Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular
Enviado: 29 Out 2009, 00:31
Estrada de Ferro de Itatinga (Parte 1): Sistema Funicular
O sistema funicular da Ferrovia de Itatinga foi construído durante a primeira década do século XX para auxiliar na construção da Usina Hidrelétrica de Itatinga. Com uma bitola de 0,80 metros, possui quatro patamares onde ficam as casas de máquinas que puxam os cabos de aço que puxam ou descem os vagões na enconsta da Serra do Mar, vencendo os cerca de 800 metros de declive em cerca de 1.900 metros de extensão, com um gradiente de quase 45º. Pelo estado em que se encontram os trilhos, acredito que seja utilizada até hoje pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), empresa que administra a usina hidrelétrica, que até hoje gera energia para o Porto de Santos.
O sistema funicular faz parte da Ferrovia de Itatinga, que ainda possui um trecho eletrificado de cerca de 7 quilômetros de extensão, sendo a única ligação entre a Vila de Itatinga (veja as fotos aqui) com a civilização, onde circula até hoje um bonde passageiros. No alto da Serra do Mar há um trecho não eletrificado de mais de 2 quilômetros que possui pontes metálicas, de pedra e um túnel. O restante da ferrovia irei postar aqui nos próximos dias.
As fotos abaixo fiz no último domingo (25 de outubro de 2009) durante uma caminhada de cerca de 6 horas entre a zona rural de Mogi das Cruzes até Bertioga, no litoral, vencendo a Serra do Mar.
01. Início (ou final) do sistema funicular no alto da Serra do Mar.
02. Maquinário do sistema funicular.
03. Início da descida da Serra do Mar.
04. Ferrovia cruzando a tubulação que leva água para gerar as turbinas da usina.
05.
06. Olhando para cima a partir do 2º patamar.
07. Abrigo da máquina do 2º patamar.
08. Aqui dá para ter uma noção do desnível que a ferrovia vence (olhem ela passando lá embaixo).
09. Início da descida do 2º patamar.
10.
11.
12.
13. Olhando para cima a partir do 3º patamar.
14. 3º patamar.
15. Vista do 3º patamar.
16. Olha o AMV.
17. Abrigo do maquinário do 3º patamar.
18. Início da descida do 3º patamar.
19. 4º patamar.
20. Pontilhão do 4º patamar.
Espero que tenham gostado.
Comentem!
Um grande abraço.
O sistema funicular da Ferrovia de Itatinga foi construído durante a primeira década do século XX para auxiliar na construção da Usina Hidrelétrica de Itatinga. Com uma bitola de 0,80 metros, possui quatro patamares onde ficam as casas de máquinas que puxam os cabos de aço que puxam ou descem os vagões na enconsta da Serra do Mar, vencendo os cerca de 800 metros de declive em cerca de 1.900 metros de extensão, com um gradiente de quase 45º. Pelo estado em que se encontram os trilhos, acredito que seja utilizada até hoje pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), empresa que administra a usina hidrelétrica, que até hoje gera energia para o Porto de Santos.
O sistema funicular faz parte da Ferrovia de Itatinga, que ainda possui um trecho eletrificado de cerca de 7 quilômetros de extensão, sendo a única ligação entre a Vila de Itatinga (veja as fotos aqui) com a civilização, onde circula até hoje um bonde passageiros. No alto da Serra do Mar há um trecho não eletrificado de mais de 2 quilômetros que possui pontes metálicas, de pedra e um túnel. O restante da ferrovia irei postar aqui nos próximos dias.
As fotos abaixo fiz no último domingo (25 de outubro de 2009) durante uma caminhada de cerca de 6 horas entre a zona rural de Mogi das Cruzes até Bertioga, no litoral, vencendo a Serra do Mar.
01. Início (ou final) do sistema funicular no alto da Serra do Mar.
02. Maquinário do sistema funicular.
03. Início da descida da Serra do Mar.
04. Ferrovia cruzando a tubulação que leva água para gerar as turbinas da usina.
05.
06. Olhando para cima a partir do 2º patamar.
07. Abrigo da máquina do 2º patamar.
08. Aqui dá para ter uma noção do desnível que a ferrovia vence (olhem ela passando lá embaixo).
09. Início da descida do 2º patamar.
10.
11.
12.
13. Olhando para cima a partir do 3º patamar.
14. 3º patamar.
15. Vista do 3º patamar.
16. Olha o AMV.
17. Abrigo do maquinário do 3º patamar.
18. Início da descida do 3º patamar.
19. 4º patamar.
20. Pontilhão do 4º patamar.
Espero que tenham gostado.
Comentem!
Um grande abraço.