BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Moderador: Caco


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Caco » 29 Out 2009, 00:31

Estrada de Ferro de Itatinga (Parte 1): Sistema Funicular

O sistema funicular da Ferrovia de Itatinga foi construído durante a primeira década do século XX para auxiliar na construção da Usina Hidrelétrica de Itatinga. Com uma bitola de 0,80 metros, possui quatro patamares onde ficam as casas de máquinas que puxam os cabos de aço que puxam ou descem os vagões na enconsta da Serra do Mar, vencendo os cerca de 800 metros de declive em cerca de 1.900 metros de extensão, com um gradiente de quase 45º. Pelo estado em que se encontram os trilhos, acredito que seja utilizada até hoje pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), empresa que administra a usina hidrelétrica, que até hoje gera energia para o Porto de Santos.

O sistema funicular faz parte da Ferrovia de Itatinga, que ainda possui um trecho eletrificado de cerca de 7 quilômetros de extensão, sendo a única ligação entre a Vila de Itatinga (veja as fotos aqui) com a civilização, onde circula até hoje um bonde passageiros. No alto da Serra do Mar há um trecho não eletrificado de mais de 2 quilômetros que possui pontes metálicas, de pedra e um túnel. O restante da ferrovia irei postar aqui nos próximos dias.

As fotos abaixo fiz no último domingo (25 de outubro de 2009) durante uma caminhada de cerca de 6 horas entre a zona rural de Mogi das Cruzes até Bertioga, no litoral, vencendo a Serra do Mar.


01. Início (ou final) do sistema funicular no alto da Serra do Mar.
Imagem

02. Maquinário do sistema funicular.
Imagem

03. Início da descida da Serra do Mar.
Imagem

04. Ferrovia cruzando a tubulação que leva água para gerar as turbinas da usina.
Imagem

05.
Imagem

06. Olhando para cima a partir do 2º patamar.
Imagem

07. Abrigo da máquina do 2º patamar.
Imagem

08. Aqui dá para ter uma noção do desnível que a ferrovia vence (olhem ela passando lá embaixo).
Imagem

09. Início da descida do 2º patamar.
Imagem

10.
Imagem

11.
Imagem

12.
Imagem

13. Olhando para cima a partir do 3º patamar.
Imagem

14. 3º patamar.
Imagem

15. Vista do 3º patamar.
Imagem

16. Olha o AMV.
Imagem

17. Abrigo do maquinário do 3º patamar.
Imagem

18. Início da descida do 3º patamar.
Imagem

19. 4º patamar.
Imagem

20. Pontilhão do 4º patamar.
Imagem


Espero que tenham gostado.

Comentem!

Um grande abraço.

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Vicente » 29 Out 2009, 08:53

:O :O :O :O :O

@#$%&¨*¨%!!!!!

Caco, que achado!!!!!!!!Isso é a "mosca branca dos zóio azul!!!"!!! BONDE!! E OPERACIONAL!!!

app app app app app :Y: :Y: :Y:

Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!

Avatar do usuário

Felipe02
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 240
Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Felipe02 » 29 Out 2009, 09:19

Nossa muito show isso!

Avatar do usuário

Fabrício Moretti
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Fev 2009, 11:38
Localização: Sâo Bernardo do Campo

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Fabrício Moretti » 29 Out 2009, 16:03

Vicente A.O.Junior escreveu::O :O :O :O :O

@#$%&¨*¨%!!!!!

Caco, que achado!!!!!!!!Isso é a "mosca branca dos zóio azul!!!"!!! BONDE!! E OPERACIONAL!!!

app app app app app :Y: :Y: :Y:

Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!

Eu topo! Vai ser sensacional!

Isso é um achado! Uma relíquia.
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Gustavodc » 29 Out 2009, 16:45

Eu vou calar minha boca porque isso não merece palavras...

