rede ferroviária portuguesa: algumas generalidades
Enviado: 02 Nov 2009, 15:06
Olá,
já verifiquei que o Jasm vos fez uma apresentação detalhada de muito do que é o caminho de ferro em Portugal e do material que por cá circula. No entanto, penso que ele não levará a mal que eu ajude um pouco a contextualizar essa informação.
Assim compilei algumas métricas que poderão ser interessantes:
Caminhos de Ferro em Portugal: algumas generalidades
• Gestor da infra-estrutura: REFER – Rede Ferroviária Nacional, Empresa Publica
• Linhas em exploração:
o cerca de 2600 km em bitola ibérica (1,668mm)
o < 200 km em bitola métrica
• Electrificação: cerca de 50% da rede de bitola ibérica no sistema 25 kV AC 50 HZ monofásica industrial e 28 km no sistema 1.5 kV CC correspondendo à linha do Estoril (linha suburbana de Lisboa electrificada em 1923)
• Velocidades máximas praticadas:
o 220 km/h para comboios de pendulação activa,
o 200 km/h para composições clássicas de locomotiva + carruagens e
o 120 km/h para comboios de mercadorias.
• Peso máximos admitidos:
o 22.5 T de peso por eixo e
o 8 T por metro linear
• Estes dados podem ser consultados no documento Directorio da Rede 2010 presente para download gratuito no site da REFER (www.refer.pt)
• Operadores certificados:
o CP – Comboios de Portugal, Empresa Publica – todo tipo de tráfego (www.cp.pt)
o Fertagus – Operador privado de passageiros na linha suburbana de Lisboa “eixo norte-sul” (http://www.fertagus.pt)
o Cargorail Takargo – operador privado de mercadorias (http://old.mota-engil.pt/index.php?opti ... Itemid=258)
o Comsa Rail Transport – Operador privado de mercadorias (http://www.european-bulls.com/company1.php
Claro que não é representativo, mas para vos transmitir um pouco a ideia daquilo que estamos a falar, estão disponíveis no RapidShare dois ficheiros com a filmagem dos primeiros 50 km de viagem para quem sai de Lisboa (estação do Oriente) em direcção a norte pela denominada “linha do norte”. O filme foi feito no passado dia 17 de Outubro e foi captado desde a última carruagem de um comboio InterCidades com origem na estação de Lisboa St. Apolónia e destino Guarda. A velocidade estava a ser controlada através de um GPS portátil e ouve-se como comentário.
http://rapidshare.com/files/298621080/2 ... lverca.mp4
http://rapidshare.com/files/298625968/2 ... _Setil.mp4
Abraços
rp
já verifiquei que o Jasm vos fez uma apresentação detalhada de muito do que é o caminho de ferro em Portugal e do material que por cá circula. No entanto, penso que ele não levará a mal que eu ajude um pouco a contextualizar essa informação.
Assim compilei algumas métricas que poderão ser interessantes:
Caminhos de Ferro em Portugal: algumas generalidades
• Gestor da infra-estrutura: REFER – Rede Ferroviária Nacional, Empresa Publica
• Linhas em exploração:
o cerca de 2600 km em bitola ibérica (1,668mm)
o < 200 km em bitola métrica
• Electrificação: cerca de 50% da rede de bitola ibérica no sistema 25 kV AC 50 HZ monofásica industrial e 28 km no sistema 1.5 kV CC correspondendo à linha do Estoril (linha suburbana de Lisboa electrificada em 1923)
• Velocidades máximas praticadas:
o 220 km/h para comboios de pendulação activa,
o 200 km/h para composições clássicas de locomotiva + carruagens e
o 120 km/h para comboios de mercadorias.
• Peso máximos admitidos:
o 22.5 T de peso por eixo e
o 8 T por metro linear
• Estes dados podem ser consultados no documento Directorio da Rede 2010 presente para download gratuito no site da REFER (www.refer.pt)
• Operadores certificados:
o CP – Comboios de Portugal, Empresa Publica – todo tipo de tráfego (www.cp.pt)
o Fertagus – Operador privado de passageiros na linha suburbana de Lisboa “eixo norte-sul” (http://www.fertagus.pt)
o Cargorail Takargo – operador privado de mercadorias (http://old.mota-engil.pt/index.php?opti ... Itemid=258)
o Comsa Rail Transport – Operador privado de mercadorias (http://www.european-bulls.com/company1.php
Claro que não é representativo, mas para vos transmitir um pouco a ideia daquilo que estamos a falar, estão disponíveis no RapidShare dois ficheiros com a filmagem dos primeiros 50 km de viagem para quem sai de Lisboa (estação do Oriente) em direcção a norte pela denominada “linha do norte”. O filme foi feito no passado dia 17 de Outubro e foi captado desde a última carruagem de um comboio InterCidades com origem na estação de Lisboa St. Apolónia e destino Guarda. A velocidade estava a ser controlada através de um GPS portátil e ouve-se como comentário.
http://rapidshare.com/files/298621080/2 ... lverca.mp4
http://rapidshare.com/files/298625968/2 ... _Setil.mp4
Abraços
rp