Hoje aproveitando que a empresa onde trabalho entrou em greve, resolvi ir até a famosa Sala das Machinas, também conhecida como Casa das Machinas, da Companhia Ferro Carris Jardim Botânico, uma grande empresa de bondes que circulava na Zona Sul do Rio de Janeiro.
A Sala das Maquinas era a edificação que abrigava as máquinas que proviam energia elétrica para que os bondes da CFCJB rodassem. Esta foi a primeira iniciativa de bondes elétricos em larga escala na América do Sul. O prédio é tombado pelo INEPAC e encontra-se em excelente estado de conservação.
A Sala das Machinas fica próxima à Estação Catete do Metrô Rio, na esquina da Rua Dois de Dezembro com o Beco do Pinheiro. Hoje em dia na Sala das Machinas funciona a sede da IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil).
Foto 1: A belíssima Sala das Machinas

Foto 2: Notem que a Sala das Machinas mais o Museu do Telefone (que fica ao lado) juntos cobrem toda a quadra. A quantidade de energia gerada neste local devia ser algo incrível

Foto 3: Gerais da fachada

Foto 4:

Foto 5:

Foto 6: Dístico em alto relevo: CFCJB

Foto 7: O imponente prédio

Foto 8:

Foto 9: No alto, a incrição "Sala das Machinas"

Foto 10:

Foto 11: Inscrição "JB" (Jardim Botânico)

Foto 12:

Foto 13:

Foto 14: O interior da Sala de Machinas hoje é um grande galpão onde ocorrem eventos. O IAB aluga este espaço para congressos, etc. Era neste local onde ficavam as máquinas

Foto 15:

Foto 16: Cobertura

Foto 17: Algumas gerais

Foto 18:

Foto 19:

Foto 20:

Foto 21: Coisas espalhadas

Foto 22: Auditório, no interior da Sala das Machinas

Foto 23:

Foto 24:

Foto 25:

Foto 26:

Foto 27:

Locais interessantes nas proximidades
. Metrô Rio - Estação Catete
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-23 por Renan Souza em 09/06/2010 e 24-27 por Marcus Vinicius em 2007