BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Passageiros do metrô reclamam de esquema montado...

Moderador: Guilherme Pinho

Autor do tópico
André Vasconcellos
MODERADOR RJ

Passageiros do metrô reclamam de esquema montado...

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 31 Out 2009, 20:47

Passageiros do metrô reclamam de esquema montado por causa de obras

Eles protestam pela falta de sinalização e escassez de ônibus.
Ônibus do metrô estão fazendo trajeto Maracanã-Estácio e vice-versa.

A obra do Metrô Rio na Avenida Radial Oeste transformou a rotina dos passageiros num caos neste sábado (31). Por causa do fechamento da estação Estácio, os usuários são obrigados a descer na estação Maracanã. De lá, 24 ônibus partem para a Estácio, mas o número de veículos não é suficiente para atender a todos. Os veículos foram disponibilizados por causa interrupção entre as estações Maracanã e Estácio.

Atraso para competição

A maioria reclama que faltou informação e da escassez dos ônibus. Chorando e muito nervosa, a atleta Andrea Emmel estava preocupada com o horário da competição de jiu-jitsu na Tijuca, na Zona Norte. "Eu tinha que estar lá às 10h para competir. Já são 10h e ainda tô aqui, esperando ônibus. E o pior, ninguém dá informação". Andrea desistiu de esperar e às 10h01 pegou um táxi.
Para quem trabalha, a manhã do sábado também foi complicada. A atendente Maria de Fátima, de 43 anos, veio de Coelho Neto. Ela entra às 10h no trabalho, em Botafogo, na Zona Sul. "Não avisaram nada. Só disseram ontem que iriam encerrar o funcionamento às 16h, mas sobre esse esquema de ônibus não falaram. O patrão não quer saber", fala.
A caixa Elisabeth Cardoso, de 34 anos, também entra às 10h no trabalho. Ela saiu da Pavuna, no subúrbio, em direção ao Centro, mas teve que parar no Maracanã para fazer a baldeação.
"Eu até sabia. Eles avisaram pelo autofalante durante a semana, só não imaginava que iria ser dessa forma. Fiquei 30 minutos na Pavuna esperando o metrô e agora ainda tenho que esperar mais aqui. Largo às 14h do trabalho. É capaz de eu chegar quase na hora de fechar. Um absurdo. Não vim de ônibus pela Avenida Brasil porque imaginei que lá fosse estar um caos por causa do feriado. Me arrependi", lamentou.
Muito chateado, o supervisor de vendas Elton Pereira diz que já avisou ao chefe sobre o atraso. "Vim da Pavuna e tô indo pra Tijuca. Eu sabia desse esquema, mas me esqueci. Deveria ter mais sinalização. Tem muita gente que nem sabia".
Prevenido, o operador de telemarketing Tiago Santos saiu mais cedo de casa para conseguir chegar a tempo no serviço. "Saí de Irajá e vou para a Presidente Vargas. Entro 11h20. Acho que vai dar tempo de chegar, mas tive que sair mais cedo de casa. Normalmente saio de casa às 10h, mas hoje saí 9h30. Podia estar mais bem sinalizado".

As obras

A fila de espera pelos ônibus é grande. A Avenida Radial Oeste está fechada no sentido Zona Norte, no trecho entre a Praça da Bandeira e o sinal do Viaduto de São Cristóvão. Os passageiros têm que sair da estação Maracanã, atravessar a passarela e pegar o ônibus no portão lateral da Uerj.
A Radial Oeste foi fechada às 23h de sexta-feira (30) até as 11h deste sábado (31), e também das 23h às 5h no sábado, domingo e segunda-feira. Uma faixa reversível foi colocada à disposição dos motoristas que seguem para a Zona Norte. A fila de congestionamento é maior no sentido Centro.
Segundo a assessoria do metrô, a operação de colocação dos trilhos será feita durante o feriado prolongado, pois a movimentação cai dos 550 mil passageiros habituais para cerca de 190 mil aos sábados, 80 mil aos domingos e 150 mil em feriados. Ainda de acordo com a assessoria, a interdição da Avenida Radial Oeste até as 11h complicou o tráfego, por isso os ônibus estão demorando mais tempo para fazer o trajeto Maracanã-Estácio, e que o número de passageiros normalmente reduz aos sábados a partir de 13h.
A operação é necessária para que os trens da Linha 2 possam circular diariamente da Estação São Cristóvão até a Estação Central e a partir dali nos trilhos da Linha 1 até Botafogo.

Mudança no metrô

Já o tráfego na Linha 2 do metrô foi interrompido às 23h de sexta (30) entre as estações Maracanã e Estácio. A interrupção vai até as 23h de segunda-feira (2). O motivo é a colocação dos trilhos da nova via que ligará a Linha 2 à Linha 1, a partir da Estação São Cristóvão, permitindo a ligação direta Pavuna-Botafogo.
Durante o período de realização da obra, os trens da Linha 2 circularão da Pavuna até o Maracanã, e a partir desse ponto o trajeto será feito por 24 ônibus do metrô, que irão levar os passageiros até a estação de transferência com a Linha 1, Estácio.
Já os passageiros que quiserem embarcar para a Linha 2, também terão ônibus especiais para fazer trajeto desde Estácio até a Estação Maracanã, de onde os trens partirão normalmente até Pavuna. De acordo com a assessoria da concessionária Metrô Rio, o tempo de viagem estimado é de 15 minutos.

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL ... OBRAS.html

Apenas 24 ônibus???Linhas daqui do Rio q fazem trajetos mais longos e levam mais passageiros tem muito mais q isso,e para absorver passageiros da Linha 2 q desejam ir a Linha 1 com rapidez e comodidade precisa-se de no mínimo 35 a 40 carros,o trecho é curto sim,mas pode-se muito bem realizar acordo com as empresas q fazem alguns serviços com a MetrôRio(Jabour,Tijuquinha,Três Amigos,São Silvestre,entre outras)para ceder mais ônibus para essa operação quase emergencial.
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!

Caco
MODERADOR - MEMÓRIA FERROVIÁRIA

Re: Passageiros do metrô reclamam de esquema montado...

Mensagem não lida por Caco » 01 Nov 2009, 23:44

Utilizei a Linha 2 ontem entre Del Castilho e Maracanã para ir ao jogo do Flamengo, por volta das 17 horas e estava tranqüilo, com diversos funionários dando assistência aos usuários quanto à interrupção entre as estações Maracanã e Estácio. Gostei da organização no que tange ao auxílio dos funcionários.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Notícias do Metrô Rio”