. Além de design arrojado (externo e interno), a unidade conta com ar condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente e vidros com proteção aos raios ultravioleta, proporcionando mais conforto aos usuários.
Acessibilidade & Segurança
Todas as novas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o atendimento a pessoas com mobilidade reduzida foram incluídas no projeto. As composições têm sinais luminosos de abertura e fechamento de portas, identificação dos carros em braile, assentos preferenciais, espaço para pessoas em cadeira de rodas, painel indicativo de próxima estação e lado de abertura de portas, bem como pega-mão fotoluminescente para o caso de ausência de energia.
Quanto à segurança, o trem possui sistema de intercomunicação de emergência entre os usuários e o maquinista, além de sensor de descarrilamentos, que sinaliza ao condutor qualquer falha do gênero. O maquinista também dispõe de recursos adicionais, como um sistema de monitoramento de falhas técnicas computadorizado que indica onde está o defeito e freios eletrônicos e antideslizantes, entre outros.
Inicialmente, o trem irá circular em regime de ‘operação assistida’ por duas semanas: nas segundas, quartas e sextas-feiras, entre 10h e 15h (fora dos horários de pico). Este procedimento é normal para trens novos. Após esse período, a composição será liberada para circular ao longo de toda a operação comercial (das 4h a meia-noite).
Os 12 trens destinados à Linha 9-Esmeralda estão sendo fabricados pelo consócio Cofesbra (Consórcio Ferroviário Espanha/Brasil) - liderado pela Alstom do Brasil, com a participação da CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles) e Bombardier. O investimento total é da ordem de R$ 223,5 milhões.