Página 1 de 1

Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 29 Out 2009, 00:31
por Caco
Estrada de Ferro de Itatinga (Parte 1): Sistema Funicular

O sistema funicular da Ferrovia de Itatinga foi construído durante a primeira década do século XX para auxiliar na construção da Usina Hidrelétrica de Itatinga. Com uma bitola de 0,80 metros, possui quatro patamares onde ficam as casas de máquinas que puxam os cabos de aço que puxam ou descem os vagões na enconsta da Serra do Mar, vencendo os cerca de 800 metros de declive em cerca de 1.900 metros de extensão, com um gradiente de quase 45º. Pelo estado em que se encontram os trilhos, acredito que seja utilizada até hoje pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), empresa que administra a usina hidrelétrica, que até hoje gera energia para o Porto de Santos.

O sistema funicular faz parte da Ferrovia de Itatinga, que ainda possui um trecho eletrificado de cerca de 7 quilômetros de extensão, sendo a única ligação entre a Vila de Itatinga (veja as fotos aqui) com a civilização, onde circula até hoje um bonde passageiros. No alto da Serra do Mar há um trecho não eletrificado de mais de 2 quilômetros que possui pontes metálicas, de pedra e um túnel. O restante da ferrovia irei postar aqui nos próximos dias.

As fotos abaixo fiz no último domingo (25 de outubro de 2009) durante uma caminhada de cerca de 6 horas entre a zona rural de Mogi das Cruzes até Bertioga, no litoral, vencendo a Serra do Mar.


01. Início (ou final) do sistema funicular no alto da Serra do Mar.
Imagem

02. Maquinário do sistema funicular.
Imagem

03. Início da descida da Serra do Mar.
Imagem

04. Ferrovia cruzando a tubulação que leva água para gerar as turbinas da usina.
Imagem

05.
Imagem

06. Olhando para cima a partir do 2º patamar.
Imagem

07. Abrigo da máquina do 2º patamar.
Imagem

08. Aqui dá para ter uma noção do desnível que a ferrovia vence (olhem ela passando lá embaixo).
Imagem

09. Início da descida do 2º patamar.
Imagem

10.
Imagem

11.
Imagem

12.
Imagem

13. Olhando para cima a partir do 3º patamar.
Imagem

14. 3º patamar.
Imagem

15. Vista do 3º patamar.
Imagem

16. Olha o AMV.
Imagem

17. Abrigo do maquinário do 3º patamar.
Imagem

18. Início da descida do 3º patamar.
Imagem

19. 4º patamar.
Imagem

20. Pontilhão do 4º patamar.
Imagem


Espero que tenham gostado.

Comentem!

Um grande abraço.

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 29 Out 2009, 08:53
por Vicente
:O :O :O :O :O

@#$%&¨*¨%!!!!!

Caco, que achado!!!!!!!!Isso é a "mosca branca dos zóio azul!!!"!!! BONDE!! E OPERACIONAL!!!

app app app app app :Y: :Y: :Y:

Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 29 Out 2009, 09:19
por Felipe02
Nossa muito show isso!

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 29 Out 2009, 16:03
por Fabrício Moretti
Vicente A.O.Junior escreveu::O :O :O :O :O

@#$%&¨*¨%!!!!!

Caco, que achado!!!!!!!!Isso é a "mosca branca dos zóio azul!!!"!!! BONDE!! E OPERACIONAL!!!

app app app app app :Y: :Y: :Y:

Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!

Eu topo! Vai ser sensacional!

Isso é um achado! Uma relíquia.

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 29 Out 2009, 16:45
por Gustavodc
Eu vou calar minha boca porque isso não merece palavras...

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 29 Out 2009, 18:41
por Eduardo GJF
Vicente A.O.Junior escreveu:Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!
Já estive lá <O>

Ela liga Santos à Usina de Henry Borden, passando pela Vila de Itatinga, em Bertioga, onde começa o trecho de serra, e foi lá que eu me encontrei com a Estrada de Ferro de Itatinga :D

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 29 Out 2009, 20:01
por Caco
Eduardo GJF escreveu:
Vicente A.O.Junior escreveu:Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!
Já estive lá <O>

Ela liga Santos à Usina de Henry Borden, passando pela Vila de Itatinga, em Bertioga, onde começa o trecho de serra, e foi lá que eu me encontrei com a Estrada de Ferro de Itatinga :D
Você confundiu os lugares, Eduardo.

A Estrada de Ferro de Itatinga serve apenas à Usina Hidrelétrica de Itatinga, começando na divisa e Mogi das Cruzes e Bertioga, no alto da Serra do Mar e terminando no porto do Rio Itapanhaú, em Bertioga, passando pela Vila de Itatinga, também em Bertioga, numa extensão de cerca de 13 quilômetros.

Já a Usina Hidrelétrica Henry Borden, entre Santo André e Cubatão, fica uns 30 quilômetros ao sul da Usina de Itatinga, também na encosta da Serra do Mar e também possui seu sistema funicular.

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 29 Out 2009, 20:19
por Eduardo GJF
^^

Exato, troquei as usinas...
Estive aí há um bom tempo, aliás... nem ligava muito pra trilhos (shame on me!)... fosse hoje eu teria fotografado tudo...

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 30 Out 2009, 00:00
por vitao_neko
Punk!

E eu quero ir aí siiiiim!! o/

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 02 Nov 2009, 18:57
por Inconfidente
Que lugar demais! app

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 04 Nov 2009, 13:32
por Renanfsouza
Caco, que coisa impressionante. Meus parabéns pelo thread. Eu não conhecia esse interessante sistema.

Achei animal o desnível.

Cara, depois de seis horas de caminhada, que grande recompensa você ter encontrado isso. Meus parabéns pelo esforço e pelas belas fotos e informações valiosas.

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 05 Nov 2009, 00:28
por Caco
Renanfsouza escreveu:Caco, que coisa impressionante. Meus parabéns pelo thread. Eu não conhecia esse interessante sistema.

Achei animal o desnível.

Cara, depois de seis horas de caminhada, que grande recompensa você ter encontrado isso. Meus parabéns pelo esforço e pelas belas fotos e informações valiosas.
Foram mais de seis horas de caminhada que eu nem notei, por causa dessa maravilha ferroviária que me enfeitiçou. Tirei 540 fotos neste passeio.

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 25 Mai 2010, 13:53
por MAJTec
Show de bola okk .
E eu que achei, na minha ignorancia, que não existiam mais sistemas funiculares em funcionamento no Brasil =o .
Parabens pelas fotos e pelo texto app .

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Enviado: 25 Mai 2010, 21:32
por Isaias
belas fotos ficou show de bola. <O>