Inauguração: ?
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Estrada de Ferro Leopoldina (?-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA)

. Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

. Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens)

. Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL)

Ramal: Itaboraí.
Plataformas: 1
A estação encontra-se no centro de São Gonçalo. Quando sai da Estação Porto da Madama eu esperava encontrar duas estações antes da Estação São Gonçalo: Estação Parada 40 (Parada 40 é um bairro) e Parada Patronato. Entretanto eu não vi nada no percurso que lembrasse estações ou sequer plataformas.
Perguntei aos moradores e nenhum soube me informar. A maioria me deu informações equivocadas por sinal. Na verdade o Ramal de Itaboraí parece que não entrou na cultura dos moradores, talvez devido ao péssimo serviço prestado. A maioria dos moradores da região com quem conversei não sabem o nome das estações nem ao certo onde se localizam e os que sabem não falam do ramal com carinho.
Então quando avistei a Estação São Gonçalo eu fiquei decepcionado. Queria ter encontrado as outras paradas perdidas no caminho mas se é que havia algo de pé ainda recentemente, deve ter sido demolido com as obras de urbanismo que a Prefeitura de São Gonçalo vem fazendo - o que é ótimo. Só foi uma pena eu ter chegado tarde demais. Agora ninguém nunca vai saber como eram essas estações porque nem o Estações Ferroviárias [1] as catalogou.
O nome da estação e do município fazem homenagem a São Gonçalo de Amarante, santo português da Igreja Católica que viveu nos séculos XII e XIII.
Foto 1: A Estação São Gonçalo com a plataforma

Foto 2: De cima da plataforma, os trilhos

Foto 3:

Foto 4:

Foto 5:

Foto 6:

Foto 7:

Foto 8: É uma pequena estação

Foto 9:

Foto 10:

Deixei a Estação São Gonçalo exausto. Já era quase onze horas, o sol estava quente e eu já tinha andado demais. Mas resolvi continuar rumo à Parada Rodo.
Referências Bibliográficas
[1] Estações Ferroviárias <http://www.estacoesferroviarias.com.br/>
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-10 por Renan Souza