[EFCB - SP] Estação Engenheiro Artur Alvim
Enviado: 13 Set 2009, 11:51
A estação Artur Alvim Foi aberta em 1921, em um local 200 metros a frente do atual, no ponto mais alto da linha em São Paulo. Em 1943 foi mudada para o local atual.
Em 1988 recebeu uma reforma para se conectar à nova estação do Metrô, de mesmo nome, exatamente ao lado.
Com a construção da nova linha do Expresso Leste da CPTM, a estação foi desativada, e a partir dela a linha segue por um caminho novo, através de túneis
A estação parece estar muito bem conservada ainda.
1 - Plataforma sentido Leste
2
3
4
5
6 - Início da área coberta
7
8
9
10
11
12 - Escadas da parte construída pelo Metrô, onde se fazia conexão com a estação nova
13
14 - Prédio de apoio da antiga estação, hoje só ficam alguns seguranças aí para preservar o patrimônio.
15
16
17 - Fim da plataforma
18
19
20 - Esse desvio para a esquerda era o caminho original da linha, que subia esse morro rumo às estações antigas de Itaquera e XV de Novembro
21
22 - É possível ver a estação desativada a partir da plataforma da estação do Metrô
23 - Uma pequena vista da plataforma desativada
Em 1988 recebeu uma reforma para se conectar à nova estação do Metrô, de mesmo nome, exatamente ao lado.
Com a construção da nova linha do Expresso Leste da CPTM, a estação foi desativada, e a partir dela a linha segue por um caminho novo, através de túneis
A estação parece estar muito bem conservada ainda.
1 - Plataforma sentido Leste
2
3
4
5
6 - Início da área coberta
7
8
9
10
11
12 - Escadas da parte construída pelo Metrô, onde se fazia conexão com a estação nova
13
14 - Prédio de apoio da antiga estação, hoje só ficam alguns seguranças aí para preservar o patrimônio.
15
16
17 - Fim da plataforma
18
19
20 - Esse desvio para a esquerda era o caminho original da linha, que subia esse morro rumo às estações antigas de Itaquera e XV de Novembro
21
22 - É possível ver a estação desativada a partir da plataforma da estação do Metrô
23 - Uma pequena vista da plataforma desativada