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 29 Out 2009, 18:41

Vicente A.O.Junior escreveu:Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!
Já estive lá <O>

Ela liga Santos à Usina de Henry Borden, passando pela Vila de Itatinga, em Bertioga, onde começa o trecho de serra, e foi lá que eu me encontrei com a Estrada de Ferro de Itatinga :D
Como engenheiro, grande poeta.


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Caco » 29 Out 2009, 20:01

Eduardo GJF escreveu:
Vicente A.O.Junior escreveu:Galera,isso MERECE uma expedição para vermos isso de perto!!
Já estive lá <O>

Ela liga Santos à Usina de Henry Borden, passando pela Vila de Itatinga, em Bertioga, onde começa o trecho de serra, e foi lá que eu me encontrei com a Estrada de Ferro de Itatinga :D
Você confundiu os lugares, Eduardo.

A Estrada de Ferro de Itatinga serve apenas à Usina Hidrelétrica de Itatinga, começando na divisa e Mogi das Cruzes e Bertioga, no alto da Serra do Mar e terminando no porto do Rio Itapanhaú, em Bertioga, passando pela Vila de Itatinga, também em Bertioga, numa extensão de cerca de 13 quilômetros.

Já a Usina Hidrelétrica Henry Borden, entre Santo André e Cubatão, fica uns 30 quilômetros ao sul da Usina de Itatinga, também na encosta da Serra do Mar e também possui seu sistema funicular.

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 29 Out 2009, 20:19

^^

Exato, troquei as usinas...
Estive aí há um bom tempo, aliás... nem ligava muito pra trilhos (shame on me!)... fosse hoje eu teria fotografado tudo...
Como engenheiro, grande poeta.

Avatar do usuário

vitao_neko
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Set 2009, 23:41
Localização: São Bernardo do Campo.

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por vitao_neko » 30 Out 2009, 00:00

Punk!

E eu quero ir aí siiiiim!! o/

Avatar do usuário

Inconfidente
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 560
Registrado em: 05 Jun 2008, 14:13
Localização: Belo Horizonte

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Inconfidente » 02 Nov 2009, 18:57

Que lugar demais! app


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Renanfsouza » 04 Nov 2009, 13:32

Caco, que coisa impressionante. Meus parabéns pelo thread. Eu não conhecia esse interessante sistema.

Achei animal o desnível.

Cara, depois de seis horas de caminhada, que grande recompensa você ter encontrado isso. Meus parabéns pelo esforço e pelas belas fotos e informações valiosas.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA
Mensagens: 411
Registrado em: 09 Jun 2008, 22:01
Localização: Mogi das Cruzes/SP

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Caco » 05 Nov 2009, 00:28

Renanfsouza escreveu:Caco, que coisa impressionante. Meus parabéns pelo thread. Eu não conhecia esse interessante sistema.

Achei animal o desnível.

Cara, depois de seis horas de caminhada, que grande recompensa você ter encontrado isso. Meus parabéns pelo esforço e pelas belas fotos e informações valiosas.
Foram mais de seis horas de caminhada que eu nem notei, por causa dessa maravilha ferroviária que me enfeitiçou. Tirei 540 fotos neste passeio.

Avatar do usuário

MAJTec
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 30 Nov 2009, 11:18
Contato:

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por MAJTec » 25 Mai 2010, 13:53

Show de bola okk .
E eu que achei, na minha ignorancia, que não existiam mais sistemas funiculares em funcionamento no Brasil =o .
Parabens pelas fotos e pelo texto app .
Alto do Lageado, ponto culminante ferroviário do Brasil. Eu estive lá <O> .


Isaias
MEMBRO PLENO
Mensagens: 267
Registrado em: 17 Mai 2010, 21:30

Re: Estrada de Ferro de Itatinga (parte 1): Sistema Funicular

Mensagem não lida por Isaias » 25 Mai 2010, 21:32

belas fotos ficou show de bola. <O>

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “FERROVIAS & COMPANHIAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante