[EF Rio do Ouro] Estações Demolidas: Areia Branca x Figueira
Enviado: 16 Ago 2009, 10:44
Estrada de Ferro Rio do Ouro - Trecho de Estações Demolidas: Areia Branca x Figueira
Quando eu e Guilherme saimos da Estação Belford Roxo, fomos à procura da primeira estação desativada do trecho: Estação Areia Branca.
A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi aberta para transportar empregados e materiais para a construção de um aqueduto que abasteceria parte do Rio de Janeiro com as águas do Rio do Ouro e outros mananciais da Região do Tinguá. Assim sendo, como a ferrovia em si foi literalmente destruida após sua desativação e os trilhos se foram, nos guiamos por informações de moradores e por trechos onde o aqueduto está no nível da rua, visto que a informação que tínhamos é que o aqueduto margeava perfeitamente a ferrovia.
Em Belford Roxo havia saida para dois ramais da Estrada de Ferro Rio do Ouro: Ramal de Jaceruba e Ramal de Xerém. Brevemente seguimos algo que nos parecia um leito ferroviário, contudo, perguntando a moradores aonde se localizava o bairro Areia Branca, nos demos conta de que estávamos seguindo o leito errado: o do Ramal de Xerém.
Então, fazendo o caminho de volta finalmente encontramos o caminho certo e após uma caminhada de mais ou menos 20 minutos encontramos o bairro de Areia Branca por volta das 9:00.
Perguntando para moradores mais antigos aonde se localizava a antiga estação, da qual dispúnhamos de pouquíssimas informações, fomos informados que ela foi demolida em 1996 com as obras de urbanização promovidas pela Prefeitura de Belford Roxo. Hoje, no lugar da estação existe uma praça.
Foto 1: Praça em Areia Branca. Segundo informações de moradores a estação se localizava exatamente ai
Com informações de moradores, partimos para Heliópolis - o próximo bairro cortado pela Estrada de Ferro Rio do Ouro.
Foto 2: No caminho nos deparamos com uma pequena ponte ferroviária sobre um córrego, ainda no bairro de Areia Branca
Foto 3: Córrego
Foto 4: Tubulação do aqueduto
Foto 5: Trilhos fincados à margem do córrego
Após mais uma breve caminhada de mais ou menos 20 minutos atingimos o local da antiga Estação Heliópolis. Assim como Areia Branca, com obras de urbanização a estação foi demolida e hoje em seu lugar existe um campo de futebol, numa imensa praça no centro de Heliópolis.
Foto 6: Brinquedos da praça em Heliópolis
Foto 7: Campo de Futebol. Aqui se localizava a Estação Heliópolis
Não ficamos muito tempo. Ainda faltavam muitos quilômetros até Cava e o nosso planejamento era chegar lá às 12:00. Perguntamos a moradores e seguimos até Itaipu, ainda no município de Belford Roxo.
Não restou nada em Itaipu. Perguntamos a algumas pessoas e todas nos informaram que a estação foi demolida. Nossa última informação foi com um senhor chamado Bira, que estava completamente bêbado às 10:00 da manhã e apesar da sua boa vontade (e da nossa), suas informações não serviram de nada para conhecer o local onde ficava a estação.
A única coisa que lembra a ferrovia é o aqueduto. Encontramos mais tubulações em Itaipu.
Foto 8: Foi bom ter encontrado essas tubulações. Nós nos perdemos em Itaipu e esse era um forte indício de que a ferrovia passava por aqui
Foto 9: Essa construção faz parte do aqueduto
Foto 10: A tubulação cortando mais um córrego
Foto 11:
Foto 12: Córrego sob a tubulação
Foto 13:
De fato existe uma pequena ponte ferroviária nas proximidades deste trecho, contudo só notamos isso voltando de ônibus, indo para a Estação Nova Iguaçu. Estávamos tão perdidos com informações erradas que tomamos um caminho diferente, mas no final acabamos chegando na próxima localidade onde houve uma estação: Miguel Couto, já no município de Nova Iguaçu.
Miguel Couto é um bairro bastante desenvolvido, então não foi difícil encontrá-lo. Chegando lá fomos informados por uma mulher que a estação fora demolida e em seu lugar existe uma praça. Foi mais um triste cenário.
Foto 14: Praça do Retiro, em Miguel Couto. Aqui ficava a estação
Foto 15: Do outro lado da praça existe uma construção da CEDAE (provavelmente tem a ver com o aqueduto). Nela encontramos esta placa
Foto 16: Então... Provavelmente a demolição se deu em 2002
Mais uma vez pedindo informações seguimos até Figueira. Passamos por dentro do Mercado Popular de Miguel Couto e pedimos informação a um senhor que por acaso estava indo para Figueira. Ele nos acompanhou até lá em uma caminhada de aproximadamente meia hora.
Foto 17: No trecho entre Miguel Couto e Figueira, mais uma vez encontramos uma pequena ponte ferroviária sobre um córrego
Foto 18: Ao lado uma outra ponte que aparenta ser da época
Foto 19: Córrego, sob a ponte
Foto 20: Mais uma da pequena ponte ferroviária
Finalmente chegamos a Figueira. Após nos despedirmos do senhor que nos acompanhou, confirmamos com outros moradores que a Estação Figueira foi demolida.
Foto 21: Mais um crime contra a nossa história, mais uma praça tomou o lugar de uma estação e nem sequer existe menção à Estação Figueira
Foto 22: Fomos informados que a estação se localizava próxima a este campo de futebol, na praça
As gerações mais novas nem sequer fazem idéia de que por aqui passou uma próspera ferrovia, e que com segurança e rapidez, hoje em dia se a ferrovia ainda existisse, a ligação com Belford Roxo e até mesmo com a Central do Brasil se daria de forma muito eficiente.
Mas independente de discussões se a ferrovia possuia demanda ou não para sobreviver (pela densidade dos lugares que passamos eu até acredito que sim), uma imensa lástima é que definitivamente essas prefeituras jogaram parte do seu passado no lixo ao não preservarem as estações Areia Branca, Heliópolis, Itaipu, Miguel Couto e Figueira. Colocaram praças no lugar das estações. Será que era muito difícil preservar a antiga estação mesmo construindo uma praça ao seu redor? Não dava pra ter as duas coisas coexistindo? Uma grande vergonha para as gestões responsáveis pela demolição de parte valiosa da sua própria história em Belford Roxo e Nova Iguaçu.
Já eram 11:40 e o sol estava forte. Seguimos até a Estação Cava, a única estação de pé que existe até hoje no trecho a partir de Areia Branca.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza
Contribuições: Guilherme Pinho
Quando eu e Guilherme saimos da Estação Belford Roxo, fomos à procura da primeira estação desativada do trecho: Estação Areia Branca.
A Estrada de Ferro Rio do Ouro foi aberta para transportar empregados e materiais para a construção de um aqueduto que abasteceria parte do Rio de Janeiro com as águas do Rio do Ouro e outros mananciais da Região do Tinguá. Assim sendo, como a ferrovia em si foi literalmente destruida após sua desativação e os trilhos se foram, nos guiamos por informações de moradores e por trechos onde o aqueduto está no nível da rua, visto que a informação que tínhamos é que o aqueduto margeava perfeitamente a ferrovia.
Em Belford Roxo havia saida para dois ramais da Estrada de Ferro Rio do Ouro: Ramal de Jaceruba e Ramal de Xerém. Brevemente seguimos algo que nos parecia um leito ferroviário, contudo, perguntando a moradores aonde se localizava o bairro Areia Branca, nos demos conta de que estávamos seguindo o leito errado: o do Ramal de Xerém.
Então, fazendo o caminho de volta finalmente encontramos o caminho certo e após uma caminhada de mais ou menos 20 minutos encontramos o bairro de Areia Branca por volta das 9:00.
Perguntando para moradores mais antigos aonde se localizava a antiga estação, da qual dispúnhamos de pouquíssimas informações, fomos informados que ela foi demolida em 1996 com as obras de urbanização promovidas pela Prefeitura de Belford Roxo. Hoje, no lugar da estação existe uma praça.
Foto 1: Praça em Areia Branca. Segundo informações de moradores a estação se localizava exatamente ai
Com informações de moradores, partimos para Heliópolis - o próximo bairro cortado pela Estrada de Ferro Rio do Ouro.
Foto 2: No caminho nos deparamos com uma pequena ponte ferroviária sobre um córrego, ainda no bairro de Areia Branca
Foto 3: Córrego
Foto 4: Tubulação do aqueduto
Foto 5: Trilhos fincados à margem do córrego
Após mais uma breve caminhada de mais ou menos 20 minutos atingimos o local da antiga Estação Heliópolis. Assim como Areia Branca, com obras de urbanização a estação foi demolida e hoje em seu lugar existe um campo de futebol, numa imensa praça no centro de Heliópolis.
Foto 6: Brinquedos da praça em Heliópolis
Foto 7: Campo de Futebol. Aqui se localizava a Estação Heliópolis
Não ficamos muito tempo. Ainda faltavam muitos quilômetros até Cava e o nosso planejamento era chegar lá às 12:00. Perguntamos a moradores e seguimos até Itaipu, ainda no município de Belford Roxo.
Não restou nada em Itaipu. Perguntamos a algumas pessoas e todas nos informaram que a estação foi demolida. Nossa última informação foi com um senhor chamado Bira, que estava completamente bêbado às 10:00 da manhã e apesar da sua boa vontade (e da nossa), suas informações não serviram de nada para conhecer o local onde ficava a estação.
A única coisa que lembra a ferrovia é o aqueduto. Encontramos mais tubulações em Itaipu.
Foto 8: Foi bom ter encontrado essas tubulações. Nós nos perdemos em Itaipu e esse era um forte indício de que a ferrovia passava por aqui
Foto 9: Essa construção faz parte do aqueduto
Foto 10: A tubulação cortando mais um córrego
Foto 11:
Foto 12: Córrego sob a tubulação
Foto 13:
De fato existe uma pequena ponte ferroviária nas proximidades deste trecho, contudo só notamos isso voltando de ônibus, indo para a Estação Nova Iguaçu. Estávamos tão perdidos com informações erradas que tomamos um caminho diferente, mas no final acabamos chegando na próxima localidade onde houve uma estação: Miguel Couto, já no município de Nova Iguaçu.
Miguel Couto é um bairro bastante desenvolvido, então não foi difícil encontrá-lo. Chegando lá fomos informados por uma mulher que a estação fora demolida e em seu lugar existe uma praça. Foi mais um triste cenário.
Foto 14: Praça do Retiro, em Miguel Couto. Aqui ficava a estação
Foto 15: Do outro lado da praça existe uma construção da CEDAE (provavelmente tem a ver com o aqueduto). Nela encontramos esta placa
Foto 16: Então... Provavelmente a demolição se deu em 2002
Mais uma vez pedindo informações seguimos até Figueira. Passamos por dentro do Mercado Popular de Miguel Couto e pedimos informação a um senhor que por acaso estava indo para Figueira. Ele nos acompanhou até lá em uma caminhada de aproximadamente meia hora.
Foto 17: No trecho entre Miguel Couto e Figueira, mais uma vez encontramos uma pequena ponte ferroviária sobre um córrego
Foto 18: Ao lado uma outra ponte que aparenta ser da época
Foto 19: Córrego, sob a ponte
Foto 20: Mais uma da pequena ponte ferroviária
Finalmente chegamos a Figueira. Após nos despedirmos do senhor que nos acompanhou, confirmamos com outros moradores que a Estação Figueira foi demolida.
Foto 21: Mais um crime contra a nossa história, mais uma praça tomou o lugar de uma estação e nem sequer existe menção à Estação Figueira
Foto 22: Fomos informados que a estação se localizava próxima a este campo de futebol, na praça
As gerações mais novas nem sequer fazem idéia de que por aqui passou uma próspera ferrovia, e que com segurança e rapidez, hoje em dia se a ferrovia ainda existisse, a ligação com Belford Roxo e até mesmo com a Central do Brasil se daria de forma muito eficiente.
Mas independente de discussões se a ferrovia possuia demanda ou não para sobreviver (pela densidade dos lugares que passamos eu até acredito que sim), uma imensa lástima é que definitivamente essas prefeituras jogaram parte do seu passado no lixo ao não preservarem as estações Areia Branca, Heliópolis, Itaipu, Miguel Couto e Figueira. Colocaram praças no lugar das estações. Será que era muito difícil preservar a antiga estação mesmo construindo uma praça ao seu redor? Não dava pra ter as duas coisas coexistindo? Uma grande vergonha para as gestões responsáveis pela demolição de parte valiosa da sua própria história em Belford Roxo e Nova Iguaçu.
Já eram 11:40 e o sol estava forte. Seguimos até a Estação Cava, a única estação de pé que existe até hoje no trecho a partir de Areia Branca.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-22 por Renan Souza
Contribuições: Guilherme Pinho