Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
Enviado: 30 Out 2009, 01:43
Estrada de Ferro de Itatinga (parte 3): Trecho Eletrificado
O trecho eletrificado da Estrada de Ferro de Itatinga possui 7.250 metros de extensão, num terreno totalmente plano, cruzando uma zona de mangue de Bertioga, no litoral paulista. Ele liga a Vila de Itatinga ao porto do Rio Itapanhaú, onde saem os barcos para Bertioga.
Inaugurada em 1906, a Estrada de Ferro de Itatinga possui cerca de 13 quilômentros de extensão, tendo ainda um trecho no alto da Serra do Mar e um sistema funicular na subida da serra. O trecho mostrado neste tópico foi eletrificado apenas em 1958, mais de 50 anos após sua inauguração. Nos primeiros 50 anos os carros e vagões eram tracionados por locomotivas à vapor, sendo que uma está exposta até hoje na Vila de Itatinga. Com a eletrificação o serviço passou a ser executado por bondes, que foram construídos nas oficinas da Companhia Docas de Santos (atual CODESP).
As fotos foram feitas no último domingo (25 de outubro de 2009) e infelizmente o serviço era operado por um trator rodoferroviário Valtra (fabricado em Mogi das Cruzes!), pois os dois bondes encontram-se em reforma desde agosto. O serviço possui 4 horários diários e é gratuito, estando à disposição dos funcionários da usina hidrelétrica, dos 120 moradores da Vila de Itatinga e dos turistas que visitam a vila nos fins de semana.
01. Início do trecho eletrificado no pátio ao lado do prédio da usina hidrelétrica.
02. Um dos bondes que operam no trecho e que passa por reformas.
03. Os simpáticos carros que fazem o serviço de passageiros.
04. Os trilhos e uma vista frontal do prédio da usina hidrelétrica.
05. Vagões de serviço.
06. Mudança de via.
07. Uma das duas paradas existentes na Vila de Itatinga.
08. Não há ruas na Vila de Itatinga, apenas os trilhos e uma calçada ao lado.
09. A segunda parada.
10. Ponte metálica na saída da Vila de Itatinga.
11. A ponte e a Vila, com a Serra do Mar ao fundo.
12. 16:00: aguardando o bonde.
13. O “Mogiano” tracionando os carros de passageiros.
14. Todos à bordo.
15. Indo embora.
16. O trajeto tem poucas curvas.
17. A única parada do trajeto: Abrigo da Fazenda.
18. A curva mais fechada do trajeto.
19. Oficina da ferrovia.
20. Já na parada final do Porto de Rio Itapanhaú.
21. A linha com a Serra do Mar ao fundo.
22. A parada e o porto do Rio Itapanhaú vistos da outra margem.
Obrigado pela visita, espero que tenham gostado.
Um grande abraço.
Comentem!
O trecho eletrificado da Estrada de Ferro de Itatinga possui 7.250 metros de extensão, num terreno totalmente plano, cruzando uma zona de mangue de Bertioga, no litoral paulista. Ele liga a Vila de Itatinga ao porto do Rio Itapanhaú, onde saem os barcos para Bertioga.
Inaugurada em 1906, a Estrada de Ferro de Itatinga possui cerca de 13 quilômentros de extensão, tendo ainda um trecho no alto da Serra do Mar e um sistema funicular na subida da serra. O trecho mostrado neste tópico foi eletrificado apenas em 1958, mais de 50 anos após sua inauguração. Nos primeiros 50 anos os carros e vagões eram tracionados por locomotivas à vapor, sendo que uma está exposta até hoje na Vila de Itatinga. Com a eletrificação o serviço passou a ser executado por bondes, que foram construídos nas oficinas da Companhia Docas de Santos (atual CODESP).
As fotos foram feitas no último domingo (25 de outubro de 2009) e infelizmente o serviço era operado por um trator rodoferroviário Valtra (fabricado em Mogi das Cruzes!), pois os dois bondes encontram-se em reforma desde agosto. O serviço possui 4 horários diários e é gratuito, estando à disposição dos funcionários da usina hidrelétrica, dos 120 moradores da Vila de Itatinga e dos turistas que visitam a vila nos fins de semana.
01. Início do trecho eletrificado no pátio ao lado do prédio da usina hidrelétrica.
02. Um dos bondes que operam no trecho e que passa por reformas.
03. Os simpáticos carros que fazem o serviço de passageiros.
04. Os trilhos e uma vista frontal do prédio da usina hidrelétrica.
05. Vagões de serviço.
06. Mudança de via.
07. Uma das duas paradas existentes na Vila de Itatinga.
08. Não há ruas na Vila de Itatinga, apenas os trilhos e uma calçada ao lado.
09. A segunda parada.
10. Ponte metálica na saída da Vila de Itatinga.
11. A ponte e a Vila, com a Serra do Mar ao fundo.
12. 16:00: aguardando o bonde.
13. O “Mogiano” tracionando os carros de passageiros.
14. Todos à bordo.
15. Indo embora.
16. O trajeto tem poucas curvas.
17. A única parada do trajeto: Abrigo da Fazenda.
18. A curva mais fechada do trajeto.
19. Oficina da ferrovia.
20. Já na parada final do Porto de Rio Itapanhaú.
21. A linha com a Serra do Mar ao fundo.
22. A parada e o porto do Rio Itapanhaú vistos da outra margem.
Obrigado pela visita, espero que tenham gostado.
Um grande abraço.
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