(EFCB - Linha do Centro) Estação Barra do Piraí
Enviado: 17 Ago 2009, 02:06
Estação Barra do Piraí
Em 16 de agosto de 2009 estive na Estação Barra do Piraí, localizada no município de Barra do Piraí, no interior do estado do Rio de Janeiro.
Inaugurada em 7 de agosto de 1864 por Dom Pedro II, a estação era o maior entroncamento ferroviário do país, pois ali se encontravam a Linha do Centro (Tronco) e o Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil, hoje sob concessão da MRS Logística.
Por seus trilhos passam hoje os trens da MRS Logística, que partem em direção à Minas Gerais, Volta Redonda, São Paulo, Rio de Janeiro e dezenas de outras localidades. Nos arredores da estação estão algumas oficinas da empresa.
Desde 1998 suas plataformas não recebem passageiros, quando encerrou-se o entre Rio de Janeiro e São Paulo (Trem de Prata), que tinha parada nesta estação. Até 1996 recebeu também o Barrinha, trem de subúrbio de que ligava Barra do Piraí à Japeri, na Baixada Fluminense, integrando o sistema urbano de trens do Rio de Janeiro.
O edifício da estação é bem imponente, localizado bem no centro de Barra do Piraí, e está muito bem conservado. Um túnel que liga as ruas ao redor às plataformas se encontra aberto, mas não dá acesso às plataformas, apenas de uma rua à outra.
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br
01. Estação vista da praça em frente:
02.
03. Barra do Pirahy:
04. Túnel de acesso às plataformas:
05. Interior do longo túnel:
06. Escadaria de acesso ao prédio:
07. Acesso às plataformas:
08. Vista do outro lado:
09.
10.
11. Pátio da MRS:
12. Plataformas:
13. Composição da MRS:
Em 16 de agosto de 2009 estive na Estação Barra do Piraí, localizada no município de Barra do Piraí, no interior do estado do Rio de Janeiro.
Inaugurada em 7 de agosto de 1864 por Dom Pedro II, a estação era o maior entroncamento ferroviário do país, pois ali se encontravam a Linha do Centro (Tronco) e o Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil, hoje sob concessão da MRS Logística.
Por seus trilhos passam hoje os trens da MRS Logística, que partem em direção à Minas Gerais, Volta Redonda, São Paulo, Rio de Janeiro e dezenas de outras localidades. Nos arredores da estação estão algumas oficinas da empresa.
Desde 1998 suas plataformas não recebem passageiros, quando encerrou-se o entre Rio de Janeiro e São Paulo (Trem de Prata), que tinha parada nesta estação. Até 1996 recebeu também o Barrinha, trem de subúrbio de que ligava Barra do Piraí à Japeri, na Baixada Fluminense, integrando o sistema urbano de trens do Rio de Janeiro.
O edifício da estação é bem imponente, localizado bem no centro de Barra do Piraí, e está muito bem conservado. Um túnel que liga as ruas ao redor às plataformas se encontra aberto, mas não dá acesso às plataformas, apenas de uma rua à outra.
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br
01. Estação vista da praça em frente:
02.
03. Barra do Pirahy:
04. Túnel de acesso às plataformas:
05. Interior do longo túnel:
06. Escadaria de acesso ao prédio:
07. Acesso às plataformas:
08. Vista do outro lado:
09.
10.
11. Pátio da MRS:
12. Plataformas:
13. Composição da MRS: