Para complementar um pouco o que se vem escrevendo sobre heavy haul...
O que significa IORE? Trata-se de um diminutivo de Iron Ore e, ao mesmo tempo, é uma referência ao burro de Winnie the Pooh de Walt Disney (Ior em sueco).
Mas naquilo que nos interessa, IORE é a designação de uma série de locomotivas electricas fabricadas entre 2000 e 2004 pela Bombardier em Kassel na Alemanha, especialmente para a companhia LKAB que explora e transporta minério desde as minas de Kiruna, Suecia até aos portos maritimos de Narvik na Noruega e Lulea na Suecia. Uma parte importante do percurso situa-se ao norte do circulo polar artico.
Apesar das caracteristicas de uma linha Heavy Haul como as dos USA, Brasil, Australia ou Africa do Sul, a realidade é que por ela circulam todo o tipo de comboios incluindo pasageiros regionais e de longa distância. Comboios nocturnos conectam Narvik directamente com Estocolmo.
Este video de 1993 mostra a grande variedade de material na estação de Narvik:
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As locomotivas Iore operam normalmente em 2 unidades em dupla tracção automática e, nessa configuração, estão admitidas a rebocar composições de até 9.500 t a 60 km/h. As composições vazias circulam a 80 km/h.
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As caracteristicas tecnicas das locomotivas fazem delas as mais poderosas do mundo. Não na potência em si mas no gigantesco esforço de tracção no arranque que é de cerca de 122366 kg. Como comparação, uma locomotiva diesel clássica de 3000 HPs com um peso aderente de 120 t tem um esforço de tracção no arranque de cerca de 40000 kg.
Mais alguns dados tecnicos:
configuração Co-Co, peso maximo por eixo de 30 t, potência de 2 x 5.4 MW e velocidade máxima de 80 km/h.
Abraços
rp
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IORE: Heavy Hauling the Scandinavian way
